Copa Rio-Grandense

Gaúchos levantam a taça

Segunda e decisiva etapa define os campeões da Copa Rio-Grandense de Surf Amador em Arroio do Sal (RS).

0

O surfista Robson Pinheiro garantiu o título da segunda e decisiva etapa da Copa Rio-Grandense de Surf Amador, na categoria Open, e com o resultado sagrou-se campeão Estadual de 2017. Robson deixou para trás surfistas experientes como Tiago Braga, José Luiz Mello e Cristiano Cardoso, dentre outros.

A Liga Rio-Grandense de Surf (LRS) realizou no último final de semana (9 e 10) em Arroio do Sal, na praia de Rondinha, a Da Terra apresenta a Taça Freeday LRS de Surf 2017, reunindo alguns dos melhores atletas amadores do Sul do País em busca da premiação e dos pontos para o fechamento do ranking.

Na categoria Feminino a grande vencedora foi Yasmin Dias, que derrotou Mariana de Bortoli, Eduarda Giordani e Clara Figueiro e Luiza Matias. Com o resultado, Yasmin somou 4.000 pontos no ranking, seguida por Eduarda Giornadi (3.180), Clara Figueiró (2.800), Mariana De Bortoli (1.720), e Luiza Matias (1.220).

Entre os Grommets o melhor mais uma vez foi Pedro Sturza que derrotou Victor Midon, Isaac Machado e Miguel Couto. O ranking final ficou com Pedro Sturza (4.000 pontos), Isaac Machado (3.180), Victor Midon (3.180), Miguel Coutou (2.680), e João Pedro Linhares (1.110).

A campeã da Iniciantes foi Yasmin Dias, que deixou Kaique Garcia, Isaac Machado e Lucas Gasperin em segundo, terceiro e quarto lugares respectivamente. O ranking da categoria ficou com Kaique Garcia (3.440) em primeiro, Yasmin Dias (3.340), Lucas Gasperin (3.340), e Isaac Machado (2.920).

Giovani da Silva mostrou quem manda em Arroio do Sal, sagrando-se primeiro na categoria Interna (somente com surfistas de Arroio do Sal). O segundo colocado foi Rafael Mascani, o terceiro foi Bruno Morelli, e o quarto foi Ricardo Loch.

Na categoria Júnior o vencedor foi Ernani Júnior, que derrotou Alessandro Silva, Vini Santos e Luiz Fernandes. No ranking final o primeiro lugar ficou nas mãos de Alessandro Silva (4.000 pontos), seguido por Ernani Junior (3.220), Vini Santos (3.180) e Luiz Fernandes (2.800).

Entre os experientes dos Pranchões, os longboarders, Marcio Midon fez a festa e garantiu o primeiro lugar do pódio, deixando para traz os surfistas Alex Figueiredo, Fabio Machado e Giovani da Silva. O ranking final da categoria ficou com Midon (4.000) em primeiro, seguido por Fábio Machado (3.180), Alex Figueiró (3.060), e Giovani da Silva (2.800).

Na Master, o melhor foi Cristiano Cardoso, seguido por Flávio Jardim, Felipe Kita Martins e Diego Souza. O ranking final tem como primeiro colocado Felipe Kita Martins com 3.460 pontos, seguido por Huberto Rocha (2.680), Diego Souza (2.680), e Márcio Midon (2.110).

O melhor Mirim foi Luiz Fernandes, seguido por Kaique Garcia, Ferpa Becker e Isaac Machado. O ranking final tem Luiz Fernandes (4.000), Ferpa Becker (3.180), Kaique Garcia (3.180) e Isaac Machado (2.680).

O campeão Sênior foi Tiago Braga, seguido por José Luiz Mello, Iuri Silva e Flávio Jardim. Já a ponta do ranking ficou com Iuri Silva (3.180), José Luiz Mello (3.060), Robson Pinheiro (2.680), e Mauricio Nunes (2.000) empatado com Tiago Braga (2.000).

Entre os atletas da Petiz, que é uma categoria que todos são premiados com medalhas de participação, destacaram-se pela participação, Yago Batista, Lucas Costa, Kadu Machado, Clara Figueiró, Pedro Galvan, e Lucas Clezar.

Robson Pinheiro não deu chance para o azar e nem para nenhum dos outros competidores na categoria Open. Ele ficou com 4.000 pontos no ranking final, seguido pelos experientes Tiago Braga (3.440), José Luiz Mello (2.920), e Giovani da Silva (2.560).

Após um ano em que todo o país passa por uma grave crise institucional, financeira e ética, a Liga Rio-Grandense de Surf, com muito esforço, buscou importantes parceiros para a trazer as competições esportivas aos surfistas do Sul do país.

O presidente da Liga Rio-Grandense de Surf, Fernando Paraguassú, agradeceu aos participantes e apoiadores da Copa Rio-Grandense de Surf em 2017. “Este ano foi atípico, com muitas adversidades para captação de verbas para o esporte. Mas os nossos parceiros não mediram esforços para que tivéssemos duas competições com premiações relevantes. Agradeço a todos, e em especial aos atletas e todo o staff que nos auxiliou para termos competições em 2017. Lutamos para não deixar o esporte morrer por vocês. Obrigado”.

Já o Tour Manager da Liga Rio-Grandense de Surf Amador, Jéferson Rabassa, o Pica-Pau, parabenizou os campeões.

“Gostaria de parabenizar os mais novos campeões da LRS em 2017, Robson Pinheiro, Alessandro Silva, Luis Fernandes, Pedro Sturza, Felipe Kita Martins, Márcio Midon, Yasmin Dias, e em especial ao bicampeão Iuri Silva, e ao tricampeão Kaique Garcia. Destaco também todos os Petiz, que vieram fomentar nossa proposta de incentivar o surfe pelas novas gerações. Já deixo aqui meu convite para a primeira etapa do ano de 2018, em Balneário Pinhal nos dias 27 e 28 de janeiro, que também será a festa de premiação de 2017”, completou Pica-Pau.