Bali Protected

Ataque maciço

Seis brasileiros seguem na briga pelo título do Bali Protected em Keramas.

0
Bali Protected 2018, Keramas, Indonésia

Os brasileiros avançaram em peso à quarta fase do Bali Protected, disputada em boas ondas de meio a 1 metro em Keramas, na ilha de Bali, Indonésia.

Clique aqui para ver as fotos

Jessé Mendes, Willian Cardoso, Gabriel Medina, Italo Ferreira, Adriano de Souza e Filipe Toledo seguem na briga pelo título, enquanto Michael Rodrigues e Tomas Hermes deram adeus à prova.

Logo na primeira bateria do dia, Jessé fez a mala do bicampeão mundial John John Florence.

Sem nenhum resultado expressivo até o momento em 2018, o havaiano amargou mais uma derrota prematura no Championship Tour.

Em uma bateria acirrada em Keramas, mas sem ondas muito expressivas, Florence viu o adversário virar o placar na última onda, com um aéreo rodando sensacional de backside.

Jessé começou melhor, com 3.50 e 6.17, mas viu Florence assumir a liderança com notas 5.50 e 5.87.

John John Florence amarga outro péssimo resultado na temporada.

Faltando poucos minutos para o término, o brasileiro partiu para o tudo ou nada e mandou um aéreo rodando de backside. Apesar de perder um pouco o equilíbrio na aterrissagem e concluir a manobra com muita raça, Jessé teve a sua radicalidade valorizada pelos juízes, que deram 7.17.

“Eu sabia que, contra um cara como John John, eu teria que arriscar para conseguir a vitória”, diz Jessé. “De alguma forma eu fiquei preso na aterrissagem, mas aí eu quase caí novamente e fiquei me segurando para tentar levantar, e quanto finalmente consegui foi como ´obrigado, Senhor´. Amarradão. Eu me sinto abençoado por estar neste Tour e neste evento, em um belo lugar, com ótimas pessoas. É uma sensação incrível passar essa bateria”, comemora o guaruajense.

Panda avança; Michael cai

Duas baterias depois, Willian Cardoso passou pelo australiano Owen Wright com notas 6.40 e 5.60, contra 5.17 e 5.20 de Owen.

Em seguida, Michael Rodrigues caiu diante do experiente australiano Adrian Buchan, que arrancou 7.57 pontos em sua melhor onda, contra 6.50 de Michael. Os dois surfistas tiveram uma nota fraca no somatório e Buchan também foi um pouco melhor, somando 3.83 em sua última onda, contra 2.33 do brasileiro.

Willian Cardoso derrota Owen Wright.

Queda do líder

Demolidor de gigantes em 2018, o australiano Mikey Wright, que mais uma vez compete como convidado, voltou a aprontar no Championship Tour.

Mikey, que já havia superado nomes como John John Florence e Gabriel Medina na etapa de abertura, em Gold Coast, agora desbancou o atual líder do ranking mundial, o compatriota Julian Wilson.

Julian liderava o placar até os instantes finais, quando seu adversário arrancou 5.67 pontos e roubou a cena em Keramas, totalizando 12.27 pontos, contra 11.83 do líder do Tour.

Julian Wilson está fora da competição.

Patadas de Medina

Sem muita dificuldade, como já era esperado, o brasileiro Gabriel Medina derrotou o sul-africano Michael February.

Medina abusou das pancadas de backside para comandar as ações do início ao fim, disparando na liderança com notas 7.50 e 8.20.

Sem oferecer qualquer ameaça ao brasileiro, February até tentou reduzir a vantagem, mas obteve apenas 4.17 e 5.27 em suas duas melhores ondas, notas inferiores ao 5.83 e 6.83 descartados pelo brasileiro na bateria.

“As ondas estavam demorando hoje, mas estavam bem divertidas quando vinham, então você realmente tem que ter paciência”, explica Medina. “Mesmo com uma larga vantagem, a bateria nunca termina até a buzina anunciar o fim, então eu sabia que tinha de ser inteligente com a minha prioridade e seguir aumentando as minhas notas. Estou me divertindo muito em Keramas e não posso esperar para a minha próxima bateria. Este lugar é incrível”, finaliza o campeão mundial de 2014.

Com backside agressivo, Gabriel Medina avança sem dificuldade à quarta fase do Bali Protected.

Domínio brasileiro

Os brasileiros retornaram ao outside nas últimas batalhas do dia e tomaram conta do pico em Keramas.

Primeiro foi a vez de Italo Ferreira derrotar Tomas Hermes por 14.30 a 10.10 pontos.

Melhor para o potiguar, que comandou as ações do início ao fim e obteve 7.00 e 7.30 nas duas melhores ondas, contra 5.50 e 4.60 de Tomas.

Italo Ferreira vence duelo brasileiro contra Tomas Hermes.

Autor do maior somatório da primeira fase da prova (15.50), Adriano de Souza entrou em ação na sequência e desbancou o australiano Joel Parkinson, que buscava o bicampeonato da etapa em Keramas.

Com 7.73 e 6.40, Adriano complicou a vida do adversário, que saiu da água com 7.53 e 5.93.

Adriano de Souza despacha Joel Parkinson, defensor do título da etapa em Keramas.

Finalizando a terceira fase do Bali Protected, Filipe Toledo despachou o havaiano Keanu Asing sem muita dificuldade.

Depois de disparar na liderança com 7.50 e 6.93, Filipe complicou a vida do adversário, que não conseguiu reagir e terminou o confronto com notas 4.50 e 3.93.

“Eu quero muito essa lycra amarela, que não visto desde 2015”, conta Filipinho. “A porta está aberta agora, é uma boa oportunidade para mim, então eu só preciso trabalhar e continuar passando baterias. O objetivo daqui é ficar perto do topo do ranking e ter um final forte e conquistar o título mundial”.

A próxima chamada acontece nesta quinta-feira, às 19:30h (horário de Brasília).

Filipe Toledo encerra a terceira fase com vitória.

Bali Protected 2018

Quarta fase

1 Jessé Mendes (BRA), Michel Bourez (PLF) e Willian Cardoso (BRA)
2 Adrian Buchan (AUS), Griffin Colapinto (EUA) e Mikey Wright (AUS)
3 Gabriel Medina (BRA), Jeremy Flores (FRA) e Jordy Smith (AFR)
4 Italo Ferreira (BRA), Adriano de Souza (BRA) e Filipe Toledo (BRA)

Terceira fase

1 Jessé Mendes (BRA) 13.34 x 11.37 John John Florence (HAV)
2 Michel Bourez (PLF) 15.17 x 12.97 Ezekiel Lau (HAV)
3 Willian Cardoso (BRA) 12.00 x 10.37 Owen Wright (AUS)
4 Adrian Buchan (AUS) 11.40 x 8.83 Michael Rodrigues (BRA)
5 Griffin Colapinto (EUA) 15.84 x 15.40 Matt Wilkinson (AUS)
6 Mikey Wright (AUS) 12.27 x 11.83 Julian Wilson (AUS)
7 Gabriel Medina (BRA) 15.70 x 9.44 Michael February (AFR)
8 Jeremy Flores (FRA) 16.04 x 13.50 Frederico Morais (POR)
9 Jordy Smith (AFR) 16.36 x 9.00 Conner Coffin (EUA)
10 Italo Ferreira (BRA) 14.30 x 10.10 Tomas Hermes (BRA)
11 Adriano de Souza (BRA) 14.13 x 13.46 Joel Parkinson (AUS)
12 Filipe Toledo (BRA) 14.43 x 8.43 Keanu Asing (HAV)