Capítulo Perfeito

Rui Costa dá a letra

Idealizador do Capítulo Perfeito, Rui Costa fala sobre a sétima edição do evento em águas portuguesas.

0
Rui Costa em ação nas ilhas Mentawai, Indonésia.Gonçalo Ruivo
Rui Costa em ação nas ilhas Mentawai, Indonésia.

Competição especial de tubos, o Capítulo Perfeito tem janela de espera até o dia 31 de janeiro para ser realizado nas ondas de Carcavelos, Portugal.

O evento é realizado nos moldes da consagrada Rip Curl Cup, em Padang, Indonésia, e do Royal Barrique, em Hossegor. Como nesses campeonatos, o que conta é o tubo, a manobra mais clássica do surfe.

Os 16 convidados, incluindo os brasileiros Bruno Santos, Pedro Scooby e Lucas Chumbo, foram pré-selecionados por uma comissão de experts (que incluiu jornalistas do Waves) e depois foram escolhidos pelo público online.

Na entrevista abaixo, Rui Costa, idealizador do campeonato, fala sobre a sétima edição do Capítulo Perfeito.

Qual o motivo da escolha de Carcavelos?

É uma onda menos conhecida a nível internacional, mas em Portugal é talvez uma das praias mais conhecidas. Foi onde o surfe começou no nosso país, foi onde rolaram os primeiros campeonatos.

Principalmente, é uma onda poderosa, tubular. É muito parecida com Supertubos: quebra perto da areia, nos dias bons é só tubo. Além disso, fica em Cascais, perto de Lisboa, em uma das zonas mais populosas do país. Por isso esperamos um grande público assistindo na praia.

Quais as condições ideais para ter ondas boas e tubulares em Carcavelos?

As condições ideais são semelhantes a Supertubos, pois ambas as praias são viradas a sul-sudoeste. Portanto é uma ondulação grande de noroeste a sudoeste, idealmente acima de 4 metros. Se for de sul, pode ser menor, mas nessa época do ano ondulação de sul costuma vir com vento forte do mesmo quadrante, o que não é ideal. O terral é norte ou nordeste.

Três brasileiros participam esse ano. Na sua opinião, quais as perspectivas deles no campeonato?

São surfistas bem diferentes, mas todos se sentem muito à vontade em ondas pesadas. É um campeonato pequeno, 16 surfistas ao todo, vejo que os três de boas chances de ganhar.

O Brasil tem muitos beach breaks tubulares, todos os surfistas brasileiros que participaram se deram bem: Basta ver o Bruno Santos, que ganhou em 2015, em Carcavelos. O Lucas Chumbo também foi finalista na última edição em Nazaré.

Por que um período de espera tão longo?

Queremos que seja realmente o melhor dia do inverno português. Queremos que todos saiam da praia com a sensação de que foi um dia perfeito de surfe, tanto o público como os atletas. O objetivo é encontrar Carcavelos num dia perfeito tem tubos incríveis, mas bem desafiadores. Monitoramos constantemente as condições para acertar o dia em cheio.

Acredita que esse modelo de prova possa ganhar cada vez mais força?

Penso que existe essa oportunidade. O público quer ver eventos em ondas boas, não em meio metro maral. Claro que existe uma logística difícil, e em termos de broadcast pode ser mais difícil de colocar, mas não deixa de ser a melhor resposta à procura do consumidor final: os melhores surfistas em ondas boas.