Brasil de Bodyboarding

Eder é o cara

Eder Luciano esbanja categoria no segundo dia de competição.

0
Eder Luciano é o cara do primeiro dia. Foto: Danilo Caboclo.
Eder Luciano é o cara do primeiro dia. Foto: Danilo Caboclo.

Após perder na estreia para o bicampeão mundial Pro-Junior Sócrates Santana, Israel Sals recuperou-se na repescagem e voltou a encarar o jovem talento do bodyboarding nacional na primeira bateria das oitavas de final. Em um duelo equilibrado, Salas achou a onda salvadora nos minutos finais e depois usou a prioridade a seu favor. Com a vitória, o capixaba segue vivo na briga pelo tetracampeonato nacional.

“O Sócrates é um menino exemplar e que tem um potencial incrível, não à toa ele é bicampeão mundial Pro-Junior. Sabendo disso, eu me concentrei bastante e dei tudo que tinha na bateria. Não tive um bom início de campeonato, mas consegui me recuperar e agora é ficar focado, pensando em uma bateria por vez. Todos os atletas que estão aqui querem a mesma coisa, que é vencer”, disse Israel Salas.

Nas quartas de final o tricampeão tem pela frente uma missão árdua. Seu adversário será Lucas Nogueira, que desbancou o catarinense Luis Villar na bateria homem a homem. Campeão do Katherine Melo Bodyboarding Pro, etapa do Circuito Mundial de 2009 realizada na Praia do Estaleirinho, o também capixaba mostrou um nível altíssimo de competição e segue como um dos candidatos ao título.

“Tive uma bateria muito dura com o Luis e agora encaro outro adversário de alto nível. Eu treino com o Salas no Espírito Santo e sei da qualidade dele, do mesmo jeito que ele sabe da minha. O Brasileiro é isso. Não adianta muito pensar lá na frente, pois tem que ser uma bateria por vez”, comenta Lucas.

Nova geração chega junto e promete esquentar briga pelo título:

Se por um lado medalhões do esporte como Lucas Nogueira, Eder Luciano e Israel Salas estão garantidos nas quartas de final, por outro o esporte mostra que a renovação é constante. Após evoluir muito competindo no circuito mundial, o baiano Gabriel Braga será o representante do estado no último dia de competições do Troféu Brasil de Bodyboarding. Nas oitavas o discípulo de Uri Valadão venceu Fernando Gomes e agora encara o paranaense Marcos Boeno, outro atleta da nova geração, na briga por uma vaga na semifinal.

Os cearenses João Paulo e Diego Gomes também fizeram bonito nessa sexta. Campeão da categoria Sub-18 no Itacoatiara Pro 2016, etapa brasileira do Circuito Mundial, Diego provou que já é uma realidade no Troféu Brasil de Bodyboarding vencendo o carioca Rafel Paes nas oitavas. Além dele, seu conterrâneo João Paulo teve ainda mais motivos para comemorar ao vencer o campeão mundial de 2008, Uri Valadão, cotado com um dos favoritos para o título na Praia do Estaleirinho.

Ao que tudo indica o Troféu Brasil de Bodyboarding será encerrado nesse sábado. Uma nova chamada está programada para às 7h30.