Funil aperta em Niterói

Itacoatiara Pro Série Brasil define as baterias decisivas para o sábado.

0
Israel Salas passeia pelo cilindro em sua estreia no Itacoatiara Pro.

O segundo dia de disputas do Itacoatiara Pro Série Brasil, segunda etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding 2018, contou com uma verdadeira maratona de baterias nas ondas de 1 metro e boa formação em Itacoatiara.

Nesta sexta-feira (29), foram definidos os dezesseis classificados para as oitavas de final da Profissional Masculino, as quatro semifinalistas da Profissional Feminino e os finalistas da Open Masculino. A previsão da organização é aproveitar o swell e finalizar as duas principais categorias do circuito neste sábado.

Israel Salas (ES) garantiu vaga nas oitavas de final ao somar 14,50 pontos na bateria que fechou o round 4, avançando direto à fase homem a homem. Na bateria que abre as oitavas, o baiano radicado no Espírito Santo encara o alagoano Tiburcio Neto.

Atual líder do ranking, Uri Valadão também avança direto às oitavas e encara Isaias Ravyc.

Já na bateria seguinte das oitavas, um duelo da nova geração coloca frente a frente o baiano Gabriel Braga e o carioca David Barbosa. A terceira bateria das oitavas tem Sócrates Santana (RJ) e Guilherme Mesquita (PB), enquanto o paranaense Marcos Boeno encara o carioca Bruno Invick na quarta disputa por uma vaga na fase seguinte.

Atual líder do ranking, Uri Valadão (BA) chega forte em busca de mais um bom resultado na temporada após cravar o título da etapa de abertura do Circuito, em Balneário Camboriú.

Nesta sexta, o baiano surfou apenas uma bateria, avançando direto às oitavas. “A gente vem de uma maratona de campeonatos e baterias e ontem eu preferi descansar o dia todo. Estou bem motivado para conseguir mais um bom resultado em Itacoatiara, já que esse novo circuito está me motivando muito em tentar ser campeão brasileiro novamente”, disse o Baiano Voador, que encara o cearense Isaias Ravyc.

Eder Luciano começa com derrota, mas reage em grande estilo na fase seguinte.

Na sexta bateria das oitavas, Felipe Lima enfrenta o cearense João Paulo, e na sequência Eder Luciano (SC) desafia o havaiano Mack Crilley. Tricampeão mundial do ISA Games, o catarinense tem pela frente um embate complicado, mas está confiante. “O Mack surfa muito bem e será um grande duelo. Minha bateria de hoje foi difícil, especialmente nessa segunda com quatro atletas na água”, disse Eder. Lucas Nogueira (ES) e Israel Eduardo (RJ) fecham as oitavas de final na última bateria do round.

Definidas as semifinais da Profissional Feminino

Logo após a definição das oitavas de final da Profissional Masculino foi vez das meninas entrarem na água e após os rounds 1, 2 e 3 foram conhecidas as semifinalistas da competição. Sempre competitiva, Neymara Carvalho passou para as semifinais e falou sobre a nova fase.

“Minha paixão pelo esporte me motiva cada dia mais. E atualmente eu ainda tenho a oportunidade de acompanhar minha filha nos campeonatos, o que é muito especial. Uma das coisas que me motiva é mostrar para ela que eu ainda sou capaz de conquistar coisas grandes. Quero buscar meu décimo título brasileiro”, disse a Pequena Notável, que na semifinal encara Kirtys Montenegro. Na outra semifinal, a carioca Paola Simão enfrenta a capixaba Maira Viana.

Havaiano Mack Crilley decola rumo às oitavas.

Ayaka Suzuki faz o primeiro dez unânime, mas se despede da competição

O Itacoatiara Pro Série Brasil conta com a presença de alguns estrangeiros, entre eles o casal Mack Crilley e Ayaka Suzuki. Enquanto o havaiano está garantido nas oitavas da competição, Ayaka acabou eliminada no round 3, mas nem por isso deixou de deixar sua marca no evento. Pelo round 2, a japonesa arrancou o primeiro dez unânime da competição e com um 8,33 obteve o maior somatório do campeonato até o momento, com 18,33 pontos.

Final da Open Masculina definida

Encerrando a sexta-feira, as duas semifinais da Open Masculino definiram os quatro finalistas da competição. Wanderley Silva (RJ), Gabriel Castelan (ES), Tulasi Rodrigues (RJ) e Luan Tavares (RJ) seguem na briga pelo título.

Uma nova chamada acontece neste sábado, às 7h, e a expectativa é de que os campeões das categorias Profissional Masculino e Feminino sejam conhecidos no terceiro dia do Itacoatiara Pro Série Brasil.

Japonesa Ayaka Suzuki descola nota 10 em Itacoatiara, mas cai nas quartas.

Profissional Masculino – Oitavas

1 Israel Salas (ES) x Tiburcio Neto (AL)
2 Gabriel Braga (BA) x David Barbosa (RJ)
3 Sócrates Santana (RJ) x Guilherme Mesquita (PB)
4 Marcos Boeno (PR) x Bruno Invick (RJ)
5 Uri Valadão (BA) x Isaias Ravyc (CE)
6 Felipe Lima (RJ) x João Paulo (CE)
7 Eder Luciano (SC) x Mack Crilley (HAV)
8 Lucas Nogueira (ES) x Israel Eduardo (RJ)

Profissional Feminino – Semifinal

1 Neymara Carvalho (ES) x Kirtys Montenegro (PE)
2 Paola Simão (RJ) x Maira Viana (ES)

Open Masculino – Final

Wanderley Silva (RJ) x Gabriel Castelan (ES) x Tulasi Rodrigues (RJ) x Luan Tavares (RJ)