Capítulo Perfeito

Aliotti defende título

Francês William Aliotti é o defensor do título do Capítulo Perfeito, competição especial de tubos que tem até o final de janeiro para acontecer em Portugal.

0
William Aliotti aperfeiçoa a técnica nos canudos de Hossegor.

O tube rider francês William Aliotti é o defensor do título do Capítulo Perfeito, competição especial de tubos que tem até o dia 31 de janeiro para ser realizada em Carcavelos, Portugal.

Nascido na ilha de Saint Martin, no Caribe, Aliotti trocou a sua terra natal pelas ondas de Hossegor, no sul de França, onde aperfeiçoou a técnica em ondas tubulares.

Convocado de última hora após a desistência do basco Aritz Aranburu em 2018, Aliotti foi o legítimo visitante indigesto e venceu os norte-americanos Cory Lopez (2º) e Balaram Stack (4º), além do brasileiro Lucas Chumbo (3º), na grande final.

“Tentei fazer como no free surf, especialmente sendo um beach break, e consegui achar bons tubos. Depois fui mantendo o ritmo até a final e estou muito feliz”, comemorou Aliotti na ocasião.

Confira abaixo vídeos com o perfil do atleta e também de outros concorrentes ao título do Capítulo Perfeito 2019/2020:

William Aliotti:

Alex Botelho:

O surfista natural de Algarve já integrou o circuito mundial de ondas grandes, prova da sua atitude e entrega em ondas desafiadoras.

Além da sua maestria em ondas tubulares, é também um dos destaques nas sessões da Praia do Norte, Nazaré, e em picos como Mavericks, Califórnia. É a sua quinta participação no Capítulo Perfeito.

João Moreira:

O wildcard local de Carcavelos é um dos surfistas que nunca falha nos melhores dias de inverno na sua praia local. Conhecido pelo surfe progressivo, é também um bom tube rider.

Tem investido em viagens para o Havaí, ganhando mais confiança em ondas grandes e pesadas. Em 2019, participou também em 4 etapas do QS. No circuito mundial Pro Junior da WSL, fez um pódio na etapa de Caparica, em 2016.

Tiago Pires:

Um dos melhores surfistas portugueses de todos os tempos e o primeiro do país a entrar no Championship Tour. Tiago Pires é também um dos melhores tube riders lusitanos. Criado nas ondas da Ericeira, sempre mostrou grande à vontade em ondas ocas e pesadas.

Depois de uma lesão grave que o deixou fora da água no inverno passado, Tiago está de volta e com muita vontade de mostrar a forma recuperada nesta temporada do Capítulo Perfeito 2019/20. Já participou quatro vezes do campeonato.

Nic Von Rupp:

Um caçador de lajes respeitado em Portugal e a nível internacional, Nic dedica-se principalmente a produzir imagens que documentam a sua exploração de novas e desafiadoras ondas.

Já venceu duas vezes o Capítulo Perfeito, 2013 e 2014, e foi vice-campeão em 2015. Recebeu o convite para participar no Big Wave Tour deste ano.

Bruno Santos:

Bruno é local de Itacoatiara, Niterói, praia com uma das ondas mais pesadas do Brasil e palco de algumas das performances mais espetaculares em ondas tubulares no país.

Presença assídua no Capítulo Perfeito, Bruno já competiu em 2015-16 e 2017-18, tendo inclusive vencido em 2015.

João Guedes:

Apresenta-se como ex-campeão nacional português e um dos mais destemidos big riders de seu país.

Cory Lopez:

É um ex-participante do circuito mundial e assume o estatuto de lenda mundial. Atualmente, é um dos tube riders mais reconhecidos no mundo.

Pedro Scooby:

Atleta patrocinado pela Red Bull, é conhecido por ser um dos big riders mais atirados do mundo. Também assume algum protagonismo fora da água, nomeadamente pelo seu lifestyle