Itacoatiara Pro Junior

Pampo consagra campeões

Em boas ondas no canto direito de Itacoatiara (Pampo), primeiro dia do Itacoatiara Pro Junior define campeões das categorias Sub 14, Sub 16 e Sub 18.

0
Cauã Gonçalves vence na Pro Junior e pula pra liderança do ranking.

Céu azul, calor de um quase verão e boas ondas compuseram o cenário do Itacoatiara Pro Junior 2019, que começou na linda manhã deste sábado, no Pampo, na praia de Itacoatiara, Niterói. Logo às 8h, a primeira bateria da sub-18 (Pro Jr.) foi para a água e daí em diante o show de surfe foi garantido, com as categorias sub-14, sub-16 e sub-18 (todas do masculino) sendo finalizadas. Esta foi a terceira etapa de nível 1.000 da Pro Junior, que premiará o campeão do circuito com uma viagem para as Ilhas Mentawai.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Antes de mais nada, vale ressaltar o acerto da direção de prova em colocar o palanque no canto direito de Itacoatiara (Pampo), local onde estavam rolando as melhores ondas da praia. Mais uma vez, assim como acontecera em Ponta Negra, o estudo preciso das previsões foi fundamental para que a competição pudesse rolar em alto nível e com boas ondas durante todo o período do evento.

Após cerca de oito horas de disputas, Cauet Frazão levou a melhor na sub-14, Cauã Costa venceu a sub-16 e Cauã Gonçalves, de São Paulo, levou o super disputado título da Pro Junior.

O início das ações – Nas valas de meio a 1 metro do Pampo, com as direitas ditando o ritmo, a primeira fase da categoria Pro Junior inaugurou os trabalhos em Itacoatiara. Cauã Costa sobrou na bateria, mostrou precisão nos aéreos e surf de linha no pé, terminando com o maior somatório do round 1 (15.35) – com direito a Superman executado com maestria.

Os outros destaques desta primeira fase ficaram por conta do saquaremense Valentin Neves, Diego Brígido, local do Recreio, do buziano Kallany Rato e do paulista Cauã Gonçalves. Enquanto Valentim e Kallany foram para os voos, Diego e Cauã extrapolaram nas manobras com força e controle.

Kalany Ratto voa alto no Pampo de Itacoatiara.

Na terceira bateria desta fase, tivemos a melhor disputa do round. Valentim Neves, Yan Sondahl, Cauet Frazão e Cauã Gonçalves não paravam de pegar ondas e se alternavam nas posições. Após uma boa trocação entre os quatro atletas na metade da bateria, Valentin Neves conseguiu consolidar-se na liderança, com Cauã Gonçalves terminando em 2º lugar.

Finalizadas as cinco baterias da primeira fase da sub-18 masculina, começaram as alternâncias de baterias com as disputas do round 1 da sub-14 e da sub-16.

Dentre os atletas de até 14 anos, Caique Gomes e Pedro Henrique Canero entraram na bateria já garantidos na semifinal – já que os outros dois surfistas não compareceram. Na sequência, Rafael Lufty e Cauet Frazão avançaram às semifinais, seguidos de Igor Shibata e Pablo Gabriel e Derick Silva e Pedro Henrique Lima.

Na sub-16 as disputas continuaram pegando fogo. As ondas seguiam consistentes no Pampo e, após as quatro baterias da primeira fase, os oito finalistas foram definidos. Kallany Rato, Diego Brígido, Matheus Guimarães, Lucas Ribas, Caio Knappi, Cauã Costa, Cauet Frazão e Cauã Gonçalves foram os surfistas de até 16 anos que conseguiram chegar à fase final da competição.

Caio Knappi conhece bem as ondas de Itacoatiara.

Com os semifinalistas das sub-14 e sub-16 definidos, era chegada a hora de saber quais seriam os seis atletas da Pro Junior que iriam compor as semifinais.

Pedro Amorim e Cauã Costa foram os primeiros a conseguirem a classificação. Logo na sequência, Cauã Gonçalves e Diego Brígido também se adiantaram. Finalizando esta rodada, o cabofriense Lucas Ribas e o buziano Kalany Ratto fecharam a lista dos semifinalistas.

As definições dos títulos – Começando pela sub-14, a primeira semifinal teve uma disputa pela 2ª colocação extremamente acirrada, decidida nos mínimos detalhes. Com Cauet Frazão terminando em 1º lugar com folgas, os outros três competidores travaram uma batalha franca em busca de uma vaga na grande final. Porém, por uma diferença de apenas 0.05 pontos em relação ao 3º colocado e apenas 0.30 em relação ao 4º colocado, foi Caique Gomes quem conseguiu chegar à decisiva bateria.

Na bateria seguinte, com um pouco menos de proximidade entre as notas, avançaram Pablo Gabriel, em 1º, e Derick Silva, em 2º.

Na finalíssima, o cearense que recentemente se mudou para o Rio, Cauet Frazão, não deu chances a seus oponentes e conseguiu o título de forma inconteste. Em segundo lugar ficou Pablo Gabriel, com Caique Gomes em terceiro e Derick Silva em quarto. Vale destacar que Cauet, apesar da pouca idade, competiu nas três categorias.

“Nunca tinha surfado no Pampo. A onda é muito boa, gostei muito. Nas sub-18 não me achei muito no mar, na sub-16 parei na semifinal e agora consegui ganhar e fazer boas notas”, afirmou Frazão.

Cauet Frazão no lugar mais alto do pódio da categoria Sub-14.

Sub-16 – Chegada a hora das derradeiras baterias da sub-16, logo de cara na primeira semifinal da categoria, Kalany Ratto, um dos favoritos ao título, ficou em terceiro e foi eliminado do jogo. Avançaram Lucas Ribas, em primeiro, e Diego Brígido, em segundo.

Na bateria 2, Cauã Costa manteve a ótima forma e terminou tranquilo em primeiro lugar, com Cauã Gonçalves em segundo. Cauet Frazão, em terceiro, e Caio Knappi, em quarto, foram eliminados.

Na bateria decisiva, muitas ações, disputas e viradas. Após os 20 minutos da grande final, Cauã Costa conseguiu se desgarrar dos demais e se isolou na primeira colocação – de onde não mais saiu. Sendo assim, conquistou, de forma mais do que merecida, o título da categoria. Lucas Ribas ficou com o vice-campeonato, Cauã Gonçalves terminou em terceiro e Diego Brígido ficou em quarto.

Cauã Costa, o campeão da categoria Sub-16.

A hora mais aguardada – As semifinais da Pro Junior aconteceram em duas baterias de três atletas cada. Em ambas, os dois primeiros colocados destoaram em relação aos surfistas que ficaram em terceiro lugar nas disputas.

No duelo 1, Cauã Costa novamente mostrou seu surf polido, venceu e garantiu seu lugar na final, com seu xará Cauã Gonçalves avançando em segundo.

Na bateria seguinte foi a vez de Lucas Ribas dar adeus. O local do Recreio dos Bandeirantes, Diego Brígido, ficou em primeiro e Kalany Ratto em segundo.

A final – No papel, uma bateria fortíssima, mas com favoritismo para Cauã Costa, que vinha fazendo as melhores performances de sábado. Mas decisão é decisão e nada pode ser previsível – ainda mais quando se trata de ondas.

Foi uma verdadeira batalha entre os dois Cauãs para ver quem seria o campeão da etapa. Cauã Gonçalves dominou a bateria do início ao fim e o Cauã Costa teve que correr atrás nos minutos finais.

Faltando algo em torno de dois minutos para o fim, Cauã Costa, que naquele momento precisava de um 5.60 para assumir a liderança, teve sua chance numa direita. O cearense radicado no Rio abriu forte com uma bela manobra de borda e finalizou com uma outra manobra no inside, mas essa já sem muita expressão.

Para desespero de seu pai, Arquimedes Neto, a nota saiu 0.05 pontos abaixo do que Costa precisava (5.60). Cauã viu a chance da medalha de ouro e da liderança do circuito irem embora – ao menos momentaneamente.

Foi Cauã Gonçalves, paulista que treina no Instituto Medina, quem subiu no lugar mais alto do pódio. Com o título em sua primeira competição em Itacoatiara, Cauã assumiu a liderança do ranking da Pro Jr.. Lembrando que que foi o campeão deste circuito ganhará uma viagem com tudo na faixa para as Ilhas Mentawai.

“Estou muito feliz. É minha primeira vez aqui em Itacoatiara e eu gostei muito dessa onda. Ela é forte, rápida e tem história. Com certeza é um título de muito peso para mim”, afirmou Cauã Gonçalves, que acabara de sair da água com o título embaixo do braço.

Cauã Gonçalves sobrevoa Itacoatiara.

Prêmio – O campeão e a campeã do ranking geral Pro Junior (Sub-18) serão premiados com uma surf trip nas ilhas Mentawai (Indonésia) no barco Maki Boat (@makiboat), durante a temporada 2020. A surf trip inclui apenas a estadia (11 dias de surf) no barco.

Além disso, a FESERJ irá premiar com a passagem aérea Rio-Padang-Rio aquele(a) que for campeão(ã) da categoria mais disputada dentre as duas. Entre as meninas a líder é Maju Fritas, com Tainara Vieira na segunda posição e Julia Duarte na terceira.

O Itacoatiara Pro Junior 2019, apresentado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Niterói, conta com seis categorias de base: Sub-12, Sub-14, Sub-16, Feminino Sub-16, Pro Junior (Sub-18) e Feminino Pro Junior.

Patrocínio: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – Prefeitura de Niterói | FESERJ

Apoio: Piranha Surf | Maki Boat

Apoio Institucional: Associação de Surf de Niterói (ASN)

Divulgação: Waves | Surfland

Informações: [email protected]

Confira os resultados:

Final Pro Junior (Sub-18)

Campeão Cauã Gonçalves 11.50
Vice-campeão Cauã Costa 11.45
3o Kalany Ratto 9.50
4o Diego Brígido 5.25

Final Sub-16

Campeão Cauã Costa 10.60
Vice-campeão Lucas Ribas 8.40
3o Cauã Gonçalves 8.10
4o Diego Brigido 6.55

Final Sub-14

Campeão Cauet Frazão 10.75
Vice-campeão Pablo Gabriel 6.40
3o Caique Gomes 5.60
4o Derik Silva 5.30