Nazaré Challenge

Chianca bate na trave

Em ondas que chegaram aos 10 metros na costa portuguesa, Lucas Chianca fica com o vice-campeonato do Nazaré Challenge; Grant "Twiggy" Baker leva a melhor.

0
Grant Baker desce a maior onda do dia e fica com o título do Nazaré Challenge.

Em um dia épico na praia do Norte, o sul-africano Grant “Twiggy” Baker venceu o Nazaré Challenge, evento que abriu a temporada do Big Wave Tour 2018 / 2019, o circuito mundial de ondas grandes.

Clique aqui para ver as fotos

Campeão da última edição, o brasileiro Lucas “Chumbo” Chianca acabou em segundo, com o basco Natxo Gonzalez na terceira posição. Os portugueses Alex Botelho (4º), João de Macedo (5º) e o australiano Russell Bierke (6º) completaram o pódio.

As séries chegaram aos 10 metros e os ventos favoráveis colaboraram para um grande espetáculo nesta sexta-feira (16) no litoral português, com direito a nota 10 de Natxo Gonzalez na semifinal e um drop insano de Twiggy na finalíssima.

Lucas Chianca chegou a dominar a bateria decisiva, largando na frente com 7.17 e 6.23 em duas esquerdas volumosas. Autor da única nota máxima do evento, Natxo roubou a liderança na sequência, com 8.17 e 6.37 no somatório.

Lucas Chianca assume vice-liderança do ranking do Big Wave Tour.

Mas foi Grant Baker que proporcionou o grande momento da final. Com muita coragem no drop em uma onda que pode ter ultrapassado os 40 pés de face, ele anotou 8.67 e pulou para o primeiro lugar.

Bicampeão do Big Wave Tour, Twiggy ainda anotou 7.70 na segunda onda para terminar com 25.04 no somatório (no mundial de ondas grandes a maior nota da bateria tem valor duplicado) e vencer pela primeira vez o evento em Nazaré.

“Gostaria de agradecer à minha esposa e minha filha pequena. Nazaré esteve perfeita hoje e todos fizeram um grande trabalho. Aquela foi a onda que eu esperava durante todo o dia. Lucas estava lá fora também, mas fiquei em uma posição perfeita e consegui completar o drop. Só tenho a agradecer”, comemora o experiente big rider de 45 anos.

No final da bateria, Lucas Chumbo ainda teve tempo para anotar 8.07 em uma bomba surfada até o inside e tomar a segunda posição de Natxo Gonzalez, assumindo a vice-liderança do ranking do Big Wave Tour.

Pódio do evento na movimentada Praia do Norte.

Mais uma vez o big rider de Saquarema (RJ) provou que está entre os melhores do mundo e o título mundial pode ser questão de tempo. No round de abertura nesta sexta, ele anotou 22.31 pontos para garantir vaga com tranquilidade em primeiro lugar.

Na sequência, Chumbo descolou um tubaço de frontside para anotar 9.60, a segunda maior nota na competição. Um juiz chegou a dar 10 ao brasileiro, que avançou à grande final novamente em primeiro, ao lado do português João de Macedo e do australiano Russell Bierke.

Na finalíssima, Chianca não tomou conhecimento dos adversários e largou na frente com um começo impecável, mas viu Grant Baker descer a maior onda do dia e acabar com o sonho do bicampeonato brasileiro em Nazaré.

“Estou superfeliz, mas não consegui alcançar o objetivo que queria aqui, que era vencer o evento de novo”, diz Chianca. “Mesmo assim, foi um dia perfeito e todo mundo estava feliz em ver essas ondas fantásticas aqui em Nazaré. É uma ótima maneira de começar a temporada e estou muito empolgado para o restante do ano. O Twiggy é uma lenda e um verdadeiro ídolo que sempre admirei quando era mais novo, então fico feliz em competir de igual para igual com esses caras”, completa.

Recordista da maior onda já surfada em Nazaré, Rodrigo Koxa encara as bombas na remada.

Outros brasileiros na disputa, Rodrigo Koxa e Pedro Calado foram eliminados na primeira fase.

O Big Wave Tour ainda conta com duas etapas nesta temporada: Mavericks (EUA) e Jaws (Havaí). A janela de espera para ambos eventos está aberta e vai até o dia 31 de março.

Nazaré Challenge 2018 /2019

Resultados

1 Grant Baker (AFR) – 25.04
2 Lucas Chianca (BRA) – 23.31
3 Natxo Gonzalez (BAS) – 22.71
4 Alex Botelho (POR) – 22.06
5 João de Macedo (POR) – 20.87
6 Russell Bierke (AUS) – 18.89

Natxo Gonzalez, nota 10:

Grant “Twiggy”Baker, nota 8.67