Brasil Open

Dantas conquista a Princesa (PA)

Cearense Rogério Dantas fatura a principal categoria do Brasil Open de Surf, realizado na praia da Princesa, Ilha de Algodoal (PA).

0

Entre os dias 8 e 10 de junho, a Ilha de Algodoal, localizada no litoral do Estado do Pará, recebeu o Brasil Open de Surf, competição homologada pela Confederação Brasileira de Surf (CBS) e que marcou a entrada da praia da Princesa no mapa do surfe nacional.

Atletas de vários estados disputaram a premiação de R$ 5 mil em dinheiro, divididos entre as categorias Open e Master, além de kits com relógios Mormaii para os campeões e troféus para todos os finalistas das cinco categorias em disputa.

No sábado (9), os trabalhos tiveram início com as clínicas de surfe. Pensando na população local e nos visitantes, a organização preparou clínicas para quem nunca praticou o esporte.

A competição teve início por volta das 12 horas. Como previsto, boas ondas proporcionaram condições ideais para que as disputas rolassem em alto nível. Destaque para a nova geração do surfe paraense, comandada por Nadson Costa, irmão do talentoso Nayson Costa. O evento rolou até o final de tarde com disputas alucinantes que definiram os semifinalistas das cinco categorias em disputa.

À noite os atletas foram convidados a participar do Festival Cultural, que contou com a participação da banda de rock local Zona Rural, do grupo de carimbó Raízes no Mangue e dos DJs Dhoudho (reggae) e Assayag (tecnomelody), movimentando a pacata cidade do litoral paraense.

No domingo, a praia da Princesa mostrou novamente porque é um dos picos preferidos pelos surfistas paraenses com ondas de meio a 1 metro para o show dos surfistas que garantiram vaga para o dia mais importante da competição.

A primeira categoria a conhecer seu campeão foi a Iniciante, com João Félix dando um show para superar Anderson Negão, Gustavo Roberto e Breno Soares, respectivamente, segundo, terceiro e quarto colocados.

Na sequência foi a vez de as meninas entrarem na água. Destaque para Deise Silva, que mostrou grande forma. A principal surfista paraense não se intimidou com as adversárias e faturou a primeira competição de nível nacional que rolou na Ilha de Algodoal. Na segunda colocação ficou Kelly Slater, com Cibely Martins em terceiro.

Na categoria Júnior, Nadson Costa mostrou que talento é o que não falta, dominando a final com manobras progressivas e uma performance contundente. O nível das disputas também foi alto para Felipe Nóbrega, segundo colocado, Marlos Vieira, terceiro, e Thiago Silva, quarto.

A penúltima categoria a definir o grande campeão foi a Master. Em uma disputa direta entre Ceará e Pará, Sandro Rogério, o Buguelo, atleta paraense que despontou nas competições nacionais nos anos 2000, mostrou que continua em grande forma.

Rogério Dantas, do Ceará, mesmo apresentando uma boa performance, não foi capaz de superar Sandro. A disputa pela terceira e quarta colocação foi mais um duelo direto entre os estados do Pará e Ceará, com Márcio Correia ficando em terceiro e o cearense Cardoso Júnior em quarto.

A última e mais esperada bateria da competição, a Open, foi mais um embate entre os estados do Pará e Ceará. Com o principal atleta paraense da atualidade na disputa, Nayson Costa, acompanhado de um dos principais ídolos locais que despontou nos últimos, Rafael Correira, a torcida foi para cima colocando pressão nos dois amigos cearenses Cardoso Jr. e Rogério Dantas, que já vinham de outra final.

Logo no início Nayson abriu a bateria dando as cartas e incendiando a torcida que compareceu em peso na praia da Princesa Contudo, a experiência estava ao lado dos cearenses e Rogério Dantas aos poucos foi construindo a vitória com manobras clássicas, muita fluidez e uma apresentação cirúrgica para arrancar as maiores notas da bateria e faturar o troféu de grande campeão do primeiro Brasil Open de Surf realizado na Ilha de Algodoal.

“Estou muito feliz por vencer nesse lugar tão lindo. Já estive no Pará para várias competições, mas aqui é a primeira vez e confesso que não imaginava me deparar com um lugar tão belo. A final foi difícil. O Nayson estava bem e precisei me concentrar muito para conseguir superar ele e a torcida”, declara Rogério Dantas.

O Brasil Open de Surf foi apresentado pela Mormaii. Patrocínio: Governo do Estado do Pará, SEEL, ALEPA e Prefeitura de Maracanã. Apoio: Mormaii Aeroporto, Pousada Ibiza, Vereador Cacaio e Amazon Ink Tatoo. Realização: Confederação Brasileira de Surf e Fepasurf.

Resultados

Open

1 Rogério Dantas
2 Nayson Costa
3 Rafael Correia
4 Cardoso Jr.

Feminino

1 Deise Silva
2 Kelly Slater
3 Cibely Martins

Júnior

1 Nadson Costa
2 Felipe Nóbrega
3 Marlon Vieira
4 Yhiago Silva

Master

1 Sandro Rogério
2 Rogério Dantas
3 Márcio Correira
4 Cardoso Jr.

Iniciante

1 Jean Félix
2 Anderson Negão
3 Gustavo Roberto
4 Breno Soares