The Legends

Swell de atrações no Sul

Primeira etapa do Circuito The Legends reúne feras do surfe brasileiro e conta com diversas atrações em Laguna (SC).

0
Bicampeão brasileiro Jojó de Olivença marca presença na abertura do The Legends.

Com muitas atrações, o tradicional Circuito The Legends começa neste sábado (25) nos Molhes de Laguna (SC). Esta é a quarta temporada seguida do circuito, criado especialmente para as lendas do surfe brasileiro.

A previsão é sol e swell consistente durante os dois dias de evento, com boas chances de o sábado oferecer ótimas ondas. As categorias em jogo são Master, Grand Master, Kahuna e Grand Kahuna.

Nomes de peso já confirmaram presença como Fabio Gouveia, Rodrigo “Pedra” Dornelles, Jojó de Olivença, Ivan Junckes, Carlos Santos, Saulo Lyra, Bilo Wetter, dentre outros.

“A iniciativa é fantástica, pelo fato de trazer de volta toda essa galera da geração dos anos 80 e também trazer de volta para o sul do país. O Circuito, com certeza, é um revival da história”, afirma Jojó de Olivença, bicampeã brasileiro e que há dez anos não visita Santa Catarina.

Durante a competição, a Prefeitura Municipal de Laguna e a organização do evento vão aproveitar a oportunidade para a conscientização sobre a necessidade da preservação do Boto Pescador de Laguna e da tradição da Pesca Colaborativa da tainha.

No sábado será instalada uma Vila Cultural anexada à estrutura do evento, onde a partir das 14 horas instituições como a Secretaria de Turismo, a Fundação Lagunense de Cultura, Fundação Lagunense de Meio Ambiente, a Secretaria de Agricultura e Pesca de Laguna, a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) e o Instituto Boto Flipper utilizarão a estrutura para doação mudas de árvores nativas e oferecerão atividades de educação ambiental/patrimonial em comemoração ao Dia do Boto Pescador de Laguna, que faz parte da cultura lagunense.

Logo após o término da competição no sábado, o trio Forró de Sola e a banda Recoice fazem um som ao lado da estrutura do evento, em homenagem aos Legends e ao Boto Pescador. A Recoice é constituída de renomados surfistas, inclusive o atleta competidor lagunense Rafael Becker. Já no Trio Forró de Sola participa o Prof. Arnaldo.

No domingo (26), às 9 horas, a ONG Eco Local Brasil ministrará uma palestra sobre o processo de transformação de Resíduos em Produtos, e em seguida encabeçarão uma ação de limpeza de praia na área de ocorrência da Pesca Cooperativa com os Botos (ao lado do evento).

Além das instituições já presentes, o Programa Protetor Ambiental (da Polícia Ambiental), a Marinha do Brasil (Capitania dos Portos de Laguna), os Bombeiros Militares de Laguna e a Associação de Surf de Laguna (ASL) auxiliarão na ação.

Todos os resíduos gerados pelo evento e recolhidos no mutirão de limpeza serão analisados e destinados à empresa Carbo Brasil, que transforma 100% do material em produtos (vasos, tijolos, placas, móveis, potes, etc.).

Além de uma competição com alto nível de surfe, o evento serve como um reencontro e uma confraternização entre alguns atletas que fizeram história nos primórdios do surfe brasileiro.

As disputas serão transmitidas ao vivo pelo site SurfPro.

O Circuito The Legends tem patrocíni da Vida Marinha. Apresentação: Corona. Co-patrocínio: Banana Wax, Kbral Auto Center e Prefeitura Municipal de Laguna. Apoio: Hotel e Restaurante Atlântico Sul, Hotel Renascença, Hotel Mar Grosso, Studio Zero Agência de Marketing, Restaurante Pardal’s, Restaurante El Chicano, Bombeiros de Laguna, Secretaria Municipal de Turismo, Fundação Lagunense de Cultura, Fundação Lagunense de Meio Ambiente, Ações Ambientais, Culturais e Sociais, Meu Copo Eco, UDESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense), LABZOO (Laboratório de Zoologia), Instituto Ambiental Boto Flipper, ONG Eco Local Brasil, Carbo Brasil, Polícia Ambiental de Laguna, Marinha do Brasil, Bombeiros de Laguna, Secretarias e Fundações Municipais de Laguna, Preto Lauffer, Trio Forró de Sola e Banda Recoice. Produção: Swell Eventos e Match Sports. Realização: ASL, e ASTFSM. Supervisão: Fecasurf e Abrasp.