Silverbay Amador

Molecada dá show

Boas ondas e baterias eletrizantes marcam a etapa de abertura do Circuito Silverbay, na praia da Ferrugem, Garopaba (SC).

0
Ana Luiza Romão vence primeira etapa entre as garotas da Sub 16.

Em um final de semana eletrizante, a primeira etapa do Circuito Silverbay 2019 foi encerrada no último domingo (14), na Praia da Ferrugem, Garopaba (SC).

Clique aqui para ver as fotos

A competição, que valeu pontos para a terceira etapa do Circuito Fecasurf SCQS 6.000, contou com boas ondas e lotação máxima. No total foram 158 atletas divididos em dez categorias. Muitos competidores não conseguiram se inscrever, e tiveram que aguardar a abertura de eventuais vagas na lista de “alternates” do campeonato, que chegou a quase 60 nomes.

“É só montar um palanque de campeonato na praia da Ferrugem, que as ondas aparecem”, comenta o legend local Otomar Ribeiro, o Neném. Foi um final de semana com altas ondas na “Capital do Surf Catarinense”, que mais uma vez ratificou o título recebido pela cidade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) em 2003.

Personalidades do surfe brasileiro que fizeram história no esporte como Everaldo “Pato” Teixeira e o ubatubense Zecão, ambos big riders de fama internacional, além de Amauri “Piu” Pereira e do potiguar Joca Junior, ex-integrantes do Circuito Mundial do WCT nos anos 1990, acompanharam seus filhos ou atletas na competição.

Para Joca Junior, o circuito Silverbay é referência no Brasil. “Vim do Rio Grande do Norte acompanhando meu filho (Samuel Joquinha), porque sabemos da qualidade técnica dos atletas do sul. Não é a toa que Santa Catarina é bicampeã brasileira de surfe amador por equipes. Gostaria de agradecer a Silverbay e a Fecasurf (Federação Catarinense de Surf) pela ótima recepção que tivemos nesses dias e pretendemos voltar para as próximas etapas”, declara Joca.

Quatro campeões foram conhecidos no sábado. A categoria Júnior abriu as finais do dia reunindo dois catarinenses, um baiano e um paraibano, que ficou com o título da etapa. Felipe Alves conseguiu a onda salvadora no final virando em cima do catarinense Hedieferson Junior (2º), O baiano Kayki Araújo (3º) e o catarinense Tayron da Silva (4º) completaram o pódio.

Felipe Alves vem da Paraíba para dominar categoria Júnior.

Na sequência, a paranaense Andressa Carvalho dominou a decisão da Feminino Open e levantou o troféu. Kayki Araújo foi pra sua segunda final do dia e venceu a Mirim de virada no final da bateria, em cima de Luiz Mendes. O potiguar Samuel Joquinha (3º) e o catarinense João Vitor Guimarães (4º) completaram o confronto.

Quatro catarinenses disputaram o título Open, no último embate de sábado. Vitória de Ramiro Rubim, que além da primeira posição, estabeleceu a maior nota da competição (8.75). Em segundo ficou Luiz Mendes, com Rodrigo Couto em terceiro e José Luiz Melo em quarto.

Domingo decisivo O último dia de evento na Ferrugem definiu as seis categorias restantes, com as ondas mantendo a mesma qualidade do dia anterior. O catarinense Caetano Silveira confirmou a excelente fase que atravessa, e repetiu o resultado da segunda etapa realizada no Santinho, em Floripa. Caetano venceu a categoria Iniciantes Sub 14.

O campeão da categoria Petiz Sub 10 foi Kailani Renno, filho do “legend” Zecão, veterano big rider dos anos 80. “Estou impressionado com o nível dos atletas e a organização do evento. Parabéns para todos que realizaram esse campeonato. Obrigado pela recepção que tivemos da Fecasurf e da Silverbay”, comenta Zecão, enquanto arrumava as malas para a viagem de volta a Ubatuba (SP).

Kailani Rennó bota pressão na categoria Petiz.

A categoria Feminino Sub 16 teve uma batalha acirrada definida nos centésimos a favor de Ana Luiza Romão, de São Francisco do Sul (SC). A atleta repetiu o resultado de 2018, e venceu sua divisão.

Adriano Camargo veio de Juqueí (SP) para vencer a Master. Ele superou o catarinense Adriano Lemos, que ficou em segundo lugar e manteve a liderança do ranking da categoria após três etapas. Diretamente de Balneário Camboriú (SC), Antonio Vitorino venceu a Infantil Sub 12, em mais um confronto apertado, deixando o paranaense Lukas Camargo com o segundo posto.

A última final do domingo foi a Feminino Sub 12. A paranaense Luara Mandelli e a catarinense Isabelle Nalu (filha do big rider Pato) fizeram a mesma pontuação (7.75), e tiveram que ir para o critério de desempate. Melhor para Luara, que reencontrou a vitória e levou o título da categoria para Matinhos (PR).

A próxima parada do Circuito Fecasurf SCQS 6.000 está marcada para este final de semana (20 e 21 de abril), feriado de Páscoa, na praia da Cigana, Farol de Santa Marta, Laguna (SC).

O Circuito Silverbay de Surf 2019 teve a apresentação da Prefeitura Municipal de Garopaba. Patrocínio: Pena, Mormaii e Pro- Ilha. Co-Patrocínio: Giesta, Sicredi, Coral Biquinis, Pure Sun, Mil Ervas, Guna Made, Supermercados Silveira. Apoio: Restaurantes Zanoni, Bosque Bar, RZ Turismo, Graphite Pizzaria, Pirao da Fruta, Pousadas Mercosurf, Beira Mar, Residencial Nietto e Diego Imóveis, Ritter, ASF (associação de Surf da Ferrugem) e H2O. Parceiros: Quimikall, Pousada Beiramar, e Corpo de Bombeiros de Garopaba. Realização: ASG (Associação de Surf de Garopaba) e Silverbay. Supervisão Técnica: Fecasurf. Divulgação: Waves

Resultados

Open

1 Ramiro Rubim
2 Luiz Mendes
3 Rodrigo Couto
4 José Luiz Melo

Júnior

1 Felipe Alves
2 Hedieferson Junior
3 Kayki Araújo
4 Tayrom da Silva

Mirim

1 Kayki Araújo
2 Luiz Mendes
3 Samuel Joquinha
4 João Vitor Guimarães

Feminino Open

1 Andressa Carvalho
2 Natalie Plachi
3 Laura Maciel
4 Yasmin Dias

Feminino Sub 16

1 Ana Luiza Romão
2 Kiany Hyakutake
3 Rafaela Coelho
4 Laura Maciel

Feminino Sub 12

1 Laura Mandelli
2 Isabelle Nalu
3 Alexia Monteiro
4 Luiza Rosa

Iniciantes Sub 14

1 Caetano Silveira
2 Samuel Joquinha
3 Noah Machado
4 Lukas Camargo

Petiz Sub 10

1 Kailani Rennó
2 Anuar Chiah
3 Keoni Renno
4 Yuri Gabriel

Infantil Sub 12

1 Antonio Vitorino
2 Lukas Camargo
3 Kailani Renno
4 Anuar Chiah

Master

1 Adriano Camargo
2 Adriano Lemos
3 Roni Ronaldo
4 Gustavo Forneck