The Legends

Laguna recebe as feras

Tradicional Circuito The Legends Vida Marinha começa nos próximos dias 25 e 26 de maio, em Laguna (SC).

0
Tradicional Circuito The Legends Vida Marinha começa nos próximos dias 25 e 26 de maio, em Laguna (SC).

O tradicional Circuito The Legends Vida Marinha começa nos próximos dias 25 e 26 de maio, em Laguna (SC). Esta é a quarta temporada seguida do circuito, criado especialmente para as lendas do surfe brasileiro.

O objetivo é resgatar a memória do surfe brasileiro, catarinense e local (município em que será realizada cada etapa), no âmbito competitivo e na história do surfe da região.

Além de uma competição com alto nível de surfe, o evento serve como um reencontro e uma confraternização entre alguns atletas que fizeram história nos primórdios do surfe brasileiro. Nomes de peso nacional já estão confirmando participação nas cobiçadas ondas que rolam entre os Molhes e Ravena, na praia do Mar Grosso.

Homenagens

Organizadora do circuito, a Swell Eventos pretende realizar uma homenagem aos atletas que possuem mais de 50 anos de idade e que foram campeões dos circuitos brasileiro da ABRASP e Catarinense Pro, despertando assim a consciência da importância do esporte na saúde das pessoas. Junto a essa ação, também serão homenageados nomes do surfe lagunense indicados pela ASL (Associação de Surf de Laguna), valorizando assim também a história do surfe local.

Os campeões da ABRASP homenageados serão Paulo Matos (Paulinho do Tombo), campeão em 1987; Jojó de Olivença, campeão em 1988 e 1992; Pedro Muller, campeão em 1989; Tinguinha Lima, campeão em 1990 e 1993, e Ricardo Toledo, campeão em 1991 e 1995.

Já os campeões catarinenses da categoria Pro lembrados no evento serão Roberto Lima (1980), David Husadel (1982, 1983 e 1984); Bita, campeão em 1985 (Taça); Bilo, campeão em 1985 (Copa); Ivan Junckes, campeão em 1987 e 1989; Icaro Cavaleiro, campeão em 1988; Saulo Lyra, campeão em 1990; Carlos Santos, campeão em 1992, e Junior Maciel, campeão em 1994.

David Husadel será um dos homenageados no evento.

A Swell Eventos está levantando informações junto à Associação de Surf de Laguna (ASL) e à Prefeitura Municipal de Laguna para conhecer, divulgar e relembrar os primórdios do surfe no município, homenageando alguns nomes “das antigas” que já viraram lendas, como André Farias (Nego), Marcelo Schultz Masshi (Chelo), Thomaz Viana – Thomazinho (in memorian), Geraldo Rinaldi (Ratão), Eduardo Nedeff, Emerson Silva (Peta), Roni Willan, Pedro Paulo Lemos Heitich, o “Pepa” (in memorian), pai do atleta Raphael Becker.

“As pessoas devem saber que antes de a fase Brazilian Storm (Medina, Felipinho, Adriano de Souza e cia) estar se destacando no cenário mundial houve uma história, onde lendas do surfe brasileiro proporcionaram uma base para a atual geração de competidores. Isto deve ser resgatado e mantido vivo”, diz Alvaro Bacana.

Carlos Burle, campeão mundial de ondas grandes, já visitou Laguna para competir em 2015, no Desafio de Ondas Grandes da Praia do Cardoso. “Pode deixar que eu vou aparecer em uma destas etapas aí, hein?! Vai ser muito bom encontrar vocês (atletas masters)! Estamos juntos! Viva os legends! Aloha!”, disse Burle em vídeo que circula pelas redes sociais.

Outras lendas do surfe como Fabinho Gouveia, Rodrigo Pedra Dorneles, Jojó de Olivença, Binho Nunes, Marcio Farney, Saulo Lyra, Carlos Gama, Riomar Rodrigues, Fred Vilela, além dos lagunenses Raphael Becker e Chelo já estão confirmando participação nesta primeira etapa. Muitos nomes de peso estarão presentes nas areias da praia do Mar Grosso e nos Molhes da Barra.

“A Associação de Surf de Laguna tem um imenso prazer em receber estas grandes lendas do surfe, pois na década de 80, Laguna foi um dos berços do surfe brasileiro, recebendo a elite do surfe nacional nas suas direitas alucinantes no Canto dos Molhes e nas suas esquerdas intermináveis do meio da praia do Ravena. Lembro que via na minha infância nomes como Wagner Pupo, Paulinho do Tombo, Amaro do Tombo, Picuruta Salazar, dentre outros, frequentando os Molhes, misturados a surfistas locais como André Farias, Marcelo Masshi, Eduardo Nedeff, Thomazinho, Roni, Peta, Pepa e o grande shapper Geraldo Rinaldi (que saiu de Laguna para o Brasil)”, diz Maurilio Kfouri Neto, presidente da ASL.

Alvaro Bacana também participa da etapa.

Etapas e categorias

Neste ano, o circuito será composto por 4 etapas, realizadas nos melhores picos de surfe do estado de Santa Catarina. A primeira etapa será realizada nos dias 25 e 26 de maio, em Laguna (SC). As próximas etapas acontecerão em 27 e 28 de julho (Garopaba); 19 e 20 de outubro (São Francisco do Sul); 14 e 15 de dezembro (Florianópolis).

A premiação aumentou em relação ao ano passado, distribuindo um total de R$ 10 mil em dinheiro por etapa, além de somar 1.000 para o ranking brasileiro master profissional da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional). Cada bateria terá duração de 20 minutos e será utilizado o sistema de prioridade.

As categorias em disputa serão Master (acima de 35 anos); Grand Master (acima dos 40 anos); Kahuna (acima dos 45 anos); Grand Kahuna (acima dos 50 anos). Para mais informações sobre as inscrições, solicite o regramento da competição pelo email [email protected] ou pelo WhatsApp (48) 999511571.

Ações socioambientais

A temporada de pesca da tainha está em andamento, mas, como a convivência entre pescadores e surfistas é harmônica e cooperativa no município de Laguna, a grande maioria das praias não fecha para a prática esportiva do surfe.

A cidade de Laguna detém o título de capital nacional dos botos pescadores (Lei 13.818/2016) por desenvolver a pesca cooperativa da tainha em parceria com o golfinho da espécie Tursiops truncatus. Esta interação ocorre ao lado do local de competição, e estará no auge da sua atividade, oferecendo outro show à parte para o público presente.

Por coincidência, a data em que o evento será realizado (25 de maio) é considerada o Dia Estadual da Preservação do Boto Pescador de Laguna. “A data comemorativa estadual foi instituída pela Lei 17.084, de 12 de janeiro de 2017, a partir de um projeto de autoria do deputado José Milton Scheffer (PP). O objetivo é promover ações de conscientização sobre a importância da preservação da espécie para o desenvolvimento cultural e econômico da região. O projeto de lei foi sugerido por alunos da Escola de Educação Básica Ana Gondin, de Laguna, participantes de 21ª edição do Parlamento Jovem catarinense”, cita o site da Prefeitura Municipal de Laguna.

Aproveitando a estrutura do evento de surfe, possivelmente serão oferecidas atividades alusivas aos botos pescadores, com o intuito de alcançar o objetivo presente na legislação – de promoção de ações de conscientização sobre a importância de preservação da espécie -, realizando inclusive uma ação de limpeza de praia no domingo, tudo em parceria com a Prefeitura, Terceiro Setor e Universidade.

Cabe lembrar também que o município de Laguna faz parte do roteiro de turismo integrado da Rota da Baleia Franca, inserido dentro da APA da Baleia Franca, oferecendo nos próximos meses a oportunidade das pessoas contemplarem o show natural desta espécie, que ficam bem próximas à costa, visível a olho nu.

Além das ações socioambientais, haverão atividades socioculturais, com shows musicais com artistas locais.

O evento terá um sistema de gerenciamento de resíduos sólidos, com o apoio da empresa Meu Copo Eco.