Big Wave Awards

Koxa vive expectativa

Após craca em Nazaré, Rodrigo Koxa não esconde a ansiedade pela divulgação dos finalistas do Big Wave Awards.

0

O período de inscrições para o WSL Big Wave Awards encerra nesta terça-feira (20) e o brasileiro Rodrigo Koxa segue cotado como um dos favoritos ao prêmio de Maior Onda. Ele não esconde a ansiedade e felicidade com a chance desta conquista.

Após uma temporada de ondas gigantes, a WSL selecionará e divulgará os cinco finalistas em cada categoria, com o surfista de Guarujá apontado como um dos favoritos na disputa “Biggest Wave”.

“Estou vivenciando o melhor sonho da minha vida. Às vezes não acredito quando vejo as imagens da minha onda, por isso tenho agradecido muito a Deus pelo presente. Essa foi, com certeza, a onda da minha vida”, fala Rodrigo Koxa, que acaba de assinar o patrocínio com a marca Blams. “Sempre importante uma parceria que nos fortaleça e nos impulsione a novos desafios”, comenta.

O experiente surfista, especializado em ondas gigantes, garantiu o feito no dia 8 de novembro do ano passado, em Nazaré, Portugal. Dropou uma ‘montanha de água’, estimada em incríveis 85 a 90 pés de altura (cerca de 25 a 27 metros). De acordo com medição científica de oceanógrafos, a onda passou dos 35 metros de altura, o que pode garantir o recorde mundial, a maior da história da modalidade.

Rodrigo Koxa também pode quebrar o recorde de maior onda já surfada na história.

Atualmente, a onda detentora deste título foi surfada por Garrett McNamara, em 2011, também em Nazaré, e seu tamanho estimado em 23,7 metros. Vários profissionais mediram a onda. O publicitário e design gráfico Paulo Vinícius utilizou o recurso da escala do surfista na onda e encontrou o tamanho aproximado de 32 metros ou 107 pés.

Já a última avaliação, contratada e divulgada pelo Surftotal, que é o maior portal de mídia de surf em Portugal, considerou a onda de Koxa em 25,5 metros, superando o tamanho de todas as concorrentes – do francês Benjamin Sanchis (23,80 metros), a do australiano Ross Clarke Jones (20,40m), e a do alemão Sebastian Steudtner (18,80m).

Rodrigo Koxa está com 38 anos e aprendeu a surfar aos oito, em Guarujá. Aos 15 optou pelas ondas grandes, durante uma viagem a Puerto Escondido, no México. Desde 2011 concorre ao Oscar das ondas grandes e já fez finais em 2011 e 2012. Além da nova parceria com a Blams, tem os patrocínios de KoxaBOMB, Tent Beach, Travel Ace Assistance, Bully’s, Akiwas, Silver Surf, SPO, Delírio Natural, Tomihama Sushi e Flex Academia Guarujá.