Escola de tubos

Nicarágua supera crise política e, com mais de 300 dias de terral por ano, volta a ser uma ótima opção para o surfe na América Central.

0
Bancada de Puerto Sandino volta a funcionar na Nicarágua.

O ano de 2019 promete altas ondas. Com a ocorrência do fenômeno El Niño, ótimas ondulações prometem bombar em todo o mundo. Com isso, a tendência é que mais surf trips saiam de terras brasileiras.

Mas e como fugir dos crowds que costumam assombrar os destinos mais frequentes? Uma excelente opção para fugir dele e pegar altos tubos pode ser a Nicarágua. O país está na costa do Pacífico e tem mais de 300 dias de vento terral por ano. Essas características únicas tornam o lugar uma verdadeira escola de tubos.

Acontece que em abril do ano passado a Nicarágua passou por uma forte crise política, que fez o turismo praticamente desaparecer. Cerca de 80% dos hotéis ficaram fechados, mesmo alguns complexos milionários que ficaram prontos recentemente.

Visual do Miramar Surf Camp.

Mas o pior já passou e a vida das pessoas voltou ao normal há mais de seis meses, segundo Rafael Sterza, sócio do Miramar Surf Camp e residente da Nicarágua há sete anos. “A situação na rua não oferece nenhum perigo para as pessoas que estão visitando o país. O povo nicaraguense deseja uma saída pacífica e espera que o seu país volte a prosperar o mais rápido possível”, relata Sterza.

Além disso, Rafa dá outra dica preciosa sobre a bancada de Puerto Sandino, lendária esquerda que fica na região do Miramar e voltou a funcionar.

“Pois é, a bancada de Sandino voltou e está animal! Está parecendo como 2012, logo que começamos a morar aqui.Tá rolando uma bancada lá fora que proporciona uma direita e uma esquerda animal. Com certeza pelas chuvas que rolaram vai dar altas ondas em 2019”, detalha Sterza.

“O Caio Ibelli e a Alessa Quizon estiveram aqui no ano passado e pegaram altas ondas. Viram também que a situação política está bem mais tranquila. A questão é que essa notícia assustou muito os turistas, principalmente americanos e europeus”, conta.

Confira abaixo a galeria de fotos da última temporada na região de Puerto Sandino, onde fica localizado o hotel Miramar Surf Camp.