Bodyboarding catarinense

Ano da reconstrução

Bodyboarding catarinense comemora temporada de sucesso e de reconstrução.

0
Eder Luciano comanda nova fase do bodyboarding catarinense. Foto: Maionara Spengler.
Eder Luciano comanda nova fase do bodyboarding catarinense. Foto: Maionara Spengler.

O ano de 2017 gerou bons frutos ao bodyboarding catarinense. No final de novembro, a Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú (SC), recebeu o Troféu Brasil de Bodyboarding, evento que definiu os campeões brasileiros da modalidade. Havia dois anos que o Circuito Brasileiro não acontecia.

Neste evento, quatro atletas do estado ficaram entre os top-8 da categoria Profissional: Eder Luciano, Luis Villar e Fernando Gomes, entre os homens, e Raquel Friedrich entre as mulheres. Além disso, três finalistas da categoria Master foram de Santa Catarina: Douglas Junior (Dojule), Ronaldo Figueiredo e Marco Maciel.

Este ano foi marcado como o ano da reestruturação do bodyboarding brasileiro, com uma nova diretoria na Confederação Brasileira de Bodyboarding (Cbrasb), entidade responsável pelo esporte no Brasil.

Raquel Friedrich é um dos destaques entre as mulheres.

Um movimento liderado por atletas da elite do esporte, sendo um deles o catarinense Eder Luciano, tricampeão mundial do ISA Games, tratou de dar o pontapé inicial desta reorganização, elegendo o catarinense Jarbas Soares como novo presidente da entidade.

“Assumi a presidência da Cbrasb com o intuito de aglutinar as forças do bodyboard nacional em torno do propósito comum, que é o crescimento do esporte. Juntamos todas as forças através de representantes das federações estaduais, e do conselho de atletas, liderados pelo Eder (Luciano),” diz Jarbas Soares.

Com a saída de Jarbas Soares da Federação Catarinense de Bodyboarding (Fecab), quem assumiu o comando da entidade foi o vice, Moacir Kienast.

Campeões definidos também no Circuito Catarinense

Com tantas situações organizacionais e responsabilidades assumidas pela nova diretoria, o Circuito Catarinense fechou com apenas uma etapa, realizada também na praia do Estalerinho, que consagrou Eder Luciano e Francis Aoto os campeões profissionais de 2017. Esse foi o nono título estadual de Eder.

Gustavo Kuerten e Leonel Pavan, secretário dos esportes do estado, entregam troféu de Atleta do Ano para Eder Luciano.

O melhor atleta do estado é bodyboarder

Para encerrar o ano e completar a festa, Eder Luciano foi eleito o atleta do estado de Santa Catarina em 2017, em eleição realizada por votação do público para escolha dos finalistas e votação do campeão pelo conselho estadual do esporte.

O prêmio Guga Kuerten de excelência ao esporte teve mais de 10 mil votos computados, e mais de 100 atletas disputando as categorias. O bodyboarding catarinense ainda teve mais três representantes entre os finalistas de outras categoria.