Gold Coast

Vitória espetacular

Italo Ferreira vira na última onda e vence o Pro Gold Coast.

0
Italo Ferreira vira na última onda e vence o Pro Gold Coast.

O brasileiro Italo Ferreira deu um verdadeiro show no Pro Gold Coast e venceu a etapa de abertura do Championship Tour 2019 com uma virada sensacional na última onda, derrotando o californiano Kolohe Andino em Duranbah.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Depois de ótimas exibições em Dbah durante toda a prova, Italo chegou com tudo à final, mas teve muita dificuldade nas ondas inconsistentes e viu Kolohe liderar o confronto até os instantes finais.

Faltando cerca de dois minutos, o californiano tinha a prioridade, mas optou por não ir na onda e viu Italo acertar um aéreo com rotação completa de backside.

O drama tomou conta da praia em Dbah e depois da sirene o locutor anunciou a virada para o brasileiro, que buscava 6.93 e fez 7.07, levando a torcida brazuca ao delírio e frustrando Kolohe.

“Começar o ano ganhando este evento é quase inacreditável e estou muito feliz por toda essa torcida aqui”, comemora Italo. “Sabia que seria muito difícil vencer o Kolohe e esse apoio todo da torcida na praia é irreal. Eles são incríveis torcendo por todos nós e estou muito animado em voltar a vestir a lycra amarela”, acrescenta o potiguar.

“Mas, sei que o ano é longo e não quero ficar pensando tão lá na frente. Tenho muitos outros eventos para focar, começando por Bells na próxima semana. Eu tenho treinado muito nos últimos três meses e consegui a vitória no primeiro evento do ano. Vamos continuar assim”.

Durante a semana, Italo já havia levado a melhor no Red Bull Airbone, competição especial de aéreos disputada em Duranbah.

Agora, além de faturar US$ 100 mil e tomar a lycra amarela do compatriota Gabriel Medina, o atleta parte para o Rip Curl Pro Bells Beach como defensor do título da etapa australiana, que acontece entre os próximos dias 17 e 27 de abril.

Kolohe Andino vê a vitória escapar nos minutos finais.

A competição na Gold Coast marcou também a largada pela corrida rumo às Olimpíadas de Tóquio em 2020. Pelo ranking atual, Italo Ferreira e Gabriel Medina representariam o Brasil na categoria masculina, enquanto Tatiana Weston-Webb teria vaga garantida na feminina.

Pelos Estados Unidos, Kolohe Andino e John John Florence estão na frente. Também estariam classificados Jordy Smith, pela África do Sul, e Wade Carmichael, pela Austrália.

“É bom ver que os surfistas americanos estão começando bem esse ano e isso é muito bom para o esporte. Acho que todo mundo está cansado de ver os três melhores do circuito ganharem todos os eventos. É bom ter algumas caras novas também”, afirma Kolohe Andino.

Para marcar presença nos Jogos, o atleta precisa terminar o ano como Top 10 do ranking no CT masculino, com limite de dois atletas por país. Já no feminino, o limite também é de duas atletas, mas é necessário terminar entre oito melhores do ranking.

Caso não entrem por esse critério e haja vaga disponível em sua nação, o atleta pode tentar a classificação por um desses eventos: ISA Games 2020, ISA Games 2019 ou Jogos Pan-Americanos. Clique aqui para ver os critérios.

Italo faz a festa com a galera em Dbah.

Quartas de final

1 John John Florence (HAV) 11.00 x 10.56 Conner Coffin (EUA)
2 Kolohe Andino (EUA) 12.33 x 11.47 Seth Moniz (HAV)
3 Jordy Smith (AFR) 13.17 x 9.23 Gabriel Medina (BRA)
4 Italo Ferreira (BRA) 11.07 x 9.77 Wade Carmichael (AUS)

Semifinais

1 Kolohe Andino (EUA) 9.23 x 8.96 John John Florence (HAV)
Italo Ferreira (BRA) 15.33 x 14.67 Jordy Smith (AFR)

Final

Italo Ferreira (BRA) 12.57 x 12.43 Kolohe Andino (EUA)

Ranking do Championship Tour depois de uma etapa

1 Italo Ferreira (BRA) 10.000 pontos
2 Kolohe Andino (USA) 7.800
3 Jordy Smith (ZAF) 6.085
3 John John Florence (HAW) 6.085
5 Gabriel Medina (BRA) 4.745
5 Conner Coffin (USA) 4.745
5 Wade Carmichael (AUS) 4.745
5 Seth Moniz (HAW) 4.745