Koxa x Garrett

Qual foi a maior?

Rodrigo Koxa tenta quebrar o recorde de Garrett McNamara de maior onda já surfada na história. Compare as duas.

13
Onda surfada por Rodrigo Koxa, em Nazaré, pode ter superado a barreira dos 100 pés.
Montagem feita pelo designer Paulo Vinicius avalia onda de Rodrigo Koxa em 107 pés. Crédito da foto de Koxa: Leandro Sieves.

No dia 8 de novembro, o big rider paulista Rodrigo Koxa dropou uma montanha da água em Nazaré, Portugal, estimada por alguns especialistas em impressionantes 107 pés (cerca de 32 metros).

O recorde atual do Guinness Book (livro dos recordes) de maior onda já surfada na história pertence ao havaiano Garrett McNamara, que em 2013 dropou uma bomba de 78 pés na mesma praia do Norte, em Nazaré.

Na ocasião, muito especulou-se sobre a possibilidade de o havaiano ter descido uma onda maior de 100 pés, mas, depois de algumas polêmicas de que a onda não chegou a quebrar, o mesmo decidiu retirar sua inscrição no XXL.

Koxa, que concorre ao prêmio de Onda do Ano no WSL Big Wave Awards, espera pela chancela da entidade para saber se sua onda realmente superou o recorde do havaiano e ultrapassou a cobiçada barreira dos 100 pés. A festa de premiação acontece no fim do mês de abril.

Enquanto isso não acontece, separamos o vídeo das duas ondas e convocamos o internauta a decidir: qual onda foi a maior, a surfada por Koxa ou por Garrett?

Garrett McNamara:

Rodrigo Koxa: