Bombas de março

No limite de Noronha

Big swell de março entra para a história de Fernando de Noronha (PE).

0

“A gente mal se recuperou da semana passada e já vem esse para estourar a boca do balão!”. Palavras de um noronhense na expectativa desse swell histórico! Mas é assim mesmo, as ondulações vêm para tirar nosso fôlego.

E não foi diferente no dia primeiro de março, véspera do auge do swell em Fernando de Noronha (PE). Todos os surfistas da ilha estavam enlouquecidos, aproveitando a claridade da lua cheia para observar o que os esperavam no dia seguinte. A galera começou acordar às 5 horas da manhã e logo já viram que o dia seria de fortes emoções.

A primeira visão foi da terceira laje da Cacimba. A praia da Cacimba do Padre é um lugar bem diverso, mas possui três picos que só quebram com ondulações grandes: a primeira laje, a segunda e a terceira… Ou seja, a terceira laje só quebra quando o mar está muito grande!

Surfistas locais e alguns amigos se organizaram para entrar juntos no mar, um apoiando o outro. Foram pela Baía dos Porcos, deram a volta nos Dois Irmãos até chegar à laje. Remada pesada e longa até o pico.

Buday Santos, o surfista dentro d’água mais experiente na terceira laje da Cacimba, iniciou os trabalhos. Logo outros começaram a se soltar e a descer as bombas também. O que vimos da areia foi um show de superação, porque houve cordinhas estouradas, pranchas trincadas e pés cortados.

Lucas Dantas e Buday Santos fizeram uma boa dupla e são os grandes nomes desse swell, dividindo várias bombas, entre 4 e 6 metros. Talvez a maior do dia tenha sido da dupla, mas finalizada por Buday.

Outros surfistas locais como Cuca Souza e Raimar Souza, encarando a laje pela primeira vez, mostraram muita atitude e colocaram para baixo em grandes bombas. Eron Pereira, bodyboarder da ilha, também garantiu sua bomba. Wilson Nora, Felipe Barroco e Pedro Scooby também entraram na remada e conseguiram pegar boas. Felipe Barroco foi um dos surfistas que estouro o leash e para sair do mar contou com a ajuda de um amigo bodyboarder.

Pela primeira vez, uma embarcação foi vista no pico de surfe em Noronha, dando auxílio aos surfistas. Marcos Monteiro e Paulo Moura chegaram de barco e não precisaram encarar a pesada arrebentação. Além de surfarem em um pico distante na ilha Rata, também pegaram suas bombas na laje da Cacimba! Marcos Monteiro foi o último a sair da água, permanecendo um bom tempo pegando as bombas sozinho enquanto a galera na areia se perguntava o que ele estava fazendo sozinho no mar.

Esse swell tirou o fôlego até de quem estava na areia e não gostava de surfe. Noronha não vai esquecer esse dia, eu não vou esquecer e você que está lendo também não vai esquecer, imaginando a adrenalina que foi!

Confira acima a galeria de fotos clicada por Guilherme Duarte. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse o perfil @guilherme_duarte_ no Instagram.

O vídeo acima foi produzido por Danilo Lima. Para mais informações sobre o seu trabalho, acesse o perfil @danilodosurf no Instagram.