Instituto Gabriel Medina

Pódios no Rio

Instituto Gabriel Medina comemora dois títulos e três vitórias na etapa final do Rip Curl Grom Search.

0
Já garantida em 2019, Sophia Medina também representará o Brasil na final internacional do evento em 2020.

O ditado barba, cabelo e bigode é usado no esporte para aquela apresentação perfeita e cabe muito bem nos resultados do Instituto Gabriel Medina (IGM) na etapa decisiva do Rip Curl Grom Search 2019, um dos principais campeonatos de base do País, na Praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ), no último final de semana (23 e 24).

A equipe garantiu, nada menos, que os dois principais títulos do Circuito, com Caio Costa campeão Mirim e Sophia Medina, bicampeã Feminina, ambos para atletas com até 16 anos.

Para completar a festa, o time teve nove atletas nas quatro finais da etapa, com três vitórias, um aproveitamento espetacular e consolidando o IGM como referência na preparação de novos valores do surfe. Na Mirim, um motivo a mais para festejar, com a decisão 100% do Instituto, com Diego Aguiar, vencedor, Caio Costa em segundo, Rodrigo Saldanha em terceiro e Sunny Pires em quarto. Na Feminina, Sophia venceu a disputa para garantir seu segundo título seguido e Isabela Saldanha fez dobradinha, em segundo lugar.

Já entre os caçulas da Grommet (sub 12), Murillo Coura foi o vencedor, com Ryan Coelho em quarto lugar, a mesma colocação que Guilherme Fernandes garantiu na Iniciante (sub 14). Ainda nas comemorações, Didi Aguiar terminou como vice-campeão da Mirim, categoria que o IGM teve seis atletas entre os dez melhores da temporada. Murillo Coura foi o segundo do ranking Grommet e também o quarto na categoria acima, a Iniciante, onde Sunny Pires ficou em terceiro e Guilherme Fernandes em quinto. Outro destaque foi Sophia Gonçalves em quarto entre as meninas.

Campeão Mirim, Caio Costa também carimba o passaporte para a final internacional.

Com os títulos, Caio e Sophia serão os representantes do Brasil na final internacional do Rip Curl Grom Search no próximo ano, em algum lugar do mundo. A bicampeã também estará no evento mundial desta temporada, já confirmado para maio na Costa Rica.

“Eu sabia que tudo era possível, me esforcei muito, treinei bastante. Fiquei calma e na final dei meu máximo. Eu consegui controlar a minha mente, surfar bem, graças a Deus, e achar as ondas boas”, vibrou Sophia, que é orientada pelo técnico Gilmar Pulga.

“Desde o ano retrasado eu treino no Instituto do meu irmão e lá me esforço muito todos os dias. Acordo cedo, me dedico. Escolhi o surfe para ser o meu esporte e vou sempre me esforçar. Nunca vou parar de fazer isso e vou treinar cada dia mais”, ressaltou a bicampeã, que na final venceu usando a lycra amarela, a cor usada pela WSL para o líder do ranking e que seu irmão foi campeão.

“Logo que coloquei a lycra, lembrei do Gabriel. De cada momento dele, como fica calmo. Ele é minha inspiração e peguei todas as coisas boas que ele faz e me ensinou e tentei fazer tudo isso na bateria”, contou.

Murillo Coura vence última etapa e termina ranking da categoria Grommet na segunda colocação.

Caio também festejou muito a conquista e ressaltou a importância dos treinos no Instituto “Eu treino no IGM todos os dias da semana e está dando tudo certo. Ser campeão do Circuito é o resultado de todo o treino. Dedico esse título ao meu pai e ao Alex Leco, o meu treinador”, afirmou.

Diego Aguiar também falou da preparação feita no IGM, em Maresias. “Este ano eu entrei para o Instituto, estou pegando pesado nos treinos todos os dias e, com certeza, é reflexo do que eu plantei. Queria agradecer ao Gilmar Pulga e toda a galera do IGM, que ajudou”, comentou.

A primeira vitória no Rip Curl Grom Search também foi muito comemora por Murillo Coura. “Foi uma emoção muito grande. Foi a minha primeira vitória e fiquei muito feliz. Quero agradecer meu pai, que me ajuda muito, meu técnico Gilmar Pulga e ao IGM, que me dá grande estrutura”, destacou.

O time viajou para o Rio de Janeiro com 23 atletas, com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania. Os surfistas foram orientados por três treinadores, com o reforço do diretor técnico, Charles Serrano Rodrigues, o Charlão, da presidente da entidade, Simone Medina, e do diretor Márcio Yagui.

Diego Aguiar domina categoria Mirim na última etapa e bate na trave no ranking geral.

Rip Curl Grom Search 2019

Ranking final

Mirim

1 Caio Costa – 1.556
2 Diego Aguiar – 1.531
6 Gabriel Dias – 1.043
7 Rodrigo Saldanha – 833
9 Cauã Gonçalves – 813
10 Sunny Pires – 809
13 Renan Rodrigues -669
16 Kalany Ratto – 537
18 Guilherme Fernandes – 432

Feminina
1 Sophia Medina – 1.900
3 Isabela Saldanha – 1.710
4 Sophia Gonçalves – 1.385
15 Camilly Oliveira – 432

Iniciante

3 Sunny Pires – 1.430
4 Murillo Coura – 1.385
5 Guilherme Fernandes – 1.011
13 Ryan Coelho – 716
13 Davi Reina – 716

Grommet

2 Murillo Coura – 1.729
6 Ryan Coelho – 1385
11 Matheus Neves – 537
11 Enzo Yagui – 537

Resultados da segunda etapa

Mirim

1 Diego Aguiar
2 Caio Costa
3 Rodrigo Saldanha
4 Sunny Pires
5 Gabriel Dias
7 Cauã Gonçalves
10 Kalany Ratto
10 Renan Rodrigues
13 Guilherme Fernandes
25 Fabricio Rocha
25 Chandler Ribeiro
37 Lucca Cassemiro
37 Higor Souza

Feminina

1 Sophia Medina
2 Isabela Saldanha
5 Sophia Gonçalves
19 Camilly Oliveira

Iniciante

4 Guilherme Fernandes
5 Murillo Coura
7 Ryan Coelho
9 Sunny Pires
17 Davi Reina

Grommet

1 Murillo Coura
4 Ryan Coelho
10 Matheus Neves
10 Enzo Yagui