Surf Talentos

Itajaí acirra disputa

Com briga acirrada pela liderança do ranking, Circuito Surf Talentos desembarca nos dias 1 e 2 de junho em Itajaí (SC).

0
Hedieferson Júnior defende a liderança da categoria Júnior.

Válida pelo circuito catarinense amador, a segunda etapa do Surf Talentos Oceano 2019 acontece nos dias 1 e 2 de junho em Itajaí (SC).

O evento pode acontecer na Praia Brava ou no Atalaia, dependendo das melhores condições do mar. As categorias em jogo são Iniciantes, Infantil, Feminino Open, Feminino Mirim, Feminino Sub 12, Mirim, Júnior e Petiz.

O campeonato somará 6.000 pontos para o ranking SCQS da Fecasurf (Federação Catarinense de Surf), contribuindo para determinar os campeões estaduais catarinenses de 2019.

Júnior

Na principal categoria do circuito, na qual o campeão ganha hospedagem nas Ilhas Mentawai, Indonésia, Hedieferson Júnior saiu na frente ao vencer a primeira etapa. No ano passado a categoria foi vencida pelo paranaense Edson De Prá, que se profissionalizou e não está competindo o evento em 2019. Hedieferson é seguido pelos catarinenses Walley Guimarães, Luiz Mendes e Luã Silveira.

Mirim

A categoria Mirim foi vencida em 2018 pelo Artur Romão, porém em 2019 ele iniciou a disputa na terceira colocação. Luã Silveira foi o grande campeão da primeira etapa, tendo Heitor Muller na segunda colocação. Kayki Araújo encabeça o resto da lista na quarta posição.

Paranaense Anuar Chiah é o melhor na Infantil e Petiz.

Iniciantes

Heitor Muller foi o campeão da categoria Iniciantes em 2018, porém avançou para a categoria Mirim (onde já chegou conquistando a segunda colocação). Em 2019 quem começa liderando é o atleta de Piçarras, Noah Machado, com Samuel Joquinha (filho do lendário surfista Joca Junior) na segunda colocação, Yuri Barros na terceira e o paranaense Anuar Chiah na quarta.

Infantil

Arthur Zanella também avançou de categoria, deixando o caminho livre para o paranaense Anuar Chiah liderar o ranking de 2019 na categoria Infantil (em 2018, ele ficou na segunda colocação). O também paranaense Lukas Camargo ocupa a segunda colocação, seguido de Vitor Santos, do Rio Grande do Norte, e do cearense Guilherme Lemos.

Petiz

Anuar Chiah começou o ano bem, liderando duas categorias. Na categoria Petiz ele teve 100% de desempenho em 2018 e segue mantendo a liderança em 2019. Tentam superá-lo os atletas Vitor Santos, Yuri Gabriel e, representando a força feminina, a atleta Luiza Rosa Teixeira na quarta posição.

Atleta de São Chico, Ana Luiza Romão começa o ano na liderança da Feminino Open.

Feminino Open

As meninas tem dado um show à parte, mostrando uma enorme evolução em relação aos anos anteriores. A atleta de São Chico Ana Luiza Romão foi a campeã da categoria Mirim em 2018, e em 2019 começa o ano liderando a categoria Open (vencida por Andressa Carvalho em 2018, que não competiu esta primeira etapa). Logo em seguida no ranking estão as atletas Yasmin Dias, Kemely Sampaio e Kiany Hyakutake.

Feminino Mirim

Na categoria Mirim Ana Romão não teve um bom desempenho, ficando na quinta colocação, deixando Pâmella Mel assumir a liderança. Yasmin Dias está em segundo, Laura Maciel Raupp em terceiro, deixando novamente Kiany Hyakutake na quarta posição.

Feminino Sub 12

A geração de base das meninas vem com tudo. A paranaense Gabriely Vasque inicia o ano liderando o ranking, com a atleta Isabelle Nalu na segunda colocação. Maria Amélia Autuori ocupa a terceira colocação e Luara Mandelli a quarta.

Além da competição, estão sendo planejadas diversas ações ambientais, em parceria com o Projeto Keep The Ocean Blue, a ONG Eco Local Brasil, a empresa Carbo Brasil, a FAMAI (Fundação de Meio Ambiente), a UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí), a ASPI (Associação de Surf das Praias de Itajaí) e a empresa Meu Copo Eco.

O Surf Talentos Oceano 2019 é apresentado pela rede Mini Kalzone. Patrocínio: Oceano Surfwear. Apoio: Banana Wax, Sibon Charters, Kbral Autocenter e Pro-Ilha Surfboards. Nesta etapa a Prefeitura Municipal de Itajaí, por meio da FMEL (Fundação Municipal de Esporte e Lazer), também patrocina o evento.