Big Wave Tour

À espera de Mavericks

Janela de espera para o Mavericks Challenge, etapa do Big Wave Tour, abre no dia 3 de janeiro na Califórnia (EUA).

0
Brasileiro Lucas Chumbinho é um dos participantes do Mavericks Challenge.Fred Pompermayer
Brasileiro Lucas Chumbinho é um dos participantes do Mavericks Challenge.

A janela de espera para o Mavericks Challenge, válido como etapa do Big Wave Tour 2017/18, abre no dia 3 de janeiro e vai até 28 de fevereiro em Half Moon Bay, Califórnia (EUA). O evento, agora nas mãos da WSL (World Surf League), recebeu a aprovação da California Coastal Commission (agência que regula as atividades no local) e finalmente pôde ser anunciado.

“Estamos ansiosos para abrir a janela de espera para o Mavericks Challenge”, comenta Sophie Goldschmidt, CEO da WSL. “Mavericks é uma localidade especial e acrescenta um novo nível ao calendário do Big Wave Tour. Proporcionar uma disputa feminina em Mavericks também foi uma prioridade quando adquirimos o evento”, completa Goldschmidt.

A compra do evento foi feita pela WSL em outubro, seguindo um acordo entre o Titans of Mavericks e a Cartel Management, antiga detentora dos direitos da competição. Mavericks é uma onda de classe mundial localizada na parte norte da Califórnia e já está garantida no Big Wave Tour da WSL até 2021. A última vez que um evento foi realizado no pico foi em 2016, vencido pelo norte-americano Nic Lamb.

“Mavericks é a joia da coroa do Big Wave Tour”, diz Lamb. “É a única onda da Califórnia e talvez a mais temida do BWT. Incluir as mulheres era apenas uma questão de tempo, não poderia estar mais feliz em assistir essas baterias e provavelmente estarei sentado na frente do pico para vê-las em ação”, afirma.

O Mavericks Challenge entra no calendário de inverno no Hemisfério Norte do BWT. O evento será formado por 24 atletas, incluindo os brasileiros Pedro Calado e Lucas Chumbinho. No feminino, a brasileira Andrea Moller é uma das alternates.

O BWT já realizou duas etapas nesse ano, com a vitória do líder do ranking Kai Lenny em Puerto Escondido (México), e do havaiano Ian Walsh em Jaws (Havaí).

Mavericks Challenge 2017/18*

Grant Baker
Pedro Calado
Greg Long
Jamie Mitchell
Billy Kemper
Nic Lamb
Will Skudin
João De Macedo
Cristian Merello
Kai Lenny
Makua Rothman
Lucas Chianca
Francisco Porcella
Tom Lowe
Peter Mel
Travis Payne
Tyler Fox
Anthony Tashnick
Ben Andrews
Jason Stark
Pat Shaughnessy

*mais três wildcards serão anunciados pela WSL

Alternates

Nathan Florence
Alex Botelho
Jojo Roper
Ben Wilkinson
Nathan Fletcher
Ryan Seelbach
Matt Becker
Colin Dwyer
Luca Padua

Feminino

Paige Alms
Keala Kennelly
Justine Dupont
Bianca Valenti
Sarah Gerhardt
Emily Erickson

Alternates

Jamilah Star
Andrea Moller
Wrenna Delgado