Rip Curl Grom Search

Foco ambiental no Sul

Rip Curl promove trabalho ambiental em parceria com a ONG Eco Local Brasil em Garopaba (SC).

0
Mutirão de limpeza da praia contou com 40 pessoas, a maioria crianças.Matusa Gonzaga
Mutirão de limpeza da praia contou com 40 pessoas, a maioria crianças.

Com a proposta de se tornar o circuito amador mais sustentável do Brasil, o Rip Curl Grom Search 2020 deu um ótimo exemplo no gerenciamento de resíduos em sua etapa inicial, nos dias 25 e 26 de janeiro, na Praia da Ferrugem, em Garopaba (SC).

O evento recebeu o Selo Zero, da ONG Eco Local Brasil, significando que todos os detritos gerados na etapa (secos, orgânicos, descartáveis e outros) tiveram um descarte certificado e sustentável, sem a utilização de aterro sanitário e priorizando a sobrevida de 100% desse material.

No total, foram recolhidos 160,6 quilos de resíduos, 138 kg na ação ambiental de limpeza da praia, no sábado, que contou com 40 pessoas, a maioria crianças, promovendo um trabalho de conscientização entre os mais novos. Foram disponibilizadas lixeiras identificadas junto ao evento, bem como no palanque e na área dos atletas.

“Também foi montada uma estrutura de segregação e triagem destes resíduos, conforme eram gerados, com os orgânicos separados em uma composteira e os demais por categorias”, explicou o diretor da ONG, Filipe Oliveira.

Todos os resíduos gerados nos dois dias do evento foram encaminhados para a sobrevida pela Eco Local Brasil e os resíduos plásticos coletados serão transformado em 150 raspadores de parafina, entregues aos atletas na etapa final, na Praia da Barra, no Rio de Janeiro, nos dias 15 e 16 de fevereiro. “Reutilizaremos plásticos coletados na praia em parceria com o Projeto Raspe Bem, que produzirá os raspadores”, explica Filipe.

“Será emitido a Declaração de Descarte Consciente dos resíduos sólidos coletados no evento, atestando a sobrevida de todos os materiais recebidos, sejam para encaminhar para a indústria, transformação de orgânicos em adubo ou para serem processados e reusinados em produtos sustentáveis pela CarboBrasil, além dos que foram aplicados na produção dos raspadores”, complementou.

O gerente de marketing da Rip Curl no Brasil, Fernando Gonzalez, também destacou a doação de mudas de aroeira, ipê roxo e araçá para o público. “Tivemos um trabalho, principalmente, de conscientização com essa garotada. Nosso objetivo é transformar o Rip Curl Grom Search no circuito de surfe amador mais sustentável do País e o caminho está indo muito bem. Vamos seguir na final, na Barra”, comentou.

Inscrições Boa parte dos atletas que competiram na abertura do Circuito, em Garopaba, já garantiu a participação na final da Barra, se inscrevendo no próprio palanque. Quem ainda não assegurou vaga, poderá se inscrever a partir da terça-feira na Feserj.

Vale lembrar que na etapa inicial, o baiano de Itacaré, radicado em Florianópolis, Kayki Araújo, e a catarinense Kyane Hyakutake foram os vencedores na Sub 16. Na Sub 14, o primeiro lugar ficou com o paulista Murillo Coura, enquanto que na Sub 12, mais uma vitória para Santa Catarina, com Ryan Martins. Fora do mar, além das ações ambientais, os atletas contaram com várias atrações, como cama elástica, futmesa e ativações da GoPro e Brazinco, patrocinadores do Circuito.

Outra grande atração foi a tradicional confraternização, realizada em todas as etapas, com atletas, pais e técnicos, confirmando que o Rip Curl Grom Search é “muito mais do que um campeonato de surfe”.

O Rip Curl Grom Search 2020 é uma realização da Rip Curl. Patrocínio: GoPro e Brazinco. Apoio: Jandaia Cadernos, Loja Rip Curl Garopaba, Prefeitura de Garopaba, Lojas WQSurf, Loja Rip Curl Barra Shopping, Prefeitura do Rio de Janeiro, Supervisão da Fecasurf e Feserj. Organização: Swell Promoção e Produção de Eventos. Cobertura: FMA Notícias. Gestão ambiental: ONG Eco Local Brasil.