Retrospectiva 2018

Maya estabelece o recorde

Maya Gabeira​ entra para o Guinness Book com a maior onda da história já surfada por uma mulher.

0
Maya Gabeira crava recorde mundial com bomba surfada em Nazaré.WSL / Bruno Aleixo
Maya Gabeira crava recorde mundial com bomba surfada em Nazaré.

O ano de 2018 vai chegando ao fim e o Waves preparou uma retrospectiva com alguns dos momentos mais marcantes da temporada:

A brasileira Maya Gabeira, 31, é a nova recordista mundial do Guinness Book com a inédita categoria de maior onda da história já surfada por uma mulher.

O feito foi alcançado em janeiro deste ano na Praia do Norte, Nazaré, Portugal, com uma bomba estimada em 20,72 metros (68 pés). A WSL (World Surf League) certificou o recorde nesta segunda-feira (1).

“Estabelecer um recorde mundial tem sido meu sonho há muitos anos”, diz Maya. “Mas, claro, após o acidente em 2013, parecia um sonho muito distante. Demorou muito para ter uma temporada como no ano passado, em que estava 100% de novo. Completá-la com esse título é muito especial”, acrescenta a carioca.

Maya Gabeira recebe o certificado.WSL / Pedro Mestre
Maya Gabeira recebe o certificado.

Em outubro de 2013, Maya sofreu um grave acidente em Nazaré, quando ficou inconsciente depois de encarar uma onda pesada e precisou ser socorrida por uma equipe de apoio. Mas a coragem e a determinação a levaram de volta à onda lusitana, não só para surfar novamente, mas também estabelecer o novo recorde mundial feminino.

“Tem sido uma jornada e tanto, mas posso dizer honestamente que, em 2013, quando cheguei à Nazaré a minha vida mudou como nunca”, relata a big rider.

“Claro, houve um acidente, ferimentos e assim por diante, mas também me mudei para Portugal para estar mais perto da onda, dediquei a maior parte do meu tempo à Nazaré e tive alguns anos para focar na melhoria, na segurança e em estar perto das melhores pessoas para chegar onde queria estar”, continua.

“Isso me ensinou muito e aos poucos reencontrei o foco, voltando a surfar a 100% e em um local onde eu honestamente considero a maior e mais desafiadora onda que eu já surfei”, finaliza a brasileira.

Em agosto deste ano, Maya reclamou publicamente da WSL por não reconhecer o recorde mundial de maior onda já surfada por uma mulher. A entidade acatou o pedido da brasileira, e também anunciou a inclusão da categoria Women’s XXL Biggest Wave (Maior Onda Feminina) no Big Wave Awards, o Oscar do surfe de ondas grandes.

Matéria originalmente publicada em 1 de outubro de 2018.