Capítulo Perfeito

Aliotti domina os tubos

Francês William Aliotti vence sexta edição do Capítulo Perfeito em Portugal; Lucas Chianca é o terceiro.

0
Convidado de última hora, William Aliotti comemora o título da sexta edição do Capítulo Perfeito.

O brasileiro Lucas Chianca foi o terceiro colocado do Capítulo Perfeito, competição exclusiva de tubos e vencida pelo francês William Aliotti neste sábado (24), na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal.

Em ondas de até 2 metros e séries demoradas, Aliotti foi consistente na final para superar Chianca e os norte-americanos Cory Lopez e Balaram Stack, segundo e quarto colocados, respectivamente.

As condições estiveram boas principalmente pela manhã no beach break lusitano, com tubos para os dois lados, sol e vento favorável.

No começou da tarde o vento maral deu as caras e prejudicou a formação das séries, forçando os juízes a alterar os critérios de julgamento e valorizar outras manobras na grande final.

Condições clássicas durante a manhã na praia do Norte.Helio Antonio
Condições clássicas durante a manhã na praia do Norte.

Convocado de última hora após a desistência do basco Aritz Aranburu, campeão de 2016, William Aliotti foi um dos visitantes indigestos do Capítulo Perfeito.

Ele teve algumas das melhores notas quando as condições estiveram tubulares e na final foi o dono da melhor atuação, quando os tubos desapareceram.

Em ondas mexidas na decisão, Aliotti anotou 8.40 no somatório com boas rasgadas para vencer Cory Lopez, segundo colocado com 7.45, Lucas Chianca, terceiro com 3.85, e Balaram Stack, quarto com 3.70.

“Tentei fazer como no free surf, especialmente sendo um beach break, e consegui achar bons tubos. Depois fui mantendo o ritmo até a final e estou muito feliz”, comemora Aliotti ainda no pódio.

Pódio do Capítulo Perfeito, com o brasileiro Luchas Chianca (de preto) em terceiro.

Além dele, os finalistas Balaram Stack e Lucas Chianca, o “Chumbo”, que no começo do mês venceu a etapa do Big Wave Tour na mesma Nazaré, também foram chamados no último dia depois da desistência dos havaianos Kiron Jabour e Nathan Florence.

Chumbo mais uma vez mostrou entrosamento com Nazaré, vencendo duas baterias e mostrando intimidade com os tubos do inside da praia do Norte.

“Agradeço a Nossa Senhora de Nazaré, que sempre me abençoa. Estou muito feliz de participar de mais uma final aqui e o evento foi alucinante, quero voltar todos os anos”, afirma Chianca.

Campeão da edição de 2015 em Carcavelos, o brasileiro Bruno Santos foi o primeiro representante do País a ser eliminado neste sábado.

Depois de ficar em terceiro na bateria de estreia, vencida por Chianca, ele caiu na repescagem ao ficar novamente em terceiro na disputa que classificou os portugueses Filipe Jervis e Pedro Boonman.

Outro brasileiro na disputa, Pedro Scooby teve um desempenho um pouco melhor e dominou a primeira bateria do dia, avançando ao lado do português Bruno Grilo.

Em seguida, na terceira fase, Scooby não conseguiu achar os canudos e ficou em último na disputa que levou o norte-americano Alex Gray e o francês William Aliotti ao próximo round.

Prêmio Ricardo dos Santos O português Pedro Boonman, que competiu com um corte no pé, ganhou o prêmio Ricardo dos Santos pela atitude nos tubos. Mesmo lesionado, Boonman só foi barrado nas semifinais, na mesma bateria que levou Lucas Chianca e Cory Lopez à final.

A maior nota (8.25) e o maior somatório (15.75) foram para o havaiano Anthony Walsh, que alcançou o feito ainda na primeira fase, quando as condições estavam bem melhores em Nazaré.

Resultado

1 William Aliotti (FRA)
2 Cory Lopez (EUA)
3 Lucas Chianca (BRA)
4 Balaram Stack (EUA)

Galeria de campeões do Capítulo Perfeito

2017/18 – William Aliotti (FRA)
2016 – Aritz Aranburu (BAS)
2015 – Bruno Santos (BRA)
2014 – Nic von Rupp (POR)
2013 – Nic von Rupp (POR)
2012 – Tiago Pires (POR)