Toby Cunningham

Resgate sob pressão

Brasileiro Ian Cosenza participa do tenso resgate do californiano Toby Cunningham na Praia do Norte, Nazaré.

0

Aos 41 anos, o californiano Toby Cunningham é um experiente big rider e assíduo frequentador da Praia do Norte, Nazaré. No último dia 7 de fevereiro, em condições pesadas no pico lusitano, Toby teve a chance de colocar toda sua experiência em prática após ficar preso na zona de impacto.

Registrado pelo drone da Máquina Voadora, o vídeo acima exibe a primeira onda da série, bem surfada por Cunningham, mas que o deixou em uma das áreas mais perigosas de Nazaré.

Na sequência, seu companheiro de equipe Glyn Fornens tenta resgatá-lo com o jet ski, mas a tentativa não dá certo. Toby recebe o primeiro impacto de uma massa gigante de água branca. Quando ele ressurge na superfície, Glyn já estava por perto, mas é novamente obrigado a abortar a missão, com Toby levando uma segunda onda na cabeça.

Os momentos que se seguiram foram de grande tensão, e a pequena janela de oportunidade para um resgate bem-sucedido foi aproveitada pelo surfista brasileiro Ian Cosenza, que apareceu para ajudar com o resgate, depois de Cunningham tomar cinco ondas na cabeça.

No último mês de dezembro, o big rider brasileiro Thiago Jacaré passou por uma situação semelhante na Praia do Norte.