Rip Curl Grom Search

Caio e Sophia fazem a festa

Caio Costa e Sophia Medina dominam ranking final do Rip Curl Grom Search e vão representar o Brasil na final mundial do evento.

0
Segundo colocado na etapa decisiva, Caio Costa leva a melhor no ranking do Rip Curl Grom Search.

Os títulos do Rip Curl Grom Search 2019 ficaram em Maresias. Caio Costa foi o campeão Mirim e Sophia Medina a bicampeã Feminina do circuito, que teve a segunda e decisiva etapa realizada no último domingo (24), na Praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ). Pela vitória no ranking, os dois atletas do Instituto Gabriel Medina representarão o Brasil na final internacional do evento, em 2020.

Clique aqui para ver o vídeo

Além das duas categorias sub 16, o evento decidiu – no sábado – os campeões da Grommet (sub 12), com o título do paranaense Lukas Camargo, e da Iniciante (sub 14), com o potiguar Samuel Joquinha fazendo a festa. O cenário para as decisões foi perfeito, com praia cheia, sol, água cristalina e ondas de mais de meio metro.

Na feminina, as três primeiras do ranking chegaram à final e Sophia ergueu a nova taça, vencendo a etapa. Isabela Saldanha, sua companheira de Instituto foi a segunda, enquanto que a paulista radicada em Santa Catarina, Pâmella Mel, que havia vencido a etapa inicial, ficou em terceiro. No ranking, a irmã caçula de Gabriel Medina, foi a primeira, com 1.900 pontos, 90 a mais que Pâmella. Na final da etapa, Sophia marcou 8.25, superando Isabela, com 7.65, Pâmella, com 7.00 e a catarinense Rafaela Coelho, com 5.75.

Sophia Medina vai representar o Brasil na final mundial pela segunda vez.

“Estou muito feliz. Foi muito difícil, porque fiquei em segundo na outra etapa e sabia que nada é impossível. Eu acreditei nessa vitória, me esforcei muito para estar aqui. Treinei muito. Fiquei com mais vontade de ganhar, mais garra. Graças a Deus consegui. Deus parou as ondas, eu creio nisso”, vibra Sophia que em maio representará o Brasil na final do Rip Curl Grom Search, na Costa Rica.

Na Mirim, a disputa foi “caseira”, entre quatro atletas do Instituto Gabriel Medina, mas nenhum deles querendo aliviar. Caio e Diego entraram no mar com chances reais de garantir o título, depois que o catarinense Heitor Mueller, vitorioso na etapa inicial, perdeu na semifinal. A disputa foi acirrada, com várias trocas de posições, mas no final Didi levou a melhor, com o maior placar de todo o evento, somando 16.65 pontos.

Caio garantiu o segundo lugar, com 13.90, seguido de Rodrigo Saldanha, com 12.75, e Sunny Pires, com 10.75. No ranking, o campeão terminou com 1.656 pontos, com Heitor e Diego logo atrás, com 1.531. “Vim para cá querendo apresentar o meu surfe. Sabia que ia ser difícil, mas deu tudo certo, fiquei em segundo lugar e campeão do ranking. Ano que vem tem a final internacional e vai dar tudo certo”, comemora Caio, o Caveirinha, como é conhecido.

Didi, apesar de não chegar ao título, festejou a vitória no Rio de Janeiro, em sua despedida da categoria Mirim. “Nunca tinha surfado aqui na Barra. Estou amarradão, uma onda que me adaptei muito bom”, fala o vencedor da etapa, falando da final. “Foi eletrizante, uma bateria bem sinistra e estou feliz de levar a melhor. É meu último ano de Mirim e nada melhor do que ter essa grande vitória”, completa Diego.

O evento, que comemorou 20 anos do circuito no Brasil, também contou com várias atividades na areia, confirmando o slogan ‘Muito mais do que um campeonato de surf’. Entre as atrações, a área vip WQSurf para os competidores, com mesa de frutas, o recolhimento de micro-lixo na areia, massagem, brincadeiras como pingue-pongue e cama elástica, além da distribuição de pipas e mudas nativas.

Rip Curl Grom Search 2019

Resultados da segunda etapa

Mirim

1 Diego Aguiar (SP)
2 Caio Costa (SP)
3 Rodrigo Saldanha (SP)
4 Sunny Pires (RJ)

Feminina

1 Sophia Medina (SP)
2 Isabela Saldanha (SP)
3 Pamella Mel (SC)
4 Rafaela Coelho (SC)

Iniciante

1 Ryan Kainalo (SP)
2 Samuel Joquinha (RN)
3 Noah Machado (SC)
4 Guilherme Fernandes (SP)

Grommet

1 Murillo Coura (SP)
2 Lukas Camargo (PR)
3 Guilherme Lemos (RJ)
4 Ryan Coelho (PR)

Ranking final

Mirim

1 Caio Costa (SP) – 1.556 pontos
2 Heitor Mueller (SC) – 1.531
2 Diego Aguiar (SP) – 1.531
4 Kainan Meira (PR) – 1.260

Feminina

1 Sophia Medina (SP) – 1.900
2 Pamella Mel (SC) – 1.810
3 Isabela Saldanha (SP) – 1.710
4 Sophia Gonçalves (SP) – 1.385

Iniciante

1 Samuel Joquinha (RN) – 1.800
2 Lucas Cainan (PR) – 1.466
3 Sunny Pires (RJ) – 1.430
4 Murillo Coura (SP) – 1.385

Grommet

1 Lukas Camargo (PR) – 1.900
2 Murillo Coura (SP) – 1.729
3 Guilherme Lemos (RJ) – 1.466
3 Gabriel Ogasahara (SC) – 1.466