Bali Protected

Kanoa na boa

Kanoa Igarashi vence o Bali Protected e leva a bandeira do Japão pela primeira vez ao topo do pódio do Championship Tour; Michael Rodrigues fica em terceiro.

0
Kanoa Igarashi vence pela primeira vez uma etapa do Championship Tour.

O japonês Kanoa Igarashi dominou as ondas do Bali Protected, terceira etapa do Championship Tour encerrada neste sábado (25) em Keramas, Indonésia.

Clique aqui para ver as fotos

Em ondas de até 2 metros, o atleta nascido na Califórnia (EUA) e que naturalizou-se japonês no ano passado derrotou o francês Jeremy Flores na decisão e pulou para a vice-liderança do ranking, logo atrás do havaiano John John Florence.

“Agora todo o trabalho duro faz sentido. Minha primeira rodada foi terrível, eu não peguei nenhuma onda e estava pensando qual é o sentido em treinar tão duro, passar tanto tempo na academia, surfando sozinho, mas agora tudo faz sentido”, afirma Igarashi.

“Essa vitória significa muito para mim e não consigo nem encontrar palavras para descrever isso”, comemora o atleta, que também fincou a bandeira japonesa pela primeira vez no topo do pódio de uma etapa da elite mundial.

Michael Rodrigues é barrado na semifinal por Jeremy Flores e alcança seu melhor resultado no Championship Tour.

Com ataques rápidos nas direitas de Keramas, Kanoa passou pelo australiano Ace Buchan nas quartas de final e na semi não deu chances ao 11 vezes campeão mundial Kelly Slater, que havia sido o carrasco do brasileiro Filipe Toledo no round anterior.

Em uma decisão inédita contra o francês Jeremy Flores, Kanoa largou na frente com 9.10 pontos em uma sequência de três manobras fortes, mas viu o rival encostar pouco depois com nota 8.93. A bateria ficou em aberto, mas a onda de troca de 6.00 pontos decretou a primeira vitória de Kanoa no Championship Tour. O placar final ficou em 15.10 a 14.63.

“Toda bateria significa muito para mim, não importa o adversário. Desde o primeiro round até a final procurei me adaptar às condições, mas acho que na decisão consegui finalmente mostrar todo o meu potencial. Dividir uma final com o Jeremy e uma semi com o Kelly foi uma honra”, declara Kanoa, que também aproxima-se de uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

Melhor francês no ranking do Championship Tour – ocupa a sétima posição – Jeremy também estaria classificado aos Jogos Olímpicos se o Tour terminasse hoje. Aos 31 anos, o experiente surfista encontrou os melhores canudos do dia decisivo, principalmente na vitória sobre Michael Rodrigues na semifinal.

Jeremy Flores tem grande atuação no dia decisivo do Bali Protected.

“Toda vez que as ondas estão bombando me lembro porque ainda vale a pena estar no Tour. Isso é pelo que vivo. Hoje estava mágico, com ondas grandes e tubulares. Keramas é muito alta performance, e o sol e a praia cheia deixaram tudo ainda mais especial”, afirma o francês.

O melhor brasileiro na prova foi o cearense Michael Rodrigues, que acabou eliminado por Flores na semifinal e obteve o seu melhor resultado até agora em duas temporadas como Top do Championship Tour.

Depois de virar no final de bateria contra o aussie Wade Carmichael nas quartas de final, ele encontrou um inspirado rival na semi. Rodrigues chegou a largar na frente, mas viu Flores achar bons canudos e anotar 8.00 e 8.43 para vencer o duelo por 16.43 a 12.00.

Já Filipe Toledo, vice-campeão da última etapa em Bells Beach, protagonizou a bateria mais esperada do dia contra o norte-americano Kelly Slater.

Kelly Slater pula para a nona posição do ranking do Championship Tour.

Em uma batalha eletrizante, o confronto pegou fogo do início ao fim e Slater escolheu muito bem as ondas, apostando nos tubos para somar 7.33 e 4.97, contra 6.33 e 4.20 de Filipe.

“Estou feliz e parabéns ao Kanoa”, comenta Slater, que acabou barrado pelo japonês na semifinal. “Ele definitivamente queria isso e puxou os limites, vai ficar entre os Top 10 por muitos anos. Passar pelo Filipe, que é sempre um favorito, e Michel Bourez, que já fez final aqui duas vezes, foi muito bom. Essas foram grandes baterias, que me ajudam a construir uma confiança”, completa o atual nono colocado do ranking.

A próxima etapa do Championship Tour acontece entre os dias 29 de maio e 9 de junho em Margaret River, oeste australiano.

Corona Bali Protected 2019

Resultado

1 Kanoa Igarashi (JAP)
2 Jeremy Flores (FRA)
3 Kelly Slater (EUA)
3 Michael Rodrigues (BRA)
5 Filipe Toledo (BRA)

5 Wade Carmichael (AUS)
5 Kolohe Andino (EUA)
5 Adrian Buchan (AUS)

Top 10 do Championship Tour 2019 depois de três etapas

1  John John Florence (HAV) – 17.415 pontos
2 Kanoa Igarashi (JAP) 16.640
3 Italo Ferreira (BRA) 16.075
4 Filipe Toledo (BRA) 15.865
5 Kolohe Andino (EUA) 13.875
6 Jordy Smith (AFR) – 13.500
7 Jeremy Flores (FRA) – 12.450
8 Conner Coffin (EUA) – 11.385
9 Kelly Slater (EUA) – 11.095
10 Gabriel Medina (BRA) 10.820
10 Wade Carmichael (AUS) – 10.820