AGS Open

Braga faz a festa

Gaúcho Tiago Braga vence Gaivota Aberto de Surf, realizado na Praia Central de Balneário Gaivota, extremo sul de Santa Catarina.

0
Tiago Braga domina ações na categoria Open.Jornal A Folha Torres
Tiago Braga domina ações na categoria Open.

O surfista Tiago Braga confirmou a grande fase ao vencer no último domingo (17) a 39ª edição do tradicional Gaivota Aberto de Surf, realizado na Praia Central de Balneário Gaivota, no extremo sul de Santa Catarina. Na semana passada Braga venceu na cidade ao lado, Balneário Arroio do Silva, o Cimed Open.

Com boas ondas pouco maiores de 1 metro, mas com formação prejudicada pelo vento maral no domingo, o surfista da vizinha Torres, distante 30 km, deixou seu conterrâneo Iuri Silva como vice-campeão, seguido de dois surfistas de Balneário Arroio do Silva, Rafael França e Guilherme Oliveira, terceiro e quarto, respectivamente. Oliveira, inclusive, foi vice-campeão do Cimed Open.

Em sua segunda final, Rafael França foi campeão na Master, enquanto Ruan Guimarães foi o melhor entre os surfistas locais. Nas categorias de base, além de Lucas Eduardo e Gabriel Castro, que dominaram a Júnior e Mim, os demais destaques foram o gaúcho Ryan Martins, campeão em duas categorias, o local Pedro Galvan e Clara Figueiró, filha de um surfista local da Gaivota, Alex Figueiró, que atualmente reside no litoral gaúcho.

O evento é realizado desde o verão de 1980 na praia e, junto com o evento do Santinho (Florianópolis) são os campeonatos de surfe mais antigos do estado em atividade. A AGS (Associação Gaivota de Surf), criada há mais de 30 anos, foi a organizadora do evento que reuniu mais de 80 surfistas catarinenses e gaúchos.

Embora o surfe seja forte na região há décadas – Marco Polo, Rodrigo Dornelles foram assíduos nos anos 90 – apenas em 2013 e 2014 cidade de mar aberto do extremo sul catarinense ficou conhecida no surfe catarinense e brasileiro ao sediar etapa do Circuito Catarinense Amador em 2013 e, em março de 2014, a primeira etapa do Catarinense Profissional daquele ano, que também foi válida pelo Brasileiro, e recebeu os maiores nomes do Brasil, do qual Jessé Mendes foi o campeão.

Resultados

Open

1 Tiago Braga
2 Iuri Silva
3 Rafael França
4 Guilherme Oliveira

Local

1 Ruan Guimarães
2 Vanderlei Costa
3 Lucas Coelho
4 Juliano Coelho

Master

1 Rafael França
2 Neto Barreto
3 Azul Fonseca
4 Rafael Castro

Júnior

1 Gabriel Castro
2 Lucas Eduardo
3 Leonardo Ramos
4 Bruno Antonio

Mirim

1 Lucas Eduardo
2 Gabriel Castro
3 Mateus Ramos
4 Diogo Silva

Feminina

1 Clara Figueiró
2 Luiza Martins
3 Sara Monteiro
4 Marina França

Sub 13

1 Ryan Martins
2 Norton Porto
3 Pedro Galvan
4 Clara Figueiró

Sub 10

1 Ryan Martins
2 Clara Figueiró
3 Pedro Galvan
4 Lucas Rocha