Rip Curl Grom Search

Trio caça o pódio

Apoiados pelo projeto Incentivando Talentos, Roberto Alves, João Vitor e Kalani Robles vão em busca de bons resultados na abertura do Rip Curl Grom Search.

0
Aos 14 anos, Roberto Alves é o mais experiente da equipe.Silvia Winik
Aos 14 anos, Roberto Alves é o mais experiente da equipe.

Três atletas, das praias de Juquehy, Santos e Ubatuba, apoiados pelo projeto Incentivando Talentos, criado pelo Sr. Altino Bar com a Sumatra Surfer’s Beer já estão preparados para o primeiro evento oficial de 2020, o Rip Curl Grom Search. A etapa acontece nos próximos dias 25 e 26 de janeiro, na praia da Ferrugem, em Garopaba (SC).

O Circuito conta com as categorias Grommet (sub 12), Iniciante (sub 14), Mirim e Feminina (ambas com limite de 16 anos), sendo que nessas duas últimas, os campeões do ranking garantem vagas ao Rip Curl Grom Search Internacional. A expectativa é conseguir bons resultados em duas delas: Mirim e Grommet.

Entre os participantes, o santista Roberto Alves, o mais experiente da equipe, com 14 anos, já teve destaque neste circuito em 2017. Ele encara a categoria Mirim nesta primeira etapa.

“Estou indo para dar o meu melhor. Fazer o possível para vencer o evento. Em 2019 tive um ano muito difícil pela falta de patrocínio, deixei de competir eventos importantes pela falta de recursos. A chegada do projeto Incentivando Talentos trouxe certo alívio, é um novo gás para minha carreira, a minha meta é alcançar bons resultados nos campeonatos paulistas”, relata o atleta do litoral sul paulista que em 2017 foi um dos destaques da primeira etapa do Rip Curl Grom Search ao vencer a categoria Grommet.

Os outros dois, João Vitor de Juquehy e Kalani Robles de Ubatuba, ambos com 10 anos e do litoral norte paulista vão estrear no circuito que está completando 21 anos de história no Brasil. Será a primeira vez deles no evento.

Kalani Robles faz sua estreia no Rip Curl Grom Search.

Joãozinho foi o campeão da última etapa do Hang Loose Surf Attack, o Paulista de categoria de vases, na categoria Petit e chega a Garopaba ansioso por pódio. “Estou muito feliz e agradecido pelo apoio que estou recebendo do projeto neste ano de 2020. Pretendo retribuir conquistando um bom resultado nesta primeira etapa do Rip Curl”, disse João, que também é o mais novo integrante do Instituto Medina.

Kalani também vai disputar na categoria Grommet para atletas até 12 anos. Em 2019 conquistou o primeiro lugar no Rip Curl Guarujaense, na categoria Petit e também teve destaques no Circuito Adriano de Souza e no Ubatuba Pro Surf. “Eu estou muito animando para este evento e muito feliz de fazer parte deste projeto que está ajudando muito a gente. Quero retribuir com vitórias em 2020”, disse o jovem de Ubatuba, que chega antes em Garopaba para participar do curso de aperfeiçoamento da Aprimore Surf feito por Leandro Dora que acompanha os atletas brasileiros no circuito da WSL.

“Este projeto é para dar mais oportunidade a eles com o objetivo de transformá-los em cidadãos. Eu sei que é muito difícil alcançarem o sonho de ingressarem na elite mundial do surfe, mas eu espero que com essa ajuda possamos dar a eles a oportunidade de participar dos melhores eventos e, assim, ter a chance e também de enxergar a vida de outra maneira. O surfe contribui muito com a vida pessoal e profissional porque é um esporte muito difícil, exige persistência, paciência e disciplina, assim como na vida”, explica Eduardo Machado, um dos idealizadores do projeto e proprietário do Sr. Altino Bar.

João Vitor vai em busca do pódio na categoria Grommet.

Incentivando Talentos é um projeto que visa arrecadar 20% da venda da cerveja Sumatra Surfer’s Beer, que agora faz parte do cardápio da casa, e reverter em apoio aos atletas garantindo suas participações nos principais circuitos de base e profissional que acontecerem em território nacional em 2020. Além dos três jovens que irão competir na Ferrugem, participa do projeto o atleta profissional Eduardo Barrionuevo, de Iguape, que atualmente reside no Guarujá.

No ano passado, o Rip Curl Grom Search também teve sua abertura na Praia da Ferrugem, com vitórias dos catarinenses Heitor Mueller e Pâmella Mel, entre os mais velhos; Sunny Pires, do Rio de Janeiro levou na Iniciante; enquanto que Lukas Camargo, do Paraná, comemorou entre os mais novos. As baterias das quatro categorias estarão disponíveis no site da Rip Curl.