Rip Curl Grom Search

Kiany em grande fase

Líder do ranking, Kiany Hyakutake vai em busca do título do Rip Curl Grom Search na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).

0
Kiany Hyakutake compete pela primeira vez na Barra da Tijuca.Matusa Gonzaga / @matusa72
Kiany Hyakutake compete pela primeira vez na Barra da Tijuca.

Vitoriosa na etapa de abertura em Garopaba (SC), a catarinense Kiany Hyakutake quer repetir a dose na final do Rip Curl Grom Search 2020 neste final de semana (15 e 16), na Praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).

A segunda e decisiva etapa do Circuito reunirá quatro categorias, a Feminina e a Mirim, para surfistas com até 16 anos; a Iniciante, com limite de 14 anos; e Grommet, com os atletas de 12 anos para baixo. As inscrições seguem abertas para as categorias masculinas, enquanto que entre as meninas todas as vagas já foram preenchidas.

Mais do que o tradicional título, disputado pelo 21º ano seguido, os campeões do ranking na Mirim e na Feminina garantem vagas para a final internacional do evento, no próximo ano, em algum lugar do mundo.

A competição mundial já evidenciou grandes nomes, como as australianas Stephanie Gilmore, nada menos que sete vezes campeã mundial, e Tyler Wright, bicampeã do mundo; a brasileira Tatiana Weston-Webb e a norte-americana Caroline Marks, atual vice-campeã do Championship Tour.

“A expectativa é grande e tenho me dedicado muito nos meus treinos. Nunca surfei na Barra da Tijuca, mas vi alguns vídeos daquela onda e é muito parecida com a que tenho em frente da minha casa, onde treino diariamente, então estou bem animada e confiante. Fiquei feliz em vencer em Garopaba e espero fazer o mesmo no Rio”, diz a surfista de Florianópolis.

Atleta vem de grandes resultados no litoral catarinense.

No ranking, ela terá como rivais diretas as paulistas Kemily Sampaio, que desponta como uma das grandes revelações, e Sophia Medina, que tenta o inédito tri feminina no Rip Curl Grom Search. Apesar de ser bicampeã, a irmã caçula do bicampeão mundial Gabriel Medina não intimida a líder do ranking.

“Eu não me preocupo muito com as adversárias, faço a minha parte sem pressão”, explica a atleta, sabendo da importância de disputar a final mundial. “Acho que é uma oportunidade muito grande de poder mostrar meu surf e conseguir um patrocinador”, completa.

Últimas vagas Nas três categorias masculinas restam poucas vagas e quem ainda não garantiu participação na etapa da Barra pode fazer sua inscrição até quinta-feira com a Federação do Estado do Rio de Janeiro – Feserj, pelo endereço eletrônico [email protected], aos cuidados de Mari.

O e-mail deve conter, obrigatoriamente, o nome de competição, estado de residência, e anexadas cópia do documento de identidade com foto e carta de autorização preenchida e assinada pelo responsável legal do atleta.

A Feserj validará as informações, retornando o e-mail, com o prazo para o pagamento da inscrição na conta da entidade – Banco Itaú Unibanco, agência 4.074, cc 14.333-2 – CNPJ 01.920.708/0001-23. A taxa é de R$ 130,00 e serão aceitos somente pagamentos via transferência eletrônica pela internet ou na boca do caixa em dinheiro.

O Rip Curl Grom Search 2020 é uma realização da Rip Curl. Patrocínio: GoPro e Brazinco. Apoio: Jandaia Cadernos, Loja Rip Curl Garopaba, Prefeitura de Garopaba, Lojas WQSurf, Loja Rip Curl Barra Shopping e Prefeitura do Rio de Janeiro. Supervisão: Fecasurf e Feserj. Organização: Swell Promoção e Produção de Eventos. Cobertura: FMA Notícias e Gestão ambiental da ONG Eco Local Brasil.