Rip Curl Grom Search

Estrelas na área

Gabriel Medina, Peterson Crisanto, irmãos Pupo e outros atletas prestigiam a novação no Rip Curl Grom Search em Garopaba.

0
Rip Curl Grom Search inicia as comemorações dos 20 anos do Circuito no Brasil com várias atrações em Garopaba.Basílio Ruy
Rip Curl Grom Search inicia as comemorações dos 20 anos do Circuito no Brasil com várias atrações em Garopaba.

A comemoração dos 20 anos do Rip Curl Grom Search no Brasil será em grande estilo. A etapa de abertura do Circuito 2019 na Praia da Ferrugem, em Garopaba (SC), nestes sábado e domingo terá várias atrações, sobretudo para os atletas da nova geração do surf brasileiro.

Entre elas, a presença de Gabriel Medina e outros campeões que integram ou já disputaram a elite do surf mundial e fizeram história no evento, como Peterson Crisanto, novo integrante do World Tour, vitorioso no circuito em 2006, e Miguel Pupo, o melhor em 2007.

Com o slogan “Muito mais do que um campeonato de surf” o evento, que sempre busca proporcionar um ambiente de camaradagem entre os competidores terá atrações como área vip com massoterapeuta e pintura de pranchas exclusiva para os atletas. O público também poderá usufruir da cama elástica, futmesa, distribuição de pipas e de mudas nativas, ação socioambiental do Rip Curl Planet.

“Para celebrar essa data especial dos 20 anos do Rip Curl Grom Search no Brasil, teremos também uma estrutura completamente nova no formato das etapas do Circuito Mundial QS. Além da área vip para pos atletas, vamos utilizar um novo sistema de transmissão ao vivo pela internet, melhorando a qualidade de som e imagem para que todos possam acompanhar de qualquer lugar do País ou do Mundo”, diz o gerente de marketing da Rip Curl, Fernando Gonzalez.

Gabriel Medina prestigia a novíssima geração.

Entre as grandes atrações dessa etapa está a participação de atletas que foram campeões das categorias mirim e feminina e representaram o Brasil na final internacional do evento. Além de Medina e Peterson, estarão na praia os irmãos Miguel e Samuel Pupo, campeão em 2004, Gustavo Ramos, vitorioso em 2013, Victor Valentin, que levou o título em 2008, e Eduardo Motta, que ganhou no ano passado.

Também estão confirmadas Juliana Meneghel, a campeã feminina em 2008, Louisie Frumento, vencedora em 2016, e Sophia Medina, a melhor do ranking em 2018. “No sábado, eles vão interagir com a molecada na área do palanque e se revezar na transmissão ao vivo pela internet, contando suas histórias nesse que é Muito mais do que um campeonato de surf”, diz Fernando.

Depois, participarão junto com os atletas da tradicional confraternização, realizada em todas as etapas desde 1999. O encontro está marcado na pista de skate atrás da mega loja Rip Curl Garopaba, das 20 às 22h. No domingo, os ex-campeões, reforçados de Gabriel Medina, continuarão interagindo com os atletas na área de competição e, antes das finais, entrarão no mar para uma bateria demonstração.

“Sem dúvida, será um momento histórico”, fala Fernando. “O Rip Curl Grom Search ajudou a revelar muitos talentos nesses 20 anos de trajetória. Temos muita história, tanto aqui no Brasil quanto no exterior. Nessa etapa teremos surfistas de oito estados e até do Equador”, reforça, confirmando a relevância do circuito no calendário de surf amador brasileiro. “Será uma grande oportunidade para os competidores desse ano interagirem com atletas de renome internacional e que já passaram pelo Rip Curl Grom Search nesses 20 anos”, finaliza Fernando.

A competição reunirá mais de 120 atletas, divididos nas categorias mirim e feminina, ambas com limite de 16 anos, iniciante, para atletas com até 14 anos, e grommet, para os caçulas com no máximo 12 anos. Nas duas disputas dos atletas mais velhos, os campeões do Circuito (que terá a final em fevereiro no Rio de Janeiro) garantem vagas para defender o Brasil na final internacional, realizada em algum lugar do Mundo, em 2020.

Na lista dos candidatos ao título mirim deste ano, nomes de ponta como os paulistas Caio Costa, Rodrigo Saldanha, Diego Aguiar e Gabriel Klaussner; o cearense radicado no RJ, Cauã Costa; o potiguar Fabrício Rocha; e os catarinenses Heitor Mueller, Luiz Mendes e Léo Casal. Na feminina, as atenções ficam para a atual campeã, Sophia Medina, irmã de Gabriel Medina, junto com outras três paulistas, Isabela Saldanha, Nairê Marquez e Pamella Mel (esta morando atualmente em SC).