Estadual do Rio

Ayrton e Anne no topo

Uruguaio radicado em Búzios, Ayrton Dylan vence categoria Pro na terceira etapa do Estadual do Rio de Janeiro, em Cabo Frio; Anne dos Santos leva a Feminino e Raoni Monteiro fatura a Master Pro.

0
Ayrton Dylan conquista bom resultado na Praia do Forte.Patricia Coutinho
Ayrton Dylan conquista bom resultado na Praia do Forte.

No último fim de semana (18 e 19), a cidade de Cabo Frio foi novamente o palco de uma etapa do Circuito Estadual do Rio de Janeiro. O Top Surf Pro 2018 valeu como a terceira competição profissional do ano e Ayrton Dylan, Anne dos Santos e Raoni Monteiro conquistaram títulos.

Clique aqui para ver as fotos

O sol brilhou nos dois dias de disputas e o mar, que no sábado apresentava ondas pequenas de até meio metro na Praia do Forte, melhorou bastante no domingo, com séries divertidas que quebravam tanto para a direita quanto para a esquerda, dando muitas oportunidades para os atletas soltarem as manobras.

Na Masculino Pro deu Ayrton Dylan, uruguaio que mora em Búzios desde criança e que representa o Brasil. O surfista competiu com uma prancha pequena e andou fácil nas ondas da Praia do Forte.

“Minha prancha foi feita pra essas condições, uma Udo Bastos modelo Kripton, que andou muito. Se não fosse por ela acho que o resultado não seria o mesmo. A prancha é realmente mágica”, conta Ayrton.

“Depois de um resultado ruim na etapa de Maricá eu coloquei na cabeça que tinha que vencer em Cabo Frio. No dia da final eu estava confiante, me sentindo bem e muito instigado. E deu tudo certo”, comemora o buziano, que não competiu na etapa da praia da Macumba e que agora está na 17º posição no ranking.

Pódio da categoria Feminino Pro, vencida por Anne dos Santos.Gugu Netto
Pódio da categoria Feminino Pro, vencida por Anne dos Santos.

O vice-campeão foi o pernambucano Douglas Silva, que nas quartas eliminou o saquaremense Raoni Monteiro nos minutos finais ao pegar duas ondas e voar alto. No melhor aéreo Doulgas recebeu uma nota acima de 9.00 pontos e venceu a bateria, avançando com o atleta de Saquarema Daniel Templar.

Em terceiro lugar na final ficou o campeão do Maricá Surf Pro/AM 2018, Leandro Bastos, que com esse resultado assumiu a liderança do ranking. E na quarta posição ficou a lenda do surfe, o local de Cabo Frio Victor Ribas. O terceiro melhor no mundo em 1999 surfou em altíssimo nível na Praia do Forte e parecia imbatível, mas na final não achou as melhores ondas.

Entre as meninas deu a carioca que vive na Austrália Anne dos Santos, surfista que também venceu a etapa de Maricá e que vai para a última competição do Circuito 2018 no topo do ranking.

“Que final de semana legal! Primeiro lugar no Top Surf Pro em Cabo Frio. Foi demais ser carregada Silvana Lima, que é meu ídolo. Obrigada por me fazer sentir especial! E valeu também Janninfer de Sousa pela cadeira, Karol Ribeiro e família por me receberem, Doulgas Silva pelas dicas e a todos que me apoiam”, diz Anne, que na final bateu a pernambucana Monik Santos (2ª), a carioca Maju Freitas (3ª) e a saquaremense Taís de Almeida (4ª).

Novidade da etapa, categoria Master reuniu lendas como Raoni Monteiro e Victor Ribas.

Master Pro O Top Surf Pro 2018 marcou o início do Circuito para a categoria Master Pro, um desejo da diretoria da FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro) de valorizar os profissionais que durante anos representaram tão bem o surfe do Rio de Janeiro no cenário nacional e internacional e que continuam com o surf no pé.

Foi nessa categoria que aconteceu um dos momentos mais marcantes de toda a etapa. A lenda do surfe do Rio Plínio Ribas voltou a competir após 20 anos e fez bonito, seguindo até as semifinais.

O campeão da Master Pro foi Raoni Monteiro e o vice Victor Ribas, dois dos melhores surfistas que o Brasil já teve. Completaram o pódio Marcelo Bispo (3º), que soube aproveitar bem as direitas, e Angelino dos Santos (4º), que teve excelentes apresentações, com destaque para uma super manobra, um “coice” de frontside.

“Mais uma final pro tio, dessa vez vencendo a Master Pro! Obrigado Senhor! Obrigado família, meu amor Ana Beatriz pela energia boa! Foi irado rever o Vitinho Ribas voando na marola com 46 anos. Parabéns pro Marcelo Bispo e para o Angelino por fazerem a final! Valeu galera! Agora partiu Virgínia QS 3.000”, conta Raoni Monteiro.

O Top Surf Pro 2018 também contou com a categoria Kahuna e o grande campeão foi Pablo Augusto, seguido por Foca Dias (2º), Rogerio Alvarez (3º) e Mauricio Raul (4º).

A quarta e última etapa do Circuito Estadual Profissional do Rio de Janeiro em 2018 acontece nas ondas de Grumari, entre os dias 13 e 15 de setembro.

O Top Surf Pro 2018 foi uma realização do Cabo Frio Surf Clube. Supervisão: FESERJ. Patrocínio: Storm Shop, Naturally Protein House e da Prefeitura de Cabo Frio. Apoio: Beach Hostel, Surfcity, DopostO Lanches, Pro Lagos, Dado Shaper Designer, ContaPlus, Elite Academia e Pousada Valle Verde.

Resultados

Masculino Pro

1 Ayrton Dylan
2 Douglas Silva
3 Leandro Bastos
4 Victor Ribas

Feminino Pro

1 Anne dos Santos
2 Monik Santos
3 Maju Freitas
4 Tais de Almeida

Master Pro

1 Raoni Monteiro
2 Victor Ribas
3 Marcelo Bispo
4 Angelino Santos

Kahuna

1 Pablo Augusto
2 Foca Dias
3 Rogerio Alvarez
4 Mauricio Raul