Big Wave Tour

WSL declara campeões

Havaianos Billy Kemper e Paige Alms garantem os títulos do circuito mundial de ondas grandes.

1
Billy Kemper é o novo campeão do Big Wave Tour.

Com o encerramento da janela de espera do Mavericks Challenge, a World Surf League (WSL) declarou os havaianos Billy Kemper e Paige Alms como campeões do Big Wave Tour 2017 / 2018.

A temporada contou com três etapas – Puerto Escondido, no México, Pe´ahi, no Havaí, e Nazaré, em Portugal.

A etapa havaiana recebeu o status de ouro, oferecendo ondas de 55 pés de face, enquanto as demais foram consideradas nível bronze, quebrando com até 35 pés de face.

Paige Alms reina pelo segundo ano consecutivo.
Paige Alms reina pelo segundo ano consecutivo.

Billy Kemper garantiu o seu primeiro título depois de participar das três finais do Tour, ficando em segundo em Pe´ahi e Nazaré, prova vencida pelo brasileiro Lucas Chumbinho, que não pôde disputar a etapa de abertura, no México, porque ainda recuperava-se de uma lesão.

“Estou impressionado e empolgado por ser o campeão do Big Wave Tour”, disse Kemper. “É uma benção estar nesse caminho, e eu sou muito grato à minha família e a todos os que me apoiaram para chegar aqui. Perdi meu irmão mais velho quando eu tinha oito anos e achamos que ele seria um campeão do mundo. Eu queria viver o sonho do meu irmão e cumprir isso com minha família”.

“No ano passado, minha mãe foi diagnosticada com câncer de fase IV”, disse Kemper. “Tudo o que fiz neste ano foi para a minha mãe e a realidade é essa, meu objetivo de me tornar campeão, e teve um limite de tempo para isso. Senti como se fosse a minha chance e a minha oportunidade. Amanhã nunca se promete. Foi bastante difícil deixar minha mãe por uma semana para o Nazaré Challenge. Eu basicamente disse a mim mesmo que era uma situação de tudo ou nada. Meu objetivo era ter minha mãe me vendo na melhor forma em que eu já estive, agora, e eu queria ganhar isso com ela. Estou muito empolgado por poder comemorar com minha família e compartilhar isso com minha mãe. É realmente uma benção e eu sou muito agradecido”.

Já Paige Alms garantiu o bicampeonato. Ela manteve o reinado em Pe´ahi, vencendo pela segunda vez consecutiva. “Ganhar um título mundial, ainda mais dois, tem sido um sonho de infância desde que me lembro”, disse Alms. “Estou muito honrada em poder ganhar duas vezes e trazer o troféu de volta para casa a Maui, onde tudo começou para mim. É uma sensação incrível estar no topo com esses prêmios e títulos, mas, para ser sincera, ganhando ou perdendo, eu sinto que estou sempre ganhando. Sendo capaz de fazer o que faço e compartilhar isso com meus amigos e familiares, vou ganhar todos os dias. Espero que o que estou cumprindo na minha carreira dê esperança e inspire a próxima geração a seguir seus objetivos e sonhos”.

WSL 2017/2018 Men’s Big Wave Tour Top 10

1 – Billy Kemper (HAV) 27,140 pts
2 – Kai Lenny (HAV) 24,829 pts
3 – Ian Walsh (HAV) 17,757 pts
4 – Makuakai Rothman (HAV) 14,123 pts
5 – Lucas Chianca (BRA) 13,331 pts
6 – Jamie Mitchell (AUS) 12,779 pts
7 – Tom Lowe (ING) 9,081pts
8 – Alex Botelho (POR) 7,897 pts
9 – Greg Long (EUA) 7,538 pts
10 – Natxo Gonzalez (ESP) 6,944 pts

WSL 2017/2018 Women’s Big Wave Tour Top 6

1 – Paige Alms (HAV) 10,000 pts
2 – Keala Kennelly (HAV) 8,333 pts
3 – Justine Dupont (FRA) 6,944 pts
4 – Bianca Valenti (EUA) 5,787 pts
5 – Andrea Moller (BRA) 4,823 pts
6 – Felicity Palmateer (AUS) 4,019 pts