Rip Curl Grom Search

Isabela volta afiada

Depois de temporada de treinos no Havaí, Isabela Saldanha busca o título do Rip Curl Grom Search, neste final de semana (23 e 24), no Rio de Janeiro (RJ).

0
Isabela Sunset desce a ladeira em Sunset.

A decisão do Rip Curl Grom Search 2019 promete ser acirrada. A segunda e decisiva etapa do Circuito, que este ano completa 20 anos de história no Brasil, será no final de semana (23 e 24), na Praia da Barra, no Rio de Janeiro (RJ).

Entre as disputas aguardadas está a feminina, para atletas com até 16 anos. A paulista radicada em Santa Catarina, Pâmella Mel saiu na frente, superando três paulistas, com a atual campeã, Sophia Medina, em segundo lugar, Isabela Saldanha, em terceiro, e Sophia Gonçalves, em quarto.

As quatro chegam com chances reais de título, que também tem como atrativo a vaga para a final internacional do evento, em algum lugar do mundo em 2020. “Antes do ano começar, estabeleci algumas metas e conseguir a vaga para a final internacional do Rip Curl Grom Search é, definitivamente, uma delas”, revela Isabela, a mais velha entre as quatro concorrentes, com 15 anos (completa 16 em julho).

Atleta evolui nas pistas de Rocky Point.

Vindo de uma temporada de treinos nas potentes ondas do Havaí, ela segue confiante para a etapa carioca com sua preparação. “Estou realmente muito animada. Admito que as ondas da Barra não são minhas preferidas, mas adoro um desafio”, ressalta, destacando a preparação no arquipélago mais famoso do surfe.

“Temporadas havaianas são e sempre serão, a melhor trip para se evoluir, tanto em ondas grandes, quanto pequenas. É sempre muito intenso, surf todos os dias, uma pena que esse ano fiquei duas semanas paradas por causa de uma infecção no joelho, e muita vibe boa”, fala. “Definitivamente minha onda preferida é Sunset! Essa foi minha sétima temporada, sinto que estou conseguindo me superar todos os anos, e isto pra mim é muito gratificante”, comenta.

Morando em Maresias desde o ano passado, Isabela começou a surfar ainda pequena, mas decidiu competir aos dez. No ano passado, chegou a pensar em parar de competir, mas motivada pelo pai, Richard, seguiu nas disputas, garantiu o titulo do Circuito Medina e representou o Brasil no ISA World Surfing Games, na Califórnia.

“Comecei a surfar quando eu tinha uns cinco ou seis anos, mas eu não gostava muito. Entrava na água, porque todos na família surfam e era natural ficarmos todos na praia o dia inteiro. Aí vi meu irmão evoluindo e não queria ficar para trás”, conta, destacando seu o caçula Rodrigo Saldanha, que já tem vitórias no Rip Curl Grom Search.

Nesse ano, ela passou a treinar no Instituto Gabriel Medina, em Maresias, junto com duas outras concorrentes no Rip Curl Grom Search, as Sophias Medina e Gonçalves. “Estou gostando mais do que imaginei. Está sendo uma experiência incrível e eu tenho certeza que vai acrescentar muito para a minha carreira profissional e para a minha vida inteira. É muito legal poder trabalhar com uma equipe dedicada e que se preocupa com o futuro do nosso esporte”, elogia.

Além da feminina, o Rip Curl Grom Search terá disputas na mirim, também com limite de 16 anos e valendo vaga para a final internacional, a iniciante, para atletas com até 14 anos, e a grommet, para surfistas dos 12 anos para baixo. Fora do mar, o evento contará com diversas atrações e a tradicional confraternização entre os atletas.