Campeonato do Bananinha

Evento estimula inclusão

Professor de surfe voluntário, Leandro Elias "Bananinha" reúne a galera para um dia de muita competição e diversão na praia do Porto, Imbituba (SC).

0
Gustavo Ramalho vence categoria Sub 16 na praia do Porto.

Promovido pelo surfista e professor voluntário Leandro Elias, a 18ª edição do Campeonato de Surf do Bananinha rolou no último domingo (15), na praia do Porto, Imbituba (SC).

O tradicional evento de caráter inclusivo atraiu uma legião de crianças, jovens e adultos, não só de Imbituba, mas de todo o litoral catarinense. A iniciativa de Leandro Elias “Bananinha” é reconhecida internacionalmente.

“Eu estava ansioso durante toda a semana, mas a união fez a força. Quando os amigos se juntam, tudo acaba dando certo. Sabemos o quão bom é ver uma criança sorrindo e a água salgada do mar deixa essa galera ainda mais bonita”, comenta Bananinha.

O dia não ajudou muito, amanhecendo nublado e com cara de chuva. Aos poucos o sol apareceu e o forte vento nordeste não atrapalhou em nada os grandes momentos protagonizados pela molecada.

As inscrições para participar custavam 1 quilo de alimento não-perecível, e crianças e pais fizeram uma longa fila para entregar. Um dos maiores exemplos do 18º Campeonato do Bananinha foi o jovem Kevin Nascimento.

Ele estava lá, como já havia feito em todas as outras edições, desde quando entrou no projeto social do Bananinha. Da sua chegada tímida, anos atrás, como descreveu Leandro Elias, hoje é um dos que mais interage com todos.

Molecada participa do evento em clima de confraternização.

Ao ser perguntado sobre o evento e o projeto social durante a entrega de prêmios, Bananinha respondeu: “Eu não paro porque eu gosto de acompanhar o crescimento das crianças, há uma necessidade de dar uma atenção pra elas, e a gente mora num bairro que tem muita criança. Todo mundo chega aqui e vê uma criança sorrindo. Não tem preço. Agora eu vou pra casa felizão da vida também”.

Na categoria até 10 anos, o pequeno Kauan Schneider levou a melhor ao vencer Eduardo Ferreria (2º), Francisco Olandin (3º) e Mário Cesar (4º).

Na Sub 12, o jovem aluno Santiago Valenzano, da Escola de Surf do Bananinha, acompanhado pela família foi o grande vencedor. Na semifinal ele conseguiu uma virada incrível, pulando do quarto lugar para a liderança. Santiago deixou Nathan Rosa em segundo, Pedro Ferreira em terceiro e Pedro Chanche em quarto.

Já na Sub 14, Igor Pereira evitou que Santiago fizesse dobradinha no evento, deixando-o em segundo, Nathan Rosa em terceiro e Luan Alves em quarto.

A coisa começou a ficar séria mesmo na final Sub 16. Os ‘marmanjinhos’ incendiaram a praia do Porto. Gustavo Ramalho, surfista imbitubense e que já fez parte da equipe catarinense da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), não deu chances a Michael Dimitri (2º), Lucas Gasperin (3º) e Igor Pereira (4º) na final.

Na Open, Bananinha tirou onda, mas não superou seu aluno Kevin Nascimento, um dos mais antigos alunos da Escolinha.

Bananinha se mantinha firme em busca da vitória mas, foi difícil superar os aéreos e o surfe inovador e progressivo de Kevin, que aprendeu direitinho a lição com o mestre. Na terceira colocação ficou Kauan Rosa e em quarto Lucas Nunes.

Na disputa Feminina, Vic Valenzano levou a melhor sobre Daniela Nascimento (2ª), Denise Castro (3ª) e Marina Amorim (4ª).

O 18º Campeonato de Surf do Bananinha contou com patrocínio da Silverbay, FKP Soluções em Logística e Açaí Sport De Marchi. Apoio: Empty, Fabio Carvalho Surf e Skate Shop, Imbiwave, SH Bants, Gustavo pneus, NZ, Dindus Lanches, Terra Sol, Sul Gesso, Porto dos Pães, Rosa Chá, Loft Praia da Vila, Sanaval, Go Kite, Mar John, Villa Surf, Manga Wax, Panificadora Gabriel, Churrascaria Boi Preto, 89.3 FM, Pico da Tribo, Pro Artes, Giulliê Espeling, Adocika, Mini Kalzone, Kite Nana Praia da Vila, Vitrais, Padaria Ivan, CVC, Sorveteria Ar do Mar, Madereira Santa Clara Santa Clara, Vila Surf Shop, Mastercel Vivo, Estúdio Fotográfico Mariana Rodrigues, Sicredi, Faiep, Tele Entulho Anel e Duotone.

Campeonato do Bananinha 2019

Resultados

Sub 10

1 Kauan Schneider
2 Eduardo Ferreira
3 Francisco Orlandin
4 Mario Cesar

Sub 12

1 Santiago Valenzano
2 Natan Rosa
3 Pedro Ferreira
4 Pedro Chanche

Sub 14

1 Igor Pereira
2 Santiago Valenzano
3 Nathan Rosa
4 Luan Alves

Sub 16

1 Gustavo Ramalho
2 Michael Dimitri
3 Lucas Gasperin
4 Igor Pereira

Open

1 Kevin Nascimento
2 Bananinha
3 Kauan Rosa
4 Lucas Nunes

Feminino

1 Vic Valenzano
2 Daniela Nascimento
3 Denize Castro
4 Marina Amorim