The Legends

Velha guarda dá show

Veteranos do surfe brasileiro arrepiam na etapa de abertura do Circuito The Legends, realizada no último final de semana (25 e 26) em Laguna (SC).

0

A primeira etapa do Circuito The Legends Vida Marinha foi encerrada no último domingo (26) em um dia de sol e boas ondas no Canto dos Molhes de Laguna (SC).

Na categoria Grand Kahuna, para surfistas acima dos 50 anos, o experiente Jojó de Olivença virou no final para cima de Carlos Santos e faturou a disputa. Saulo Lyra (3º) e Steward Dean (4º) completaram o pódio.

“O nível foi muito alto. Este evento é uma referência para o Brasil inteiro. É isso que a nova geração precisa aprender, esse espírito e feeling do surfe”, declara Jojó, atleta do Guarujá (SP) e bicampeão brasileiro.

Infelizmente durante as semifinais e finais, o tradicional vento nordeste da região começou a soprar, atuando como maral nos Molhes e prejudicando a formação das ondas, mas, mesmo assim, os atletas mostraram muita experiência e conseguiram imprimir um ótimo ritmo.

Na Grand Master, acima de 40 anos, a final foi formada por grandes nomes como o ex-Top do WCT Rodrigo “Pedra” Dornelles, além de Guga Arruda, Adriano Lemos e Klinger Peixoto.

Adriano Lemos confirmou a ótima fase – venceu as duas últimas etapas do Circuito Catarinense – e foi o grande campeão, deixando Pedra em segundo, Arruda em terceiro e Klinger Peixoto na quarta colocação.

Na Kahuna, acima de 45 anos, Guga Arruda levou a melhor em uma final que ainda reuniu Jojó de Olivença (2º), Dalmo Meireles (3º) e outro ex-Top do WCT, Fábio Gouveia (4º).

“É uma honra muito grande ganhar de alguns dos meus ídolos. Já venci vários campeonatos em minha carreira profissional, mas eu posso dizer que ganhar destes Legends é bom demais!”, celebra Guga.

A categoria Master, por contar com atletas a partir de 35 anos, é considerada a mais acirrada do circuito. Na final participaram os lagunenses radicados em Florianópolis Raphael Becker e Stewson Crippa, além de Rodrigo Dornelles e Gabriel Piccoli.

Confirmando o resultado da última etapa de 2018 na praia do Rosa, Pedra foi o grande campeão. Rafael Becker ficou em segundo, Stewson Crippa em terceiro e Gabriel Piccoli em quarto.

“Esse circuito é demais! Participei da última etapa no ano passado e foi muito legal. Vou tentar correr todas as etapas deste ano”, afirma Dornelles.

O The Legends Vida Marinha terá quatro etapas nesta temporada. A próxima acontece nos dias 27 e 28 de julho em Garopaba. Como premiação, o circuito distribui um total de R$ 10 mil em dinheiro por etapa, além de somar 1.000 para o ranking brasileiro master da Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional).

Ações paralelas

Durante a etapa, com o objetivo de não deixar passar em branco o importante Dia do Boto Pescador de Laguna (instituído por legislação estadual), foram realizadas algumas ações paralelas como limpeza de praia, doações de mudas nativas e homenagem aos legends surfe lagunense.

O Circuito The Legends tem patrocínio da Vida Marinha. Apresentação: Corona. Co-patrocínio: Banana Wax, Kbral Auto Center e Prefeitura Municipal de Laguna. Apoio: Hotel e Restaurante Atlântico Sul, Hotel Renascença, Hotel Mar Grosso, Studio Zero Agência de Marketing, Restaurante Pardal’s, Restaurante El Chicano, Bombeiros de Laguna, Secretaria Municipal de Turismo, Fundação Lagunense de Cultura, Fundação Lagunense de Meio Ambiente, Ações Ambientais, Culturais e Sociais, Meu Copo Eco, UDESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense), LABZOO (Laboratório de Zoologia), Instituto Ambiental Boto Flipper, ONG Eco Local Brasil, Carbo Brasil, Polícia Ambiental de Laguna, Marinha do Brasil, Bombeiros de Laguna, Secretarias e Fundações Municipais de Laguna, Preto Lauffer, Trio Forró de Sola e Banda Recoice. Produção: Swell Eventos e Match Sports. Realização: ASL, e ASTFSM. Supervisão: Fecasurf e Abrasp.

Resultados

Grand Kahuna

1 Jojó de Olivença
2 Carlos Santos
3 Saulo Lyra
4 Steward Dean

Grand Master

1 Adriano Lemos
2 Rodrigo “Pedra” Dornelles
3 Guga Arruda
4 Klinger Peixoto

Kahuna

1 Guga Arruda
2 Jojó de Olivença
3 Dalmo Meireles
4 Fábio Gouveia

Master

1 Rodrigo “Pedra” Dornelles
2 Rafael Becker
3 Stewson Crippa
4 Gabriel Piccoli