Maya e Koxa

Recordes à vista

Maya Gabeira e Rodrigo Koxa tentam entrar para o Guinness Book com desempenhos em Nazaré, Portugal.

5

No dia 18 de janeiro, a big rider carioca Maya Gabeira dropou uma avalanche na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, que pode entrar para uma nova categoria do Guinness Book como a maior onda da história já surfada por uma mulher.

“Foi o maior dia que já vi Nazaré quebrar”, resumiu Maya. Já o big rider alemão Sebastian Steudtner, outro destaque do dia, disse que a atitude da brasileira impressionou a todos no outside.

“Para mim, a melhor performance do dia foi de Maya Gabeira”, disse Steudtner. “Ela surfou uma onda absolutamente gigante e mostrou a todos do que é capaz. A maior onda já surfada por uma mulher e uma das maiores do dia”, completou.

Maya estava na companhia do franco-brasileiro Eric Rebiere, que a colocou na bomba estimada em 80 pés, o equivalente a 24 metros. O recorde atual de maior onda já surfada na remada pertence ao havaiano Garrett McNamara, que em 2013 desceu uma craca estimada em 23,8 metros.

Mas Maya não está sozinha na tentativa de cravar a maior onda já surfada pelo Guinness Book. No mês de novembro, o paulista Rodrigo Koxa surfou uma bomba estimada por alguns especialistas em impressionantes 107 pés (cerca de 32 metros).

Já o português Hugo Vau, na sessão do dia 17 de novembro, pode ter surfado uma onda de 35 metros. O problema para o big rider é que o ângulo da imagem não o favorece, e fica praticamente impossível ver o surfista em ação.

Maya, Koxa e Vau, que vão concorrer ao prêmio Big Wave Awards, ainda esperam pela chancela da WSL para saber o tamanho exato de suas ondas. A festa de premiação acontece no fim do mês de abril.