CBSurf Junior Tour

Itacaré vive o clima

Etapa de abertura do Silverbay apresenta CBSurf Junior Tour começa neste sábado (7) em Itacaré (BA).

0
Mateus Sena representa o Rio Grande do Norte no CBSurf Junior Tour.

Com praias exuberantes de água quente e cristalina, a bela e hospitaleira Itacaré (BA), localizada na Costa do Cacau, mais uma vez sediará um evento importante nas ondas da Tiririca, a partir deste sábado (7), reunindo os melhores atletas do País até 18 anos.

A cidade, frequentada por surfistas desde os anos 80 quando ainda era uma inóspita e pacata vila de pescadores, já vive o clima do Silverbay apresenta CBSurf Junior Tour. Será a primeira das quatro etapas programadas do circuito em 2020. Serão somados os três melhores resultados dos atletas e das equipes, com um descarte durante o ano.

Muitos competidores já estão treinando no local da prova, fazendo os últimos ajustes táticos e técnicos para a batalha deste final de semana. “As ondas estão pequenas, mas divertidas. A previsão é que o mar aumente e tenha boas condições para a competição. É sempre um prazer poder representar Santa Catarina em um evento nacional”, comenta Luiz Mendes, campeão brasileiro Sub 14 em 2017 e que faz sua estreia na Sub 18 neste ano.

A anfitriã Bahia e São Paulo são as equipes com o maior número de representantes na prova, com os demais estados marcando presença em peso representando suas bandeiras nesta etapa de Itacaré.

Novidades O ano promete disputas interessantes em todas as categorias do circuito, que pela primeira consagrará a campeã brasileira na Feminino Sub 14, uma das novidades desta temporada. Em jogo os títulos por equipes e do Masculino Sub 18, Sub 16, Sub 14 e Feminino Sub 18, Sub 16 e Sub 14.

Destaque para a estrutura montada na praia da Tiririca, que mais uma vez contará com a placa de prioridade, elemento chave que pode definir os resultados e o destino dos atletas durante a competição.

A premiação também chama atenção, com pranchas da Pró-Ilha, troféus e kits da Pena, além das excelentes roupas de borracha da marca catarinense Neokai, de Garopaba (SC).

Cabeças de chave Os cabeças de chave em suas respectivas categorias são destaques na prova. É o caso do baiano Diogo Santos e do potiguar Lucas Vicente, atletas da Masculino Sub 18. Eles defenderam o Brasil no Vissla ISA World Junior Surfing Championship 2019 realizado em Huntington Beach, na Califórnia, e buscam novamente um lugar na equipe brasileira que disputará o mundial em 2020.

Mesma situação das cariocas Júlia Duarte e Manu Freitas na Feminino Sub 18, e dos paulistas Caio Costa, na Masculino Sub 16 e Sophia Medina, na Feminino Sub 16.

São Paulo puxa a fila Esta será a 32ª edição do circuito, que foi realizado pela primeira vez em 1989 pela extinta ABRASA (Associação Brasileira de Surf Amador), atual CBSurf (Confederação Brasileira de Surf).

São Paulo é o estado com maior número de títulos (12), seguido pelo Rio de Janeiro e Santa Catarina (6), Ceará (3), Bahia (2) e Rio Grande do Norte e Pernambuco (1). Nos últimos três anos os catarinenses voltaram com força total, ficando com os títulos de 2017 e 2018, e São Paulo levando o troféu de 2019.

As disputas do Silverbay apresenta CBSurf Junior Tour 2020 começam neste sábado, a partir das 8 horas da manhã, com a cerimônia de apresentação de todos os estados presentes nesta primeira etapa.

Na sequência, as emoções da competição serão transmitidas ao vivo pela internet, direto de Itacaré pelo site da CBSurf. A prova terminará no domingo (8) com a definição dos primeiros campeões do ano nas seis categorias em disputa, além do título por equipes.

O Circuito CBSurf Junior Tour 2020 tem a apresentação da Silverbay. Patrocínio: Pena, Pró-Ilha, Surfland Brasil e Neokai Wetsuits. Apoio: Prefeitura Municipal de Itacaré, Associação de Surf de Itacaré, Coltex e Teccel.