SP Contest

Pioneiros competem no Tombo

Desbravadores do surfe em São Vicente, José e Chico Paioli são atrações do SP Contest, neste final de semana, no Guarujá (SP).

0
Chico Paioli é referência do esporte no litoral sul paulista.

Com etapa marcada para este final de semana (15 e 16) na praia do Tombo, Guarujá (SP), o circuito Surf Trip SP Contest, apresentado pela HD e O’Neill, reúne personalidades do esporte, como os carismáticos e inveterados surfistas José e Francisco Paioli, 69 e 67 anos respectivamente, responsáveis por cravarem as raízes mais profundas do surfe paulistano.

Considerados referências no esporte, Zé e Chico, como são conhecidos na praia, são pioneiros do surfe na década de 60, quando moravam na praia do Itararé, em São Vicente (SP). Participaram do primeiro campeonato em São Paulo, em 1967, e até hoje não perdem as etapas do Surf Trip SP Contest, aonde competem no Longboard.

“Meu irmão foi minha grande influência e segue apaixonado pelas ondas. Em São Vicente, a areia era branca e o mar verde, de águas claras. Éramos atletas, nadadores e nossas primeiras pranchas eram feitas de madeirite, sem cordinha”, recorda Paioli.

Zé Paioli conhece bem as ondas da praia do Tombo.

“Sempre fui muito ao Guarujá, no Maluf e no Tombo, sendo que este último considero uma ótima onda para performance: rápida e com tubos. O Tombo é um local de pessoas humildes e de boas ondas, pude acompanhar muitos atletas que treinei nos campeonatos lá, sempre com ondas constantes. E o local ainda é valorizado pelo palanque fixo e o calçadão, uma verdadeira arquibancada para o público”.

De acordo com o surfista, ele considera-se privilegiado de ver o estágio que o esporte alcançou. “Quando começamos a surfar, nunca imaginávamos que chegaria onde está e creio que toda a nossa galera tem orgulho de ver o nível do nosso esporte. No próprio SP Contest, chegamos à 17ª temporada disputas de nível altíssimo e uma nova geração brilhante”, destaca Paioli.

No mercado industrial, Zé trabalha com um sistema de detecção de trincas em equipamentos fabris. Chico foi campeão paulista e brasileiro de longboard Master, no final dos anos 80 e início dos anos 90 e atuou como técnico de surf de atletas de ponta.

Também considerados exímios nadadores, mudaram-se de São Vicente para Moema, na capital paulista, em 1967, aonde tiveram a Escola Paioli de Natação. O pai deles, Carlos Paioli, falecido em 2005, organizou, ao lado de Geraldo Faggiano, o primeiro campeonato de surf da Ilha Porchat em 1968, que contou com as presenças dos cariocas Carlos Mudinho e Rico de Souza.

Sobrinho da dupla, Leo herdou o DNA salgado.

Sobrinho supercampeão O legado dos tios influenciou diretamente o sobrinho Léo, exímio competidor no longboard que atingiu o octacampeonato em 2017 no Surf Trip SP Contest. Conquistou seu primeiro título em 2002, e entre 2004 a 2009, Leo manteve hegemonia e foi o homem a ser batido no pranchão.

“Meus tios foram meus grandes incentivadores e professores. Tivemos momentos marcantes neste campeonato, como baterias que competimos todos juntos. Sou muito feliz e grato pelas oportunidades”, diz Leo.

Depois da prova de Maresias lideram o ranking Renan Castro (Open), Felippe Gaspar (SUP), Tulio Dalpiaz (Longboard), Pedro Oliveira (Master), Freddy Jacob (Grand Master), Philippe Neves (Júnior) e Yohanna Sarandini (Feminino).

O campeonato tem disputas nas categorias Open, Master, Grand Master, Júnior, Longboard, Sup, Feminino. Patrocinado pelo quarto ano consecutivo pela Surf Trip, conta ainda com chancela da HD e O’Neill, gigantes do mercado como apresentadoras da prova.

Inscrição Inscrições podem ser realizadas até quarta-feira (12/9) pelo valor de R$ 140. Para participar, o surfista deve fazer seu cadastro no site SP Contest e efetuar o depósito na conta corrente da Event Tools Promoções e Eventos LTDA. (CNPJ: 04.954.136/0001.91, Banco Bradesco, agência 2451 e conta 10336-5). Feito o depósito, é necessário enviar o comprovante para [email protected].

Com apresentação da HD e O’Neill, a 17ª edição do Circuito SP Contest conta com patrocínio da Surf Trip, KYW e Super Tubes. Apoio: Starter, Ihouse, Surf Trip Tour, BoardAid, Rádio Cutback, Associação de Surf do Guarujá, Prefeitura Municipal do Guarujá e Secretária de Educação, Esporte e Lazer. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo e Federação Paulista de Surf.