Pesos-pesados

Chumbo desafia a Jagua

Lucas Chumbo encara sessão sinistra na Laje da Jagua (SC) ao lado de nomes como Gabriel O Pensador, Marcelo Luna, Paulo Moura e Felipe Cesarano.

0

O swell que bombou no litoral sul do Brasil na última semana foi consagrador. Boa parte da nata do big surf esteve em Santa Catarina para o Mormaii Big Wave, realizado no dia 21 de maio nas ondas do “Cardosão”, no Farol de Santa Marta.

Aproveitamos alguns atletas que ficaram mais um dia depois do campeonato para fechar uma expedição à Laje da Jagua com o barco de Marcus Vinicius e a equipe da Atowinj (Associação de Tow-in de Jaguaruna).

Na barca estavam João Capilé, Pepeu, Fabiano Tissot, João Schimitz, Canozi, Meio Kilo, André Paulista, Rafael Geremia, Volnei Teixeira, Felipe Oliveira, Marcelo Luna, Paulo Moura, Felipe Cesarano, Lucas Chumbo e Gabriel O Pensador.

Quem registrou a sessão foi Sebastian Rojas, Renato Tinoco, Rafa Shot, Gabriel Gomes e Igor Zanin. As condições diziam que a terça (22), o vento só entraria na parte da tarde e que pela manhã o mar ainda estaria gigante.

Na segunda, um dia antes de surfamos a Laje, Marcelo Ulyssea me ligou dizendo que perdemos mais uma vez a oportunidade de registrar a Jagua gigante. Marcelo disse que as ondas passavam dos 30 pés de face e que algumas estariam muito maiores, que nem ele saberia dizer o tamanho exato.

Acordamos cedo e partimos para mais uma Laje no ano de 2018. De manhã cedo o mar ainda estava gigante. Vi algumas séries muito grandes da praia, dava para ver que seria tiro certo. Colocamos os jets na água e o inesperado ocorreu. O vento sul entrou e estragou um pouco as ondas na Laje. Mesmo assim, com toda a galera já preparada, encaramos a sessão e partimos para o pico.

Ao chegar Fabiano Tissot, Marcelo Luna, Canozi e João Schimitz ficaram na remada. Tissot pegou algumas de SUP e tomou uma vaca alucinante. Fiquei revezando no tow-in com Paulista. Capilé, juntamente com Paulo Moura, ficaram puxando o resto da galera no tow-in. Lucas Chumbo ainda deu sorte e pegou algumas boas antes do vento estragar de vez o mar.

Chumbo venceu o Mormaii Big Wave e nem dormiu à noite, fissurado para conhecer a Laje da Jagua. “Essa onda é bizarra, muito potencial,, quero voltar logo em um swell encaixado para conhecer ela mais de perto”, afirmou.

Marcelo Luna estava na região à espera de alguns registros na Jagua e caiu na remada, lapidando ainda mais seu surfe com as gunzeiras. Quem também esteve presente no pico, à convite da Atowinj, foi Gabriel O Pensador. “Uma onda muito irada, foi muito gratificante ter conhecido a Laje da Jagua e saber que o Brasil tem potencial para o big surf. Espero voltar mais vezes”, comentou Pensador.

Quando vimos que o mar já não tinha mais surfe, chegou o Felipe Cesarano com seu Big SUP botando pilha na galera para gravar o seu programa “Cilada do Gordo”. Eita bagulho louco, ainda mais com o Gordo de capitão!

A prancha é um inflável grande que comporta umas sete pessoas. Lá fomos nós em seis no Big SUP, sendo rebocado por Moura. Algumas tentativas e nada. Até que veio uma intermediária e descemos a ladeira. Pensa numa parada doida! Com certeza em um dia maior deve ser uma adrenalina assustadora.

Voltamos à praia e fomos recebidos na base da Atowinj com um belo churrasco feito por seu Ivo. Churras que foi patrocinado por Kiko e Serafa, ambos da Secretaria de Esportes do município de Jaguaruna. Até a próxima!