SP Contest

Circuito abre inscrições

Inscrições estão abertas para primeira etapa do SP Contest, nos dias 13 e 14 de julho, na praia de Maresias, em São Sebastião (SP).

0
SP Contest dá a largada em Maresias.

Considerada berço do surfe profissional brasileiro, São Paulo tem um capítulo especial na história do esporte no Brasil e há 18 anos conta com um campeonato exclusivo para moradores da capital e região metropolitana. O Surf Trip SP Contest começa nos dias 13 e 14 de julho na praia de Maresias, em São Sebastião (SP).

São esperados mais de 100 atletas, divididos entre as categorias: Open, Master, Grand Master, Longboard, Stand Up, Júnior, Feminino e Open local (Maresias).

A temporada homenageia Eduardo do Nascimento Santos, criador e fundador da Associação de Surf da Grande São Paulo em 2002, e idealizador do SP Contest.

Falecido em fevereiro passado, aos 55 anos, em decorrência de um tumor agressivo, o ano promete celebrar a memória deste paulistano que fez a diferença no cenário, promovendo mais de 150 provas de surf e skate, homenagens a ícones do esporte e revelando atletas ao atuar também como vice-presidente da Federação Paulista de Surf.

Dadá costumava dizer, que por ser uma cidade longe da praia, precisou lutar muito para para obter respeito e respaldo das outras associações do litoral. Agora, segue no legado Nathalia Nascimento, que comandará as ações ao lado de sua irmã Nadine.

Temporada homenageia o carismático Dadá Nascimento, idealizador do circuito.

O surfe paulistano Provenientes da capital, um grupo de jovens empresários no início da década de 70 decidiu que o caminho a se viver era trabalhar com o surfe para estar o mais próximo possível do mar. De lá para cá, muitas ondas já rolaram e esse legado semeado há mais de cinco décadas lapidou a base de sustentação do surfe nacional.

Essa geração pioneira e desbravadora inspirou uma verdadeira saga que movimenta um mercado gigante, além de os sonhos de profissionais das mais diversas áreas em busca de ondas e da fissura por manter-se conectado ao universo do surfe, mesmo tendo que se revezar entre estudo, trabalho na capital e o esporte.

Nesta trajetória, o protagonismo paulistano refletiu também na descoberta e renovação de talentos no cenário competitivo. Em 1976, o primeiro paulista, Paulo Tendas ganhou notoriedade ao vencer o primeiro evento de surf nacional (em Itajaí/SC).

Nos anos 90, Renan Rocha levou o nome da capital para os pódios do Brasil e do mundo. Nessa época ainda não existia um circuito focado apenas nos surfistas do Planalto e os talentos eram mais raros. Em 2002, quando Rocha estava em sua quarta temporada na elite mundial, surgiu a primeira versão da competição hoje representada pelo Surf Trip SP Contest.

Atualmente, o circuito é considerado a plataforma para paulistanos alçarem voos mais altos. Ano a ano, vemos o contingente aumentar em competições nacionais e internacionais, em modalidades variadas tais como SUP, Master, Open, e principalmente nas categorias de base.

Legend paulista Chico Paioli é presença constante nas provas do SP Contest.

Desde ícones do esporte como os irmãos pioneiros Chico e Zé Paioli, até novatos como Ryan Kainalo, 13, um dos maiores talentos da nova geração nacional; passando por destaques como Phellipe Neves, Ian Sato, Felippe Gaspar (destaque nacional no SUP). Tetracampeão Júnior e vencedor da Open em 2017, Thiago Meneses faz estrago também nos circuitos regionais e universitários que disputa.

Patrocinadores de peso Pelo sexto ano consecutivo, o circuito comemora o patrocínio com o grupo do varejo STK que reúne as redes Surf Trip, Tubes e KYW. Para completar, pela segunda temporada o Surf Trip SP Contest tem ainda o reforço do Grupo Eixo, da gigante norte-americana O’Neill, referência no mercado em equipamentos para a prática do surfe, bem como a HD, uma das principais empresas nacionais, patrocinadora de atletas do porte de Adriano de Souza, campeão do mundo em 2015, e Leco Salazar, vencedor do circuito mundial de SUP em 2012. O mix de empresas promete agitar a praia, com exposição de produtos e presença de atletas profissionais.

Inscrições estão abertas e custam R$ 140. Para realizá-las basta entrar no site Blacktag (pagamento via boleto ou cartão de crédito).

Com apresentação da HD e O’Neill, a 18ª edição do Circuito SP Contest conta com patrocínio da Surf Trip, KYW e Super Tubes. Apoio: Prefeitura Municipal de São Sebastião. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo e Federação Paulista de Surf.