Laureano e Salvador

Resgate extremo em Nazaré

Big rider Salvador Villas Boas e piloto luso-brasileiro Ramon Laureano protagonizam momentos de vida ou morte em Nazaré, Portugal.

0

No início de fevereiro, em mais uma sessão de ondas gigantes na Praia do Norte, Nazaré, Portugal, o big rider Salvador Villas Boas e o piloto luso-brasileiro Ramon Laureano protagonizaram o momento mais tenso do dia.

Salvador Villas Boas é um surfista veterano de 51 anos, piloto de aviões comerciais e apaixonado por ondas grandes. Em uma das maiores ondas da sessão, no primeiro pico da Praia do Norte, ele vai parar junto às rochas.

“Ele acaba caindo depois de perder o equilíbrio num dos bumps. O wipeout em si já é bastante agressivo, com Salvador batendo contra a água em grande velocidade para logo depois ser puxado novamente na ‘máquina de lavar’, ficando bastante tempo debaixo de água”, detalha o videomaker Pedro Miranda, responsável pelo vídeo acima.

Na sequência, Ramon Laureano parte para resgatar Salvador, mas ele sabe que aquela região da Praia do Norte é mortífera, pois trata-se da zona de impacto do primeiro pico, a escassos metros das rochas.

“Ramon sabia também que aquela não era a última onda da série, e se não resgatasse Salvador na primeira tentativa, ele irá ficar na pior posição possível”, afirma Miranda.

Apesar de uma janela temporal muito curta, Ramon arrisca o resgate de primeira, e por frações de segundo consegue efetivamente tirar Salvador da pior posição imaginável na Praia do Norte.

“Em seguida e em grande velocidade, Ramon tenta não ser apanhado pela onda que os persegue, mas eventualmente o jet-ski acaba engolido por uma monstruosa massa de água e vira. Apesar do alto dramatismo das imagens, a zona em que o jet-ski se virou é já muito próxima da areia e longe da zona de impacto, ambos conseguem chegar a terra sem problemas minutos depois, naquele que foi um dos resgates mais extremos vistos na Praia do Norte até hoje”, finaliza Miranda.

Ramon Laureano, luso-brasileiro de 46 anos, é um piloto profissional de jet-skis, com mais de 25 anos de experiência em surfe de ondas grandes. Ele também é responsável pela Jet Resgate Portugal, um projeto pioneiro de tow-in, resgate e formação em salvamento de ondas grandes.