Rip Curl Grom Search

Finais agitam a Barra

Campeões do Rip Curl Grom Search 2020 serão conhecidos neste final de semana (15 e 16) na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).

0
Líder do ranking Mirim, Kayki Araújo está escalado na quarta bateria do dia.Matusa Gonzaga / @matusa72
Líder do ranking Mirim, Kayki Araújo está escalado na quarta bateria do dia.

Os campeões do Rip Curl Grom Search 2020 serão conhecidos neste final de semana (15 e 16) na segunda e decisiva etapa na Praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ). As disputas começam às 8 horas, entre os postos 5 e 6, e terão transmissão ao vivo pela internet. Uma das grandes atrações é a definição das vagas para a final internacional do evento, em 2021, em algum lugar do mundo, para os campeões da Mirim e da Feminina, que têm limite de 16 anos.

Também estarão em ação as categorias Iniciante (sub 14) e a Grommet (sub 12). Os surfistas da Mirim são os primeiros a entrar no mar. O líder do ranking, Kayki Araújo, baiano radicado em Santa Catarina, está escalado para a quarta bateria, enquanto que o paulista Caio Costa, vice-líder e defendendo o título, surfa duas depois. As outras três categorias também competem no primeiro dia e, dependendo das combinações de resultados, os títulos já podem ser decididos por antecipação.

“Fiquei feliz em ter conquistado o primeiro lugar em Garopaba e estou bem confiante de novo. A Barra é um lugar que já competi bem, me identifiquei com a onda”, afirma o líder Kayki Araújo, que sabe que terá um grande rival na disputa pelo título. “Acho importante ter o Caio como adversário. Ele é sinistro, puxa muito o nível da bateria e dá mais sangue nos olhos de ganhar”, comenta.

O surfista de Itacaré, que hoje mora em Florianópolis, sabe da importância de entrar numa galeria de campeões, em nível nacional, como Gabriel Medina e Filipe Toledo, por exemplo, e mais do que isso, garantir a vaga para a final mundial. “É um dos sonhos que quero realizar, muito importante para a carreira. Ter Medina, Filipe como referência, me instiga muito mais. Estou no foco só pensando nisso. Mentalizando esse título. Acredito que vai dar tudo certo”, fala.

Meio ambiente Fora do mar, a etapa contará com várias atrações, como a área vip para os competidores, oferecendo frutas aos atletas no café da manhã e estrutura para que todos tenham conforto nos momentos de folga entre as baterias, além de massoterapeuta e futmesa. Outros atrativos são a pintura de pranchas com o artista Marcello Macarrão para os surfistas, pipas personalizadas e cama elástica.

O sábado também terá a tradicional confraternização com atletas, pais e técnicos, comprovando o slogan “muito mais do que um campeonato de surfe”. Já na questão ambiental, são distribuídas mudas nativas e a ONG Eco Local Brasil fará a limpeza da praia, com a gestão de resíduos. Os atletas receberão raspadores de parafina, feitos com resíduos plásticos coletados na etapa inicial em Garopaba, uma ação desenvolvida pelo Projeto Raspe Bem.

O Rip Curl Grom Search 2020 é uma realização da Rip Curl. Patrocínios: GoPro e Brazinco. Apoio: Jandaia Cadernos, Loja Rip Curl Garopaba, Prefeitura de Garopaba, Lojas WQSurf, Loja Rip Curl Barra Shopping e Prefeitura do Rio de Janeiro. Supervisão:  Fecasurf e Feserj. Organização: Swell Promoção e Produção de Eventos. Cobertura: FMA Notícias. Gestão ambiental: ONG Eco Local Brasil.