CBSurf Junior Tour

Cauã e Maju largam na frente

Cauã Costa e Maju Freitas dominam as ações entre os atletas de até 18 anos na etapa de abertura do Silverbay CBSurf Junior Tour.

0
Cearense radicado no Rio, Cauã Costa anota os recordes da primeira etapa.

Boas ondas marcaram a primeira etapa do Silverbay apresenta Circuito CBSurf Junior Tour, realizada no último final de semana (7 e 8), na praia da Tiririca, Itacaré (BA). O evento contou com a presença de 140 atletas de 12 estados brasileiros.

Cearense radicado no Rio de Janeiro, Cauã Costa foi um dos destaques com as maiores notas e médias da etapa. Já São Paulo venceu por equipes e largou na frente em busca de seu 13º título na história do circuito.

No sábado, foram realizados dois rounds da categoria Sub 18 Masculino e Cauã Costa mostrou porque era considerado um dos favoritos ao título. Logo na segunda bateria do dia, ele estabeleceu os recordes da prova, notas 9.00 e 8.00 e a melhor média da competição (17.00 pontos).

Domingo de campeões O dia decisivo foi marcado por disputas eletrizantes nas seis categorias do circuito. As meninas da Feminino Sub 14 fizeram sua estreia no CBSurf Junior Tour, que pela primeira vez consagrará uma campeã brasileira desta divisão.

O início de temporada para Sophia Medina também começou no lugar mais alto do pódio. “Estou muito feliz por conseguir achar a onda salvadora no finalzinho e virar o resultado”, comemorou a campeã da Feminino Sub 16.

Sophia Medina leva a melhor na Feminina Sub 16 e ajuda São Paulo a vencer por equipes.

O confronto final na Feminino Sub 18 foi acirrado até os momentos finais. Na metade da bateria, a carioca Maju Freitas descolou a maior nota, 8.50, e virou pra cima da líder Sophia Medina, que também tinha uma nota forte em seu somatório.

“Vi que a esquerda era boa e backside é meu forte. Pensei que era tudo ou nada e sai manobrando. Graças a Deus deu tudo certo”, revela Maju. Júlia Duarte (3ª) e Kiany Hyakutake (4ª) fecharam o pódio.

O paulista Daniel Duarte surfou apenas três ondas na decisão Sub 14 Masculina e conseguiu um excelente aproveitamento em suas notas. Ele venceu a divisão somando 12.25. Murilo Coura chegou perto, mas terminou com o vice-campeonato na etapa.

Em uma final dominada pelos paulistas, Caio Costa comandou as ações da Sub 16, marcando o melhor “score” da decisão (7.25). Guilherme Fernandes (2º) e Rodrigo Saldanha (3º) completaram a trinca de São Paulo. O fluminense Sunny Pires terminou em quarto.

Última final do domingo e Cauã Costa ratificou a posição de favorito na Sub 18 Masculino. Assim como iniciou sua trajetória no sábado com a maior nota e somatório da etapa, Cauã quase repetiu os números na grande final. Ele somou 9.00 e 7.00 pontos para vencer e sair na frente do circuito deste ano.

Paranaense Luara Mandelli é destaque na Sub 14.

São Paulo campeã A atual campeã brasileira por equipes, São Paulo começou bem a defesa do título, vencendo a primeira etapa. Santa Catarina ficou com o vice-campeonato, Rio de Janeiro em terceiro e a anfitriã Bahia em quarto.

“Como regra na CBSurf, o técnico do estado campeão assume a equipe brasileira que vai ao ISA World Junior, e nesse caso é o ubatubense Cebola, que liderou o título de São Paulo em 2019”, revelou o presidente da CBSurf Adalvo Argolo durante a cerimônia de premiação da etapa.

Balanço da primeira etapa

Encerrada a etapa de abertura do Silverbay apresenta Circuito CBSurf Junior Tour 2020 na Bahia, Tales Andrade, fundador da Silverbay, mostrou-se satisfeito com o resultado. Esse é o primeiro ano que a empresa catarinense com sede em Garopaba apresenta as quatro etapas do circuito integralmente.

“Nosso propósito é divulgar o trabalho e os produtos da Silverbay através do apoio aos eventos e aos atletas. Também é importante para o intercâmbio de informações em relação à organização das etapas, para que possamos atingir um padrão na realização deste circuito” declara Andrade.

O Circuito CBSurf Junior Tour 2020 tem a apresentação da Silverbay. Patrocínio: Pena, Pró-Ilha, Surfland Brasil e Neokai Wetsuits. Apoio: Prefeitura Municipal de Itacaré, Associação de Surf de Itacaré (ASI), Coltex e Teccel.

Resultados

Sub 18

1 Cauã Costa (RJ)
2 Mateus Sena (RN)
3 Caio Costa (SP)
4 José Cláudio (PE)

Sub 16

1 Caio Costa (SP)
2 Guilherme Fernandes (SP)
3 Rodrigo Saldanha (SP)
4 Sunny Pires (RJ)

Sub 14

1 Daniel Duarte (SP)
2 Murilo Coura (SP)
3 Pedro Ryan (CE)
4 Guilherme Fernandes (SP)

Feminino Sub 18

1 Maju Freitas (RJ)
2 Sophia Medina (SP)
3 Júlia Duarte (RJ)
4 Kiany Hyakutake (SC)

Feminino Sub 16

1 Sophia Medina (SP)
2 Kiany Hyakutake (SC)
3 Kemily Sampaio (SP)
4 Sophia Gonçalves (SP)

Feminino Sub 14

1 Luara Mandelli (PR)
2 Maria Eduarda (BA)
3 Sophia Gonçalves (SP)
4 Evelym Kaline (PB)

Equipes

1 São Paulo – 6.820 pontos
2 Santa Catarina – 4.670
3 Rio de Janeiro – 4.420
4 Bahia – 4.335