Catarinense Amador

Superação na Joaca

Em condições adversas, sexta etapa do Circuito Catarinense Amador é realizada na praia da Joaquina, Florianópolis (SC).

0
Uriel Sposaro domina as ações na categoria Júnior.

Válido pelo Catarinense Amador, a sexta etapa do Circuito Fecasurf SCQS 2018 foi realizada no último final de semana (23 e 24) e teve lotação esgotada, com a presença de 130 surfistas de várias partes do País, do Chile e da Argentina, divididos em dez categorias.

A competição também abriu o circuito local da ASJ (Associação de Surf da Joaquina), uma das associações mais tradicionais do estado. Foi o segundo evento no ano produzido 100% pela diretoria da Fecasurf (Federação Catarinense de Surf), em parceria com uma associação local, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Fundação Municipal de Esportes.

A previsão de uma frente fria se confirmou na madrugada de domingo, com fortes rajadas de vento sul, que danificou seriamente a estrutura montada na praia da Joaquina, e inutilizou o palanque oficial do evento.

A direção da Fecasurf, juntamente com os pais dos atletas e competidores, decidiu dar sequência ao campeonato no domingo. “Esse imprevisto atrasou um pouco nosso cronograma, mas gostaria de ressaltar o trabalho de toda equipe, que rapidamente se transferiu para a cabana da ASJ e prosseguirmos com a competição”, declara Reiginaldo Ferreira, presidente da Federação.

Sábado atípico de inverno O sol e céu azul tiveram a presença do vento terral, que predominou por boa parte do dia, com as ondas atingindo 1,5 metro na série. A melhor nota da competição foi de Jefferson Duarte, com um belo tubo que lhe rendeu 9,25 pontos, no segundo round Open.

Heitor Mueller leva a melhor nas categorias Mirim e Iniciantes.

Ainda no sábado, a Fecasurf realizou sua Assembleia Geral no auditório do Joaquina Beach Hotel, reunindo os presidentes de associações de todo o Estado. Em pauta, foram discutidas as diretrizes para o segundo semestre, além da prestação de contas da federação e outros assuntos.

“Essas assembleias deveriam acontecer com frequência, e contar com a presença de mais associações, para que todos participem e votem sobre as decisões do nosso esporte aqui no Estado”, diz Reiginaldo Ferreira.

Finais Após 60 baterias e 994 ondas surfadas em dez categorias, a sexta etapa do Circuito Fecasurf SCQS 6.000 teve seu desfecho em um final de tarde gelado na ilha catarinense.

O paranaense Anuar Chiah comemorou os títulos Infantil e Petiz desta etapa, marcando a segunda maior nota do evento (7.75), e levando duas pranchas como prêmio para Matinhos (PR).

Luara Mandelli comemora o título da Feminino Sub 12.Basilio Ruy/P.P07
Luara Mandelli comemora o título da Feminino Sub 12.

Outro surfista que venceu duas categorias neste final de semana foi Heitor Mueller, de São Francisco do Sul. Na Mirim, ele travou um confronto acirrado com seu conterrâneo Artur Romão, que terminou em segundo lugar, por uma diferença de apenas 1.00 ponto.

Na decisão Iniciantes, a diferença em relação ao chileno Noel De La Torre, vice-campeão da categoria foi menor ainda, 0.85 pontos, com Heitor fazendo a melhor nota da decisão (6,50 pontos).

No surfe feminino, foram três categorias disputadas e três campeãs diferentes. Na Feminino Sub-12 a paranaense Luara Mandelli achou as melhores ondas na final, e venceu a etapa na Joaquina. Já na Sub-16 a bateria foi decidida nos minutos finais, com a vitória de Rafaela Coelho, da Guarda do Embaú.

Por fim, na Open, Pamella Mel entrou na decisão focada no título, após ficar com o vice-campeonato na Sub-16. A tarefa dela não foi fácil, e para isso teve que superar a experiência de Susã Leal, que andava sumida das competições estaduais, e saiu da Joaquina com o vice-campeonato na etapa.

Na Master, Álvaro Bacana festejou mais uma vitória em sua longínqua carreira, e teve seu título valorizado pela segunda colocação de Guga Arruda, que parece ter retomado o gosto de vestir a lycra de competição.

João Godoy não perdoa os adversários na Open.

Desde sábado Uriel Sposaro já mostrava sincronia total com a Joaquina na categoria Júnior, imprimindo um ritmo forte e impressionando com performances sólidas, sempre no limite. Na decisão, ele conseguiu a onda da vitória (6.35) apenas em sua sétima participação, deixando João Godoy na segunda posição.

No apagar das luzes de um domingo gelado, a final Open fechou a etapa reunindo dois surfistas de Floripa e dois do litoral norte do Estado. Depois de um tempo ausente nas competições amadoras, João Godoy reapareceu com força e venceu a categoria Open.

A sexta etapa do Circuito Fecasurf SCQS 6.000 2018 teve o patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Municipal de Esportes. Apoio: Resort Costão do Santinho, Ciawax, Banana Wax, Pro Side, Ilha Store, Joaquina Beach Hotel, Cris Hotel, Hot Glass, Restaurante Maurílio I, Mix Fins, Kxo Surfboards, Restaurante Pedra Careca, Chapéu de Palha, Silverbay, Riu Kiu, Quimikall Surf Reparos, North Sea, Jalmir Rodrigues Shaper Designs, Trips Surfboards, Xtreme Sport Vision, TR Surfboards, Pizzaria Forno Temperado e Clínica de Quiropraxia Coluna Ativa. Realização: ASJ (Associação de Surf da Joaquina) e Fecasurf (Federação Catarinense de Surf).

Resultados

Open

1 João Godoy
2 Derek Adriano
3 André Gonçalves
4 Bruno Silva

Júnior

1 Uriel Sposaro
2 João Godoy
3 Leon De La Torre (Chile)
4 Artur Romão

Mirim

1 Heitor Mueller
2 Artur Romão
3 Noel De La Torre (Chile)
4 Maximus Petrina

Petiz

1 Anuar Chiah
2 Ryan Martins
3 Guilherme Pacheco
4 Kauã Carvalho

Infantil

1 Anuar Chiah
2 Gabriel Ogasahara
3 Takeshi Oyama
4 Pedro Souza

Master

1 Álvaro Bacana
2 Guga Arruda
3 Tiago Farias
4 Azul Fonseca

Iniciantes

1 Heitor Mueller
2 Noel De La Torre (Chile)
3 Noah Machado
4 Gustavo Ramalho

Feminino Sub 12

1 Luara Mandelli
2 Luiza Rosa Teixeira
3 Maria Amélia
4 Luara Maciel Raupp

Feminino Sub 16

1 Rafaela Coelho
2 Pamella Mel
3 Ana Luiza Romão
4 Kiany Hyakutake

Feminino Open

1 Pamella Mel
2 Susã Leal
3 Rafaela Coelho
4 Ana Luiza Romão