Nazaré Tow Challenge

Koxa e Scooby na caça

Rodrigo Koxa e Pedro Scooby formam dupla 100% brasileira em desafio de ondas gigantes em Nazaré, Portugal; Lucas Chumbo e Maya Gabeira também recebem convite.

0
Rodrigo Koxa e Pedro Scooby vão em busca de mais uma conquista em Nazaré.

Dono do recorde da maior onda já surfada na história, o brasileiro Rodrigo Koxa terá um novo desafio pela frente. Ele é um dos 20 convidados pela World Surf League (WSL) para o inédito ‘Nazaré Tow Surfing Challenge’.

O campeonato em duplas nas poderosas ondas de Nazaré é organizado por Bill Sharp, que também comanda o Big Wave Tour. Na disputa, Koxa formará a única dupla 100% brasileira, competindo com Pedro Scooby, outro especialista em ondas grandes.

O evento será disputado com período de espera pelas ondas gigantes na Praia do Forte, em Nazaré, de 1º de novembro a 31 de março de 2020. Além de Koxa e Scooby, o Brasil teve mais dois convidados, Maya Gabeira, que competirá com o alemão Sebastian Steudtner, e Lucas Chianca, o Chumbo, ao lado do havaiano Kai Lenny, formando duas duplas muito fortes.

Rodrigo Koxa detém o recorde de maior onda já surfada na história.Raphael Alvim
Rodrigo Koxa detém o recorde de maior onda já surfada na história.

Koxa e Scooby chegam com chances de fazer bonito pela grande experiência que têm na mundialmente conhecida onda portuguesa. “Receber esse convite da WSL para representar o Time Brasil é uma honra muito grande”, ressalta o surfista de Guarujá, que surfou a maior onda do mundo no dia 8 de novembro de 2017 em Nazaré, com impressionantes 80 pés (cerca de 24,4 metros).

O feito foi declarado novo recorde mundial, garantiu o prêmio Big Wave Awards, da WSL e legitimado pelo Guinness World Records. “Adoro todo tipo de surfe, mas o tow-in é realmente onda gigante. Esse é o evento que o público vai ter a chance de acompanhar de perto. Vai chega para ficar de vez. Agora é esperar as atualizações da WSL para saber as regras e formato do evento”, diz o surfista.

“Competir em Nazaré será bem diferente. Teremos de ter estratégias diferentes, um trabalho em equipe. Eu, Scooby, o Sergio Cosmo, nosso resgate de apoio e um spotter, que ficará com rádio de fora do mar avisando sobre as ondas”, conta o atleta, que pretende ficar treinando em Nazaré até o final do ano e é patrocinado por KoxaBomb, Perfect Waves, Yuki Brand, Akiwas Surf Boards, Silver Surf, Spo, Bullys, Yamaha, Atlantic Marine, BeneCar, Casa Dom Fuas.

Lista de convidados até o momento para o Nazaré Tow Surfing Challenge 2019 / 2020.

Koxa faz questão de enaltecer o parceiro selecionado pela WSL para o inédito desafio, pela vivência em ondas gigantes, sobretudo em Nazaré e pelas características semelhantes. “Gostei muito dessa escolha do Scooby. É um surfista de alta performance, conhece muito essa onda, já vem surfando aqui em Nazaré, desde o primeiro ano que eu vim. Em 2013 ele também estava aqui”, comenta sobre o surfista carioca, que tem os patrocínios de Red Bull, HStern e Ultimate Ears.

“Então temos uma boa experiência no lugar, conhecemos a onda. Nós dois somos goofys, o que facilita até na troca de prancha. Temos uma puxada muito parecida. Acho que vou conseguir puxar ele da maneira que eu gosto que me puxe e ele também. Tenho certeza que vou fazer o melhor para puxar ele em altas ondas, assim como ele. Esperamos mostrar surf de performance, comprometimento. É o que a gente gosta de fazer e estamos nesse foco de treinar para isso”, acrescenta.

Nesta quarta-feira (30), a WSL realiza uma coletiva de imprensa no Farol de Nazaré, para anunciar oficialmente o evento, o formato, as regras e os participantes.