Rip Curl Pro Bells

Italo badalado

Italo Ferreira defende o título do Rip Curl Pro Bells e a liderança do Championship Tour, a partir desta terça-feira (16), na Austrália.

0
Italo Ferreira conquistou sua primeira vitória no CT no Rip Curl Pro Bells Beach 2018.

O potiguar Italo Ferreira ganhou tudo na abertura da temporada 2019 na Austrália e vai defender o título das duas próximas etapas do World Surf League Championship Tour.

A primeira vitória da sua carreira na divisão de elite foi no Rip Curl Pro Bells Beach, quando ele badalou o sino do troféu de campeão após a final contra Mick Fanning, na bateria que marcou a despedida do tricampeão mundial.

Italo vai competir com a lycra amarela do Jeep Leaderboard, que vinha sendo usada por Gabriel Medina até a Gold Coast. A “seleção brasileira” terá 12 surfistas participando do segundo desafio do ano, que começa nesta terça-feira (16) e vai até o dia 27 de abril na gelada região de Victoria, no sul da Austrália.

“A final em Bells no último ano foi um momento especial na minha carreira”, conta Italo. “Dividir uma final contra Mick Fanning em sua última bateria foi surreal, então definitivamente é um lugar especial para mim”, acrescenta o Top potiguar.

“Outra honra é ter o nome na galeria de campeões desse evento tão tradicional. Bells tem muita energia, tanto da praia como dos fãs. Ganhar novamente será muito difícil, pois o nível aumenta a cada ano. Mas vou pensar bateria a bateria e dar o meu melhor”, finaliza Italo.

Tops posam ao lado do cobiçado troféu da etapa.

O Brasil vem dominando o Circuito Mundial de uma forma impressionante, conquistando dez vitórias nas últimas onze etapas disputadas desde o primeiro título de Italo Ferreira em Bells Beach no ano passado.

O potiguar de Baía Formosa venceu o Rip Curl Pro e a próxima etapa também, o Bali Protected, que neste ano será realizada entre os dias 13 e 25 de maio em Keramas Beach, antes do Margaret River Pro em West Australia, que em 2018 foi encerrada em Uluwatu, também na Indonésia, com o catarinense Willian Cardoso sendo o campeão.

Depois de Italo Ferreira defender o título em duas etapas seguidas, será a vez de Gabriel Medina e Filipe Toledo fazerem o mesmo nas próximas. No ano passado, Filipe conquistou dois bicampeonatos, no Oi Rio Pro em Saquarema, que mudou de data para os dias 20 a 28 de junho, e no Corona J-Bay Open que acontece em julho na África do Sul.

A rotina de duas vitórias prossegue com o bicampeão mundial Gabriel Medina nas etapas seguintes, o Tahiti Pro Teahupoo em agosto e o Surf Ranch Pro na piscina de ondas em setembro. Depois, vem a única não vencida pelo Brasil, o Quiksilver Pro France, mas Italo volta a defender o título no MEO Rip Curl Pro Portugal e Medina no Billabong Pipe Masters que fecha o ano no Havaí.

Italo vai estrear com a lycra amarela do Jeep Leaderboard em Bells Beach junto com outro brasileiro que tinha decidido o título do Rip Curl Pro antes da vitória do potiguar, o paulista Caio Ibelli, vice-campeão na final de 2017 com o sul-africano Jordy Smith. Caio está substituindo o dono da outra única vitória verde-amarela no evento mais tradicional do WSL Tour, o campeão mundial Adriano de Souza, que ainda se recupera de uma cirurgia. Os dois vão disputar duas vagas para a terceira fase na quarta bateria, contra o havaiano Ezekiel Lau.

Highlights 2018:

O Rip Curl Pro Bells Beach vai começar com outro potiguar, Jadson André, líder disparado do WSL Qualifying Series com uma vitória e dois vice-campeonatos nas três primeiras etapas do QS 6000 da temporada. O natalense de Ponta Negra vai enfrentar o australiano Owen Wright e o francês Jeremy Flores na primeira bateria. Na terceira, tem Filipe Toledo com dois norte-americanos, Griffin Colapinto e o onze vezes campeão mundial, Kelly Slater.

Depois, tem o bicampeão mundial Gabriel Medina com o australiano Ryan Callinan e ainda aguardando o terceiro componente desta sexta bateria, que será indicado pela triagem. Na disputa seguinte, entra o cearense Michael Rodrigues com o americano Conner Coffin e o italiano Leonardo Fioravanti. O Brasil ainda participa das quatro baterias que fecham a primeira fase, com Yago Dora na nona, Deivid Silva na décima, Willian Cardoso e Jessé Mendes estreiam juntos na 11a e Peterson Crisanto está na 12a e última.

CT Feminino Entre as meninas, a gaúcha Tatiana Weston-Webb segue sendo a única representante do Brasil, pois a cearense Silvana Lima ainda está se preparando para voltar a competir depois de operar os dois joelhos no ano passado. Tatiana foi vice-campeã do Rip Curl Pro Bells Beach em 2018, na final contra a heptacampeã mundial Stephanie Gilmore. Ela está escalada na quinta bateria com a havaiana Malia Manuel e a australiana Macy Callaghan.

Assim como na categoria masculina, as duas primeiras colocadas nas baterias da rodada inicial avançam direto para a terceira fase, que no CT feminino já é oitavas de final. Na abertura da temporada 2019 na Gold Coast, Tatiana foi barrada nas quartas de final pela própria Malia Manuel e divide a quinta posição no Jeep Leaderboard com a australiana Stephanie Gilmore, a francesa Johanne Defay e a norte-americana Sage Erickson.

O Rip Curl Pro Bells Beach será transmitido ao vivo pelo Waves. A chamada do primeiro dia será as 17:30 horas desta terça-feira no fuso horário de Brasília.

Primeira fase masculina

1 Owen Wright (AUS), Jeremy Flores (FRA) e Jadson André (BRA)
2 Jordy Smith (AFR), Adrian Buchan (AUS) e Jack Freestone (AUS)
3 Filipe Toledo (BRA), Griffin Colapinto (EUA) e Kelly Slater (EUA)
4 Italo Ferreira (BRA), Ezekiel Lau (HAV) e Caio Ibelli (BRA)
5 Julian Wilson (AUS), Joan Duru (FRA) e Jacob Wilcox (AUS)
6 Gabriel Medina (BRA), Ryan Callinan (AUS) e Harry Mann (AUS)
7 Conner Coffin (EUA), Michael Rodrigues (BRA) e Leo Fioravanti (ITA)
8 Kolohe Andino (EUA), Seth Moniz (HAV) e Soli Bailey (AUS)
9 Wade Carmichael (AUS), Yago Dora (BRA) e Ricardo Christie (NZL)
10 Michel Bourez (PLF), Sebastian Zietz (HAV) e Deivid Silva (BRA)
11 John John Florence (HAV), Willian Cardoso (BRA) e Jessé Mendes (BRA)
12 Kanoa Igarashi (JAP), Mikey Wright (AUS) e Peterson Crisanto (BRA)

Primeira fase feminina

1 Lakey Peterson (EUA), Nikki Van Dijk (AUS) e Paige Hared (NZL)
2 Carissa Moore (HAV), Coco Ho (HAV) e Keely Andrew (AUS)
3 Stephanie Gilmore (AUS), Bronte Macaulay (AUS) e Kobie Enright (AUS)
4 Caroline Marks (EUA), Courtney Conlogue (EUA) e Brisa Hennessy (CRI)
5 Tatiana Weston-Webb (BRA), Malia Manuel (HAV) e Macy Callaghan (AUS)
6 Johanne Defay (FRA), Sally Fitzgibbons (AUS) e Sage Erickson (EUA)