José Muniz faz a festa

José Muniz fatura última etapa na Ferrugem (SC) e fica com o título estadual catarinense na categoria Open.

0
José Muniz conquista seu primeiro título estadual catarinense.

O capítulo decisivo do SCTour Fecasurf 2019 foi escrito no último final de semana (30 e 1), em Garopaba (SC), com a definição dos campeões estaduais amadores de Santa Catarina.

O Circuito Silverbay de Surf mais uma vez reuniu os melhores atletas do País nas dez categorias em disputa, além do Surf Adaptado, incluído pela organização desde a segunda etapa no meio deste ano.

Mesmo com ondas pequenas, a Ferrugem proporcionou bons momentos durante a competição, com séries de meio metro abrindo até a beira, variando de acordo com o horário da maré.

As condições foram mais afetadas no domingo, quando o tempo virou com a entrada do vento sul, exigindo bastante dos competidores, que tiveram que colocar a prova o resultado de seus esforços e treinamentos diários.

Cinco categorias conheceram seus campeões estaduais no sábado, ficando o domingo exclusivo para as divisões de base, Adaptados e o surfe feminino. Mesmo após a sequência de eventos pelo estado, a etapa da Silverbay praticamente preencheu todas as vagas abertas para a disputa, mostrando o respeito conquistado por seus eventos realizados nos últimos anos.

Pódio da categoria Feminino Open, que teve Kiany Hyakutake como campeã do ranking final.

Sábado de verão e títulos na Ferrugem

A abertura da etapa teve a cara da próxima estação: sol, calor e praia lotada. Alguns atletas conquistaram pela primeira vez um título estadual, colocando seus nomes na galeria de campeões amadores da Fecasurf.

O primeiro deles foi Luã Silveira, que finalizou a temporada como o novo campeão Sub-18 catarinense, após uma disputa dramática definida no final da bateria. Walley Guimarães liderava o confronto, e se mantivesse o resultado, se consagraria campeão estadual da categoria.

Foi quando Tayrom da Silva saiu de quarto para primeiro lugar, após uma esquerda salvadora e sacramentar a vitória, jogando Walley para segundo. Luã ficou em terceiro, resultado que lhe deu o título de campeão do ranking Júnior, por uma diferença de 800 pontos em relação ao segundo colocado Walley Guimarães.

Em um ranking paralelo valendo apenas três etapas para o circuito Silverbay, o campeão Júnior levará uma passagem para o Peru, e Luiz Mendes se deu melhor.

Na sequência foi a vez da Master, e Jussemir Junior entrou na decisão com o título praticamente assegurado. A larga margem de pontos após duas etapas realizadas, lhe deu tranquilidade para a disputa, e mesmo assim não faltou emoção em sua reta final.

Noah Machado levanta o troféu estadual na Iniciantes.

Fernando Santiago estava próximo da vitória, quando Jussemir veio para sua cartada final e virou o resultado a seu favor. Ambos são companheiros de equipe, e pode-se dizer que o troféu de campeão da etapa ficou em casa.

 

Luiz Mendes é um colecionador de títulos estaduais da Fecasurf. Ele foi bicampeão Sub 14 em 2016 e 2017, campeão Sub 16 em 2018, e repetiu o feito em 2019, levando novamente o caneco para Balneário Barra do Sul, litoral norte do estado. “Feliz com mais esse título e poder igualar essa façanha ao inesquecível Jean da Silva, que é meu ídolo”, declara Mendes.

A mudança de guarda se fez presente na categoria Sub 14, com mais um “rookie” chegando ao seu primeiro título de expressão. Após bater na trave por alguns anos, Noah Machado alcançou seu objetivo finalizando as três etapas do SCTour Fecasurf 2019 como o novo campeão Iniciantes.

Ele empatou com Anuar Chiah, que por ser paranaense, não pode pontuar no ranking estadual catarinense. Falando em Anuar, ele venceu essa categoria, a primeira de suas três vitórias nesse final de semana iluminado em Garopaba. Noah cravou a segunda posição e o título estadual, feito bastante comemorado pelo garoto nascido no Havaí e filho de brasileiros.

A Open fechou o sábado de decisivo, com José Muniz faturando seu primeiro título de campeão no circuito Fecasurf. Muniz iniciou a reta final com uma quinta colocação na primeira etapa do SCTour na Mole, e venceu a segunda no pico do Novo Campeche.

Com a derrota prematura na semifinal do até então líder do ranking Ramiro Rubim, o caminho se abriu de vez para Muniz, que confirmou a boa fase que atravessa, vencendo a etapa e marcando a maior nota do evento (9.00 na final), e se tornando o novo campeão SCTour Fecasurf 2019.

Isabelle Nalu domina as ações do circuito na Feminino Sub 12.

Últimos campeões do ano

Após um sábado de verão e praia lotada, o último domingo do Circuito Silverbay SCTour Fecasurf contou com tempo fechado, vento sul e ondas pequenas, porém surfáveis. Na programação do dia, a conclusão das seis categorias restantes, incluindo os atletas da base, surfe feminino e adaptados.

As meninas abriram as finais com a Feminino Open. Após vencer o Interassociações na semana anterior, Laura Raupp conquistou mais um título expressivo, levando a etapa na Feminino Open. Com a terceira colocação nesta etapa, e duas vitórias nos eventos anteriores, Kiany Hyakutake sagrou-se campeã estadual 2019.

Em seguida vieram às meninas da Sub 12. Após dois vice-campeonatos nas etapas anteriores, a Maria Amélia Autuori interrompeu a sequencia de vitórias de Isabelle Nalu, que terminou em segundo lugar e conquistou o primeiro título de sua carreira como campeã Fecasurf 2019 na Sub 12 Feminina.

Fechando as categorias femininas, Pâmella Mel foi a melhor e comemorou a vitória na Sub 16, após ficar chateada com a derrota sofrida na decisão da Feminino Open. Mesmo com a derrota na semifinal, a quinta colocação foi o suficiente para Ana Luiza Romão assegurar mais um título estadual.

O circuito catarinense para surfistas Adaptados ainda não foi encerrado, e a etapa da Ferrugem valeu pontos para o ranking da categoria. Quem se deu melhor foi Fidel Teixeira, campeão 2019 do Circuito Silverbay.

Um dos nomes desse final de semana foi o paranaense Anuar Chiah, que venceu as três categorias que disputou. Ele já havia conquistado a Sub 14 no sábado, e no domingo arrematou mais dois troféus de primeiro: na Sub 12 e Sub 10. Por ser paranaense e não residente em Santa Catarina, ele não pode pontuar no ranking estadual, mas pode levar os prêmios.

Visual da Ferrugem em um sábado com cara de verão no litoral sul catarinense.

Foi o caso da Sub 10, uma das baterias mais acirradas da competição. A vitória de Chiah veio na segunda metade da disputa, após arrancar dos juízes uma nota 8.00. A jovem promessa catarinense Yuri Gabriel chegou a liderar o confronto, mas acabou em segundo lugar na etapa, o que lhe confirmou o título da sua divisão, primeiro do garoto.

 

A última final do circuito estadual 2019 trouxe dois atletas empatados na liderança com 18 mil pontos: Gabriel Ogasahara e Antonio Vitorino, e quem ficasse a frente do outro ganhava. Até a primeira metade a disputa foi parelha, com Vitorino achando uma esquerda mais manobrável e cravar nota 7.00.

Mais uma vez Anuar Chiah estava numa decisão, onde acabou vencendo, deixando a briga pelo título no ranking estadual entre os dois oponentes.

Ogasahara não manteve a mesma constância de fases anteriores, e abriu caminho para o título estadual de Antonio Vitorino, de Balneário Camboriú na Sub 12 Infantil. Perguntado se sentiu a pressão de ter que decidir um título numa final e a última do ano, o garoto concordou, mas que não o deixou abalar.

Fim de ciclo no comando da Fecasurf

Essa etapa foi a última vez que Reiginaldo Ferreira, atual presidente da Fecasurf, esteve à frente da entidade numa competição do circuito estadual amador. Reiginaldo sempre foi entusiasta e defensor dessa fórmula de disputa, divididas em SCQS (qualificatória) e SCTour, reunindo os melhores do ranking de cada categoria (os top 16 nas categorias masculinas e as oito melhores nas femininas).

Com um trabalho solidificado após quatro anos de mandato, a Fecasurf manteve o status de ser uma das principais federações do país, conquistando títulos nacionais e criando circuitos diferenciados que atraem atletas de todo o Brasil. Tudo isso agregando seriedade e transparência em suas ações, fato que Reiginaldo gosta sempre de ressaltar.

Ele comandou a Fecasurf por quatro anos, e passa o bastão para seu sucessor após as eleições para o cargo na primeira quinzena de dezembro.

O Surfland apresenta Circuito Silverbay 2019 teve patrocínio da Silverbay, Prefeitura Municipal de Garopaba, Pena, Mormaii e Pro-Ilha Surfboards. Co-patrocínio: Giesta Incorporadora, Sicredi Garopaba, Coral Biquinis, M&D Surf e Surf Trip RZ Turismo. Apoio: Pure Sun, Marivan Surf Shop, Tokoro Surfboards, Mil Ervas, Quimikall Surf Reparos, ASG Garopaba, ASF Fererugem e SC Bonés. Restaurantes: H2O Sushi Garopaba, Restaurante Zanoni, Guna Made, La Rural Garopaba, Graphite Pizza Bar, Pirao da Fruta, Supermercados Silveira e Bar do Zado. Pousadas: Beira Mar Ferrugem, Hotel Silveira Eco Village, Residencial Sollar Del Nietto e Diego Imóveis. Apoio local: ASF, Corpo de Bombeiros de Garopaba, Escola de Surf Onda Azul. Educação Ambiental: Eco Garopaba. Lonas e Palanque: V8 Comunicação Visual. Supervisão Técnica: Fecasurf. Divulgação: Waves e Prime.Press07 Assessoria & Comunicação.

Resultados

Open

1 José Muniz
2 Victor Borges
3 Luiz Mendes
4 José Luiz Melo

Campeão do circuito José Muniz

Sub 18 Júnior

1 Tayrom da Silva
2 Walley Guimarães
3 Luã Silveira
4 Luiz Mendes

Campeão do circuito Luã Silveira

Sub 16 Mirim

1 Luiz Mendes
2 Luã Silveira
3 Caetano Silveira
4 Léo Casal

Campeão do circuito Luiz Mendes

Sub 14 Iniciantes

1 Anuar Chiah
2 Noah Machado
3 Antonio Vitorino
4 Davi Glazer

Campeão do circuito Noah Machado

Sub 12

1 Anuar Chiah
2 Antonio Vitorino
3 Gabriel Ogasahara
4 Victor Midon

Campeão do circuito Antonio Vitorino

Sub 10

1 Anuar Chiah
2 Yuri Gabriel
3 Michel Demétrio
4 Enrico Malhado

Campeão do circuito Yuri Gabriel

Master

1 Jussemir Junior
2 Fernando Santiago
3 Jorge Correa
4 Adriano Lemos

Campeão do circuito Jussemir Junior

Feminino Sub 12

1 Maria Amélia Autuori
2 Isabelle Nalu
3 Alexia Monteiro
4 Luiza Rosa

Campeão do circuito Isabelle Nalu

Feminino Sub 16

1 Pâmella Mel
2 Laura Raupp
3 Maya Carpinelli
4 Yasmin Dias

Campeão do circuito Ana Luiza Romão

Feminino Open

1 Laura Raupp
2 Pâmella Mel
3 Kiany Hyakutake
4 Yasmin Dias

Campeão do circuito Kiany Hyakutake

Surf Adaptado

1 Fidel Teixeira
2 Gelder Costa
3 Juliano Majolo
4 Pablo Ortiz