Surf Talentos

Luã larga na frente

Luã Silveira vence primeira etapa do Circuito Surf Talentos na categoria Sub 18; Kiany Hyakutake leva a melhor entre as mulheres.

0
Luã Silveira domina as ações da categoria Sub 18.

Os primeiros campeões da temporada do Circuito Surf Talentos Oceano foram conhecidos no último final de semana (8 e 9) na Prainha, São Francisco do Sul (SC). A tradicional etapa de início de ano contou com a presença de alguns dos melhores atletas amadores do País e abriu o calendário da Fecasurf (Federação Catarinense de Surf).

Clique aqui para ver as fotos

As condições estavam difíceis e melhoraram ao longo do campeonato, com ondas atingindo mais de 1 metro para a disputa de oito categorias. “Está bem irregular lá dentro, com paredes indefinidas e junções pesadas, mas mesmo assim sempre surgem bons momentos nas ondas da Prainha”, revela o surfista local Arthur Romão.

No sábado (8) foram definidos os campeões das categorias Sub 18, Sub 16, Sub 14 e Sub 12. A Sub 14 abriu a sequência de finais com três catarinenses e um paranaense. Antonio Vitorino levou a melhor e ficou com o título da divisão. Lukas Camargo (PR) foi o vice-campeão, seguido de Takeshi Oyama (3º) e Ryan Martins (4º).

João Vitor Guimarães conquistou sua primeira vitória como amador no circuito catarinense, virando o resultado no último instante pra cima de Lucas Machado na Sub 16. Kayki Araújo (3º) e Noah Machado (4ª) completaram a final.

Kiany Hyakutake leva a melhor entre as meninas de até 18 anos.

O surfista de Ubatuba (SP) Kailani Rennó se deu bem e dominou a final Sub 12, vencendo por uma boa margem seus oponentes Henrique Venceslau (2º), Yuri Gabriel (3º) e Ryan Martins (4º).

A decisão Sub 18 encerrou as finais de sábado com um confronto eletrizante, reunindo quatro expoentes do surfe catarinense. Luã Silveira é o atual campeão estadual da categoria, e começou bem a defesa do título conquistado em 2019, vencendo a primeira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2020.

A disputa foi acirrada e a diferença de pontos entre os finalistas foi pequena. Luiz Mendes (2º), Arthur Romão (3º) e Murilo Brandt (4º) deram números finais à primeira batalha do ano entre os surfistas Sub 18 no estado.

Antes das finais de domingo, aconteceu o primeiro Fast Heat Oceano 40 do ano, com a bateria de apresentação que celebra as quatro décadas de história da marca Oceano.

Kailani Rennó larga na frente no ranking da Sub 12.

A “disputa” simbólica de 15 minutos reuniu surfistas que fizeram parte da história da empresa na região: Vinícius Constante, Greg Cordeiro, Peterson Thomaz, Erson Corrêa, Murilo Reck e Leandro Silva fizeram uma apresentação de gala nas ondas de 1 metro na Prainha.

“Desde 2003 que não competia, e participar de uma bateria festiva como essa da marca que me patrocinou por muitos anos quando estava na ativa, e junto com grandes amigos foi sensacional”, declarou Vinícius Constante, ex-surfista profissional e árbitro do quadro oficial da Fecasurf.

Finais de domingo O último dia do evento teve a realização das categorias Femininas Sub 12, Sub 14, Sub 18 e a Sub 10 Mista pra fechar a primeira etapa do ano no circuito.

Kiany Hyakutake é um dos nomes fortes dessa nova geração do surfe feminino catarinense, e começou a temporada com vitória, largando na frente do ranking Fecasurf e Surf Talentos Oceano 2020 na Feminino Sub 18.

Maya Carpinelli comemora vitória na Sub 14 feminina.

Maya Carpinelli festejou muito sua primeira vitória em uma etapa do circuito catarinense amador. A surfista de Garopaba (SC) mostrou grande evolução em suas performances, e mostrou que vai brigar pelo título da categoria Sub 14 neste ano.

Entre as meninas da Sub 12, Luara Mandelli se deu bem e levou o título para Matinhos (PR). Fechando a etapa de abertura do Circuito Surf Talentos Oceano, a Sub 10 Mista também teve estreante no lugar mais alto do pódio, com a vitória de Michel Demétrio.
Os campeões de cada categoria receberam um cheque de R$ 500 oferecidos pela SRS Surfboards e entregue pelo shaper Rodrigo Silva.

Ações ambientais A ação de limpeza de praia contou com aproximadamente 50 pessoas nos dois dias, 30 delas eram crianças da região e atletas, que ouviram orientações de segurança e conteúdos de educação ambiental.

Elas foram divididas em duas equipes que atuaram nos lados sul e norte da Prainha, recolhendo cerca de 30 quilos de resíduos (garrafas de vidro, latas, embalagens plásticas, bitucas de cigarro e micro-lixo) das areias da praia.

Michel Demétrio no topo da Sub 10.

A parceria entre o Projeto Keep The Ocean Blue e a Paviloche Sorvetes foi um sucesso, totalizando 655 garrafas PET coletadas e que não terão como destino os oceanos. Todos esses resíduos serão somados ao material da coleta seletiva realizada no evento pela Carbo Brasil e transformados em produtos com certificação Consciência Circular. O destino final desse material está sendo encaminhado pela ONG Eco Local Brasil.

O Açaizeiro trouxe 20 mudas de Palmeira Jussara (Eutherpe edulis) que estão sendo doados para a associação de surf local. Estas mudas compensarão a emissão de Gases de Efeito Estufa do evento, inventariada pela certificação CarbonOk.

Na parte de orientação física, o Centro de Treinamento Clube 27 montou um pequeno estúdio e recebeu muitas crianças, que tiveram uma aula direcionada à prática do surfe.
O Sistema Caução da empresa Meu Copo Eco esteve disponível para o grande público que compareceu nos dois dias de evento. Essa ação foi utilizada junto ao bebedouro de água potável cedido pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul (SC).

A Mini Kalzone e Silverbay apresentam Circuito Surf Talentos Oceano 2020 teve patrocínio da SRS Surfboards, Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul e Sibon Chaters. Co-Patrocínio: Lord, Kbral Auto Peças e Dalila Textil. Apoio: Bar do Banana, Tá na Onda Restaurante, Banana Joe Lounge, Rei do Frango, Dunas House, Restaurante Navegador, Pastelaria Enseada, Pizzaria Kanto da Pizza, Pousada da Ilha, Royal Guest House, Deck 66, Hou Comida Praiana, Açaizeiro, Harry, Navegador e Açai do Chuck. Divulgação: Waves e Nas Ondas com Banana. Supervisão: ASP (Associação de Surf da Prainha) e Fecasurf. Realização: Swell Eventos.

Resultados

Sub 18

1 Luã Silveira
2 Luiz Mendes
3 Artur Romão
4 Murilo Brandt

Sub 16

1 João Vitor Guimarães
2 Lucas Haag Machado
3 Kayki Machado
4 Noah Machado

Sub 14

1 Antonio Vitorino
2 Lukas Machado
3 Takeshi Oyama
4 Ryan Martins

Sub 12

1 Kailani Rennó
2 Henrique Venceslau
3 Yuri Gabriel
4 Ryan Martins

Sub 10

1 Michel Demétrio
2 Cauã Demski
3 Keone Rennó
4 Cristhoper Lopes

Feminina Sub 18

1 Kiany Hyakutake
2 Ana Luiza Romão
3 Yasmin Dias
4 Rafaela Novalski

Feminina Sub 14

1 Maya Carpinelli
2 Luara Mandelli
3 Gabriely Vasque
4 Alexia Monteiro

Feminina Sub 12

1 Luara Mandelli
2 Natália Gerena
3 Luiza Rosa
4 Julie Arissa