Circuito ASJ

Polo em alta na Joaca

Marco Polo fatura categoria Open na segunda etapa do circuito local da praia da Joaquina, em Florianópolis (SC).

0

Dando sequência ao calendário de eventos de 2018, a segunda etapa do Circuito OP ASJ de Surf Amador 2018 foi finalizada no último domingo (15), na praia da Joaquina, Florianópolis (SC).

Organizado pela Associação de Surf da Joaquina (ASJ) e com apresentação da Ocean Pacific (OP), o evento reuniu 92 surfistas divididos em 12 categorias para um dos circuitos locais mais tradicionais de Santa Catarina.

A etapa distribuiu pranchas e kits, totalizando 15 mil reais de premiação. No final do ano, os campeões do ranking nas categorias Júnior e Open receberão passagens para o Peru e México, respectivamente.

Quando o assunto é campeonato de surfe na Joaquina, a constância das ondas que fez a fama da praia mundialmente é garantia de sucesso dentro e fora da água. “Por menor que seja o tamanho do swell, a Joaquina oferece ondas com excelente qualidade para a realização de um campeonato de surfe”, declara Flávio Caldas, diretor técnico da ASJ e árbitro que integra o quadro oficial da Fecasurf (Federação Catarinense de Surf) e da WSL South America.

O final de semana ensolarado com temperaturas agradáveis nada lembrou o inverno na região sul. Boas ondas, com séries quebrando acima de meio metro encaixaram com perfeição milimétrica no banco de areia da Joaca. “O mar está muito bom para a disputa de um campeonato de surfe: liso, perfeito e com vento terral”, comenta o local João Godoy durante o primeiro dia de disputas.

A categoria Surf Adaptado foi decidida na última bateria do sábado, aproveitando as boas condições das ondas. O título foi para o surfista de Itajaí (SC) Jonathan Borba, que literalmente saiu do ônibus para a decisão. Ele chegou atrasado à bateria quando faltavam 8 minutos para o término, e ainda conseguiu pegar três ondas que lhe deram o título da etapa.

“Estava treinando em Itajaí de manhã, quando recebi uma mensagem dizendo que alteraram o cronograma e nossa bateria rolaria no final de tarde. Comecei a colocar a roupa de borracha ainda dentro do ônibus perto da Joaquina e achei que não ia dar tempo”, revela o campeão, que foi aplaudido pelo seu esforço por seus oponentes dentro da água.

Domingo de finais Mesmo diminuindo no domingo, as ondas continuaram com boa formação para o encerramento da etapa. As finais do surfe feminino tiveram três campeãs diferentes, com as vitórias de Sannia Antunes na Feminino Open, Kyany Hyakutake na Feminino Sub 16 e Isabela Bonatto na Feminino Sub 12.

As categorias de base são um atrativo nos eventos pelo Estado, com a presença dos jovens atletas acompanhados de seus pais, dando um ar familiar às disputas durante o final de semana.

O catarinense Ryan Martins teve um domingo de alegrias na Joaquina, marcando presença em três decisões e vencendo uma. O local da praia do Santinho foi o campeão da categoria Petiz, com duas ondas fortes que fizeram a diferença a seu favor na final.

Outro destaque do final de semana foi Keone Roitman, de 10 anos. Filho de brasileiros, o garoto nasceu no Havaí,e está de férias no Brasil. “O Keone começou a competir em 2017 nos circuitos da NSSA e HSA no Havaí, e ficou em segundo lugar numa etapa neste ano”, revela Thiago Roitman, pai do atleta. “O evento está demais, com um excelente nível técnico e organização impecável. O pessoal de lá deveria aprender aqui com a ASJ como se organiza um campeonato”, conclui Roitman.

Keone impressionou com uma linha de surfe madura para sua pouca idade. Ele venceu com folga a categoria Infantil, marcando uma das maiores notas da prova (8.50), que lhe ajudou a totalizar 15.75 pontos de somatório.

Diretamente de Balneário Camboriú (SC), Takeshi Oyama veio disputar o evento de seu patrocinador e fez bonito, ficando com o título da Iniciantes numa bateria apertada contra João Vitor Guimarães (2º) e Artur Arruda (3º), e Ryan Martins (4º).

As categorias Mirim e Júnior tiveram belas disputas e viradas de resultados, mostrando a qualidade e o nível dos atletas que disputam o circuito ASJ. Daniel Gehlen apostou no surfe ágil para vencer a Mirim, por uma pequena diferença em relação ao segundo colocado Luan Silveira.

Na sequencia, Uriel Batista repetiu o resultado da primeira etapa e dominou a situação com folga na final Junior. Com a vitória, Uriel disparou na liderança do ranking, e segue firme em busca da passagem para o Peru oferecida pela Liquid Trips ao campeão da categoria no final da temporada.

As categorias Open, Master e Local contaram com a presença de grandes nomes do surfe catarinense, como Guga Arruda e Marco Polo, que já foram campeões profissionais em Santa Catarina, e continuam afiados quando o assunto é competição

Após um longo tempo sem competir, Guilherme Tranquilli sentiu novamente a satisfação de vencer um campeonato e ficou com o título da Local. Guga Arruda confirmou o favoritismo na categoria Master e ficou com o título da etapa.

A última decisão foi na categoria Open, com uma disputa equilibrada entre os quatro finalistas. O ex-Top CT Marco Polo já havia marcado a maior nota do evento (9.25) durante a semifinal, e colocou seu backside em ação nas esquerdinhas perfeitas da Joaca, para vencer a Open e entrar na briga pela passagem para o México oferecida ao campeão do ranking 2018 pelo Puerto Escondido Quiosque Mexicano .

A diferença entre os quatro finalistas foi pequena e nos segundos finais, Ramiro Rubim, ainda arrancou 8.80 para roubar a segunda posição de João Godoy, vencedor da etapa de abertura do circuito e líder do ranking nesse momento.

A terceira e última etapa do Circuito OP ASJ de Surf Amador 2018 será dias 9 e 10 de dezembro, e contará com a categoria Pro/aM, que assim como no ano passado, premiará os finalistas com dinheiro.

A segunda etapa do Circuito ASJ de Surf Amador 2018 teve a apresentação da Ocean Pacific (OP). Patrocínio: Puerto Escondido Quiosque Mexicano e Liquid Trips. Apoio: SDA Surfing, Hot Glass, Mix Fins, Kxo Surfboards, Restaurante Pedra Careca, Rhyno, Tick Deck, Ilha Store, Tropical Brasil, Tikehau Surf Shop, Goda´s, Mormaii Joaquina, Panificadora Lisboa, Boletim de Olho no Mar, In Paradise e Magic Island Wax. Realização: ASJ (Associação de Surf da Joaquina). Supervisão técnica: Fecasurf (Federação Catarinense de Surf).

Resultados

Open

1 Marco Polo
2 Ramiro Rubim
3 João Godoy
4 Guilherme Tranquilli

Júnior

1 Uriel Sposaro
2 Máximus Petrina
3 Daniel Gehlen
4 João Godoy

Mirim

1 Daniel Gehlen
2 Luan Silveira
3 Matheus Vidal
4 Maximus Petrina

Iniciantes

1 Takeshi Oyama
2 João Vitor Guimarães
3 Arthur Arruda
4 Ryan Martins

Master

1 Guga Arruda
2 Jussemir Junior
3 Guilherme Bernardini
4 Jorge Correa

Infantil

1 Keone Roitman
2 Gabriel Ogasahara
3 Pedro Souza
4 Ryan Martins

Petiz

1 Ryan Martins
2 Keoni Rotman
3 Maddox Petrina
4 Isabella Bonnato

Feminino Open

1 Sannia Antunes
2 Pâmella Mel
3 Kiany Hyakutake
4 Laura Raupp

Feminino Sub 16

1 Kyany Hyakutake
2 Pâmella Mel
3 Laura Raupp
4 Iasbella Bonatto

Feminino Sub 12

1 Isabella Bonnatto
2 Maria Amélia Autuori
3 Luiza Rosa
4 Sofia Rocha

Surf Adaptado

1 Jonathan Borba
2 Gelder Costa
3 Robson Gasperi
4 Silvana Helena

Local

1 Guilherme Tranquilli
2 Ronaldo Silveira
3 Pedro Souza
4 Gabriel Nasa